Ruined King: A história completa do game com spoilers

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Ruined King: A história completa do game com spoilers

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Ruined King: Uma História de League of Legends foi lançado em novembro do ano passado, sofrendo com adiamentos que prejudicaram seu impacto na história de Viego e da Ruína, grande destaque da trama de League of Legends em 2021. Apesar disso, sua trama não deixa de estar profundamente conectada com o evento e tudo que aconteceu durante o evento Sentinelas da Luz.

Com seu lançamento, finalmente foi possível entender melhor como toda a história se encaixa, explorando as histórias de cada personagem e a narrativa do próprio game. Neste artigo, contamos tudo que acontece em Ruined King, incluindo spoilers, para você ficar por dentro deste capítulo da história de Runeterra.

A trágica história do Rei Destruído

Viego tenta ressuscitar Isolde com as águas especiais das Ilhas das Bênçãos.

Como o título do jogo deixa bem claro, a trama de Ruined King gira em torno de Viego, o Rei Destruído. Isso não quer dizer que ele seja o protagonista, mas muito da história está relacionado a ele de alguma forma, e os eventos apresentados eventualmente levam ao seu retorno.

É por isso que o game é aberto por um cinemática que funciona como um prólogo. Nela, vemos a chegada de Viego, ainda vivo e rei de Camavor, às Ilhas das Bênçãos. Lá, ele deposita o corpo de sua amada (e já falecida) esposa, Isolde, na fonte das águas abençoadas das ilhas, buscando revivê-la.

O resultado, no entanto, é catastrófico. O espírito de Isolde ressurge como um espectro, e ela se mostra enraivecida pelas atitudes egoístas do jovem rei, pegando a icônica espada do Rei Destruído e a usando contra Viego. Em meio a isso, as águas abençoadas são corrompidas, e com isso, todas as ilhas, que se tornam as Ilhas das Sombras.

Transformado, o espírito de Viego permanece adormecido em sua espada. Mas, como já sabemos, isso não se mantém assim permanentemente.

Muitos anos depois, em Águas de Sentina…

Illaoi e Miss Fortune no trailer da história de Ruined King.

A história do jogo em si tem início em Águas de Sentina, região de Runeterra conhecida por ser uma terra de piratas, sem muito apreço às leis. No local, somos apresentados a Miss Fortune (ou Capitã Fortune, como ela faz questão de lembrar algumas vezes). A história dela deixa claro que o game se passa algum tempo depois de Marés Ardentes, evento do LoL em que Gangplank foi dado como morto após MF finalmente se vingar dele. Com isso, ela está se estabelecendo como a nova líder de Sentina — mesmo que tenha que matar os apoiadores que permanecem leais a GP para isso.

É assim que a trama tem início, e o jogador de fato precisa lidar com os adversários políticos da nova governante de Águas de Sentina. A situação na cidade começa a se tornar estranha pouco depois, quando um Tormento acontece fora de época, e a Capitã é atacada em sua própria casa. Para quem não sabe, os Tormentos ocorrem quando espíritos das Ilhas das Sombras deixam o local para aterrorizar os arredores — algo explicado no passado em um vídeo de LoL.

https://www.youtube.com/watch?v=YS18HWFvbW4

Em Ruined King, é acrescentado que os Buhru, povo nativo de Águas de Sentina, combatem a Névoa Negra e os espectros vindos com os Tormentos. Assim, quando outro ataque acontece, Miss Fortune recorre à Portadora da Verdade dos Buhru, Illaoi, para investigar o que está acontecendo. Por ter enfrentado outro Tormento muito recentemente, a Sacerdotisa Cráquem logo percebe que algo está errado, e que deve ter algo não-natural causando a situação.

Antes do encontro das duas, o game mostra Illaoi frente a frente com Pyke, o Estripador das Águas Sangrentas. Os dois se enfrentam, mas quando o morto-vivo é testado pela sacerdotisa de acordo com a deusa dela, Nagacáburos, a deusa o julga digno, o que deixa ambos confusos. Diante da surpresa de Illaoi, Pyke consegue fugir. 

Pyke em trailer do jogo.

Isso a leva a investigar o que está por trás da situação inusitada, tarefa na qual Braum a acompanha. O glacinata não tem relação direta com a trama dos sentinenses, tendo chegado ao local após seu barco afundar. O campeão de Freljord tinha como destino as Ilhas das Sombras, pois buscava encontrar as águas abençoadas presentes nas ilhas antes de sua corrupção, alegando precisar delas para curar uma doença terrível que estava se espalhando entre o seu povo. Resgatado pelos Buhru, ele acaba trabalhando junto com Illaoi além de tentar alcançar seu objetivo.

O caminho da dupla continua, os levando até uma das partes mais perigosas de Sentina: o Porto Cinzento. É lá que eles encontram Yasuo, o próximo integrante a se juntar ao grupo. Inicialmente, o ioniano estava trabalhando como guarda-costas de uma mulher misteriosa, que o deixou para trás e continuou seu caminho em direção às Ilhas das Sombras sozinha. Tendo prometido protegê-la e não querendo falhar em manter alguém a salvo novamente, o campeão parte em busca daquela que o havia contratado, encontrando Braum e Illaoi antes disso.

Eles acabam chegando a um templo da deusa de Illaoi, que foi corrompido por Nagas e a falsa deusa Xa’tal. Após derrotá-la, a sacerdotisa limpa o templo da corrupção e fala com um de seus ancestrais, que revela que Gangplank roubou artefatos Buhru do templo, o que levou as nagas a conseguirem corromper o local.

Gangplank tem papel importante na trama do jogo.

Isso deixa a personagem em dúvidas quanto a suas atitudes anteriores. Para quem não sabe, Illaoi e GP tiveram um caso, e após ser derrotado e dado como morto, ele sobrevive por ser resgatado pelos Buhru. Após algum tempo, o infame pirata havia ido até sua antiga amante pedindo ajuda para recuperar Sentina, o que levou Illaoi a testá-lo de acordo com sua deusa. Uma vez que Nagacáburos o julgou digno, ela havia dito aos Buhru para ajudá-lo – mas, vendo o resultado das ações dele e descobrindo sobre sua aliança com as Ilhas das Sombras, a sacerdotisa questiona se fez a coisa certa. 

Com a confirmação do envolvimento de Gangplank, a campeã decide que Miss Fortune precisa saber que ele ainda está vivo – mas opta por não contar toda a história para a nova governante de Águas de Sentina. Mesmo assim, a jovem capitã fica abalada ao saber que o antigo governante de Sentina sobreviveu, e decide fazer de tudo para acabar com ele de uma vez por todas.

É assim que Sarah Fortune decide se juntar ao grupo, e os quatro integrantes vão em busca dos dois membros da tripulação de quem ela precisa para que possam partir para as Ilhas Sombrias. A bordo da Dama Charmosa, a tripulação finalmente vai em direção a seu destino.

Nome do navio de Miss Fortune é escolhido por Braum no início da jornada dos heróis.

Na jornada, a capitã tenta recrutar Yasuo para sua tripulação, mas ele se mantém fiel à sua missão de encontrar e proteger Ahri. Braum e Illaoi também tem uma conversa, com o herói de Freljord revelando seu temor de ter encontrado um problema que não conseguirá resolver, já que força não será o bastante dessa vez. Por fim, a Sacerdotisa Cráquem e Miss Fortune discutem como salvar Águas de Sentina – mas enquanto a primeira quer focar em parar o Tormento, a segunda acha que matar Gangplank será o bastante.

No caminho, o navio é atacado por um monstro marinho, e o grupo é salvo graças a Pyke. Ele revela que, após ser julgado digno, as vozes em sua cabeça diminuíram. Como se não bastasse, ele declara que Gangplank é o principal nome em sua lista, e seu desejo de matar o capitão alinha sua jornada com a dos outros personagens, o que o leva a se juntar ao grupo, mesmo que os outros se mostrem relutantes em aceitá-lo no início.

Enquanto isso, na história de Gangplank…

Thresh também é fundamental como antagonista na história.

Nesse ponto da história, o jogo já revelou que, de fato, Gangplank está de fato por trás da situação. Apesar de sobreviver com a ajuda dos Buhru após o ataque de Miss Fortune, o pirata não está satisfeito em manter apenas sua vida: ele quer recuperar tudo que era seu e está disposto a qualquer coisa para isso.

Foi assim que ele realizou um pacto com ninguém menos que Thresh, que entregou a ele um misterioso amuleto. Em uma cena com os dois, o pirata confirma que enterrou um pedaço da coroa da rainha Isolde em Águas de Sentina, o que atraiu o Tormento para lá.

Em seguida, os dois retornam ao domínio do Guardião das Correntes com os artefatos roubados por GP, para começar o ritual e despertar o Rei Destruído. Ainda que esteja desesperado para reaver seu “reino”, ele não confia em Thresh, e se questiona se restará algo para governar quando os planos do espectro se concretizarem.

A primeira chegada às Ilhas das Sombras

Maokai e Ahri no game.

Finalmente chegando nas Ilhas das Sombras, os protagonistas começam a investigar e encontram a capa de Ahri. Com dificuldade, eles passam por diversas criaturas perigosas conforme adentram as Ilhas, até darem de cara com uma enorme ameaça: Maokai, o Ente Sinistro.

Imediatamente, o campeão ataca o grupo de protagonistas. Depois de passarem por uma difícil batalha, o confronto é interrompido pela própria Ahri, que pede a Maokai para deixar os outros em paz, reconhecendo Yasuo – que havia a acompanhado na primeira parte de sua jornada como seu “guarda-costas”. 

Os dois têm uma breve conversa sobre isso, com Yasuo questionando o porquê de ter sido deixado para trás. Apesar de não explicar, Ahri indica que havia sido melhor e mais seguro dessa forma, mas ele não aceita não como resposta e reafirma que irá protegê-la até que ela cumpra seu objetivo nas ilhas, mesmo já tendo visto que a vastayesa é bem poderosa por conta própria, e estava longe de indefesa.

Ela também explica ao Ente que eles não são os culpados pela corrupção das ilhas. A Raposa de Nove Caudas conta aos outros sobre a parceria de GP e Thresh, revelando que eles usaram a Névoa Negra para bloquear o caminho. A campeã também conta a história das Ilhas das Bênçãos, falando sobre o papel de Maokai em permitir que o local florescesse com as Águas da Vida. Agora, com as águas mudadas pela névoa, as raízes do Ente estão sendo corrompidas. 

Maokai diz que pode destruir o bloqueio da Névoa se o grupo ajudar a livrar suas raízes da corrupção. Ahri já pretendia ir ao local investigar o passado de seu povo, e promete compartilhar com Braum qualquer água abençoada que encontrar. Os outros personagens, porém, se recusam a deixá-la ir sozinha, e ela acaba se juntando ao grupo a contragosto.

Thresh e GP diante da Espada do Rei Detruído.

A história mostra brevemente o local onde se encontra a Espada do Rei Destruído, com o infame pirata e Thresh diante do objeto. O espectro explica que os artefatos Buhru eram a chave para acordar o espírito de Viego, que estava preso no objeto. Além disso, o amuleto dado a GP seria essencial para dominar o espírito do Rei Destruído, tornando o pirata poderoso o suficiente para tomar Águas de Sentina de volta, já que ele poderia controlar a Névoa Negra. 

Quando acorda, Viego imediatamente questiona onde sua rainha está, mas rapidamente volta a descansar para recuperar suas forças. O que Gangplank não sabe é que Thresh tem seus próprios planos, e quer usar os dois para se tornar forte o bastante para deixar as Ilhas das Sombras e poder coletar almas em toda Runeterra. Isso está conectado a tudo que o Guardião das Correntes fez no evento Sentinelas da Luz, e ao motivo para ele estar por trás de tudo no fim – afinal, ele na realidade era o responsável por trazer Viego de volta e manipulá-lo desde o começo.

De volta aos campeões, Ahri encontra símbolos dos Vesani em uma porta, e descobre que seu povo estava ligado ao local. Ela consegue abrir a porta e o grupo derrota a sombra que envenenava as raízes de Maokai, o livrando da corrupção. 

Retornando, eles encontram o Ente Sinistro se recuperando, mas ainda sem forças para abrir o caminho a tempo. Assim, Maokai diz aos outros para levarem uma semente sua a um antigo templo Buhru, onde ela poderia ser abençoada e revigorá-lo.

A conexão de Pyke com o mar permite que ele sinta o templo abaixo das ondas, e perceba que ele é guardado por monstros marinhos. Assim, Illaoi sugere que o grupo volte a Águas de Sentina para pedir ajuda aos Buhru, que acabam conseguindo afastar os monstros. Pyke consegue ajudar o grupo a chegar ao templo, e lá a Sacerdotisa Cráquem descobre uma conexão entre seu povo e o povo das Ilhas das Bênçãos. 

Ahri quase perde o controle por causa da corrupção da semente.

Apesar de bem sucedidos em purificar a semente de Maokai, a corrupção afeta Ahri brevemente, o que quase faz com que ela quase perca o controle e tente consumir as essências de seus aliados. No fim, ela consegue se controlar, mas tenta deixar o grupo para não correr esse risco novamente. Yasuo insiste que está tudo bem e reforça que ela manteve o controle por mérito próprio, então eles não estariam em risco continuando com ela. Outros personagens, como Illaoi, também defendem que ela fique, e Ahri acaba continuando com eles. 

Lá e de volta outra vez

Illaoi e Braum conversam durante a jornada.

No navio de volta às ilhas corrompidas mais uma vez, Illaoi confessa a Braum que está tendo dificuldades em lidar com as decisões que teve que tomar durante a jornada, já que ela foi contra os ensinamentos de sua deusa. Exigindo que o campeão de Freljord guarde segredo, ela conta que já sabia que Gangplank estava vivo, e o salvou porque ele havia sido julgado digno. 

Ela também explica que não revelou isso a Sarah porque sabia que a jovem capitã o mataria, e Illaoi acreditava que a deusa tinha um propósito para ele. Agora, porém, ela se mostra em dúvida, questionando se Gangplank deveria ter morrido antes. Em resposta, Braum diz que tudo isso deve ser um teste da deusa, e que ele tem certeza que Illaoi se sairá bem no fim. 

Chegando às Ilhas das Sombras, os heróis são recebidos por Necrit, um espectro que foi um conselheiro de Viego em vida. Ele revela o plano de GP e Thresh de trazer o Rei Destruído de volta e causar um Tormento que acabará com o mundo. Determinados a impedir isso, os campeões voltam a Maokai, entregando a ele a semente purificada. Assim, o Ente abre caminho para que eles cheguem à masmorra de Thresh.

Necrit, o conselheiro de Viego. Nome do personagem é homenagem a YouTuber famoso na comunidade de League of Legends por seus vídeos relacionados à lore do game.

Ele também dá a Braum suas folhas, já que praticamente tudo que resta do poder das águas abençoadas está em seu corpo. Com isso, Braum consegue encontrar a cura de que precisava, mas escolhe permanecer com seus novos amigos até o fim da jornada para salvar Águas de Sentina – e o mundo – de Thresh e Gangplank. 

Na fortaleza do Guardião das Correntes, Ahri descobre artefatos Vesani, além de encontrar a pedra-do-sol trazida por Gangplank para o local. Ainda assim, ela não consegue mais informações sobre seu povo, e não sabe como acessar as memórias guardadas por eles na pedra.

Os protagonistas acabam chegando ao quarto de Thresh, onde ele faz um portal para o local onde Viego descansa. Antes que possa fugir, no entanto, os campeões o confrontam – mas o espectro consegue fugir antes que acabem com ele de verdade. 

Heróis vencem Thresh, mas a vitória não é o suficiente para impedir seus planos.

O grupo usa o portal e chega ao local enquanto Gangplank invoca Viego. O plano do pirata, porém, dá errado e ele acaba sendo possuído pelo Rei Destruído, que ordena que ele lide com aqueles que tentam pará-lo. Enquanto isso, Viego vai para Águas de Sentina, buscando recuperar a coroa de sua rainha.

GP acaba sendo derrotado e o controle de Viego sobre ele é quebrado. Preso, ele é colocado no navio para ser levado de volta a Sentina, onde Sarah planeja executá-lo publicamente. Ahri vê as memórias de Viego por meio da Névoa que possuiu Gangplank, e descobre que o amor dele por Isolde não era puro, e havia se tornado obsessivo após a morte dela. Como as memórias o assustavam, Viego havia as descartado, pois não queria se lembrar de quem realmente era.

Gangplank é corrompido por Viego.

O começo do fim

Tentando alcançar o Rei Destruído o mais rápido possível, Yasuo canaliza o vento para as velas do navio, tornando a jornada mais veloz com o auxílio de Ahri. Enquanto isso, Illaoi confronta Gangplank, que expressa remorso. A Sacerdotisa o convence a ajudá-los a parar Thresh e Viego antes que seja tarde, e o pirata entrega seu amuleto a ela, revelando que o usuário poderia controlar a Névoa se tivesse uma força de vontade poderosa o bastante.

Como nada pode ser simples, o amuleto está quebrado e foi corrompido pela Névoa Negra. GP também revela que Thresh sabia de um segredo de Viego que poderia pará-lo, e Illaoi deduz que seriam as memórias encontradas por Ahri. A Sacerdotisa também planeja dar o amuleto a Miss Fortune, para que ela batalhe contra a vontade de Viego.

Os campeões alcançam Viego, mas ele deixa o navio danificado e continua sua jornada para Águas de Sentina.

Apesar de alcançarem o Rei Destruído, o espectro os deixa naufragados na Ilha Ventormenta. Sentindo algo familiar no vento, Yasuo vai explorar o local, e conta a Ahri sobre sua trágica história com seu irmão, Yone. Ela simpatiza com o conto, e também conta mais do seu passado, revelando que acidentalmente havia matado seu amante anos atrás ao perder o controle.

Esperando o navio ser reparado, o grupo investiga a ilha e seu misterioso vento. Eles descobrem que a fonte disso era a ilha usando o arrependimento de Yasuo como fonte. Eventualmente, ele confronta uma sombra de seu irmão, aceitando seus erros do passado e finalmente se mostrando pronto para seguir adiante.

Yasuo enfrenta a sombra de Yone.

A viagem continua e os heróis chegam a Sentina. MF toma Gangplank sob custódia e começa a fortificar a cidade para sobreviver ao Tormento trazido por Viego, enquanto Illaoi pede ajuda aos anciãos de seu povo para defender Águas de Sentina, mostrando a eles o amuleto quebrado. Os Buhru, porém, não têm como consertá-lo, o que leva a Sacerdotisa a sugerir o uso da Forja Buhru. Os anciãos se recusam a ajudá-la a encontrar o local, no entanto, já que ele é considerado proibido.

O começo do fim

O grupo recorre a Necrit para descobrir onde fica a Forja Buhru. O espectro explica que ela fica dentro da cripta dos Vesani, onde Ahri finalmente consegue descobrir mais sobre seu povo, aprendendo que vários deles eram estudiosos. É por isso que eles estavam nas Ilhas, já que investigavam como a Névoa Abençoada que protegia o local afetava memórias.

Para prosseguir, a vastayesa consegue restaurar a energia do local. Aprendendo sobre suas habilidades com o que vê lá, Ahri consegue guardar as memórias que Viego descartou na pedra-do-sol que havia recuperado antes, mas para isso precisa sacrificar as memórias e a pesquisa guardadas por seu povo.

Ahri sacrifica conexão com seu povo para que os heróis tenham chance de derrotar o Rei Destruído.

Ela vê várias memórias dos Vesani, mas elas desaparecem rapidamente. Sentindo que ficará sozinha para sempre, a memória de seu amante aparece, oferecendo a ela seu perdão. Ele afirma que as memórias sempre estarão lá, mas são menos importantes que o futuro. Após toda a jornada com os outros campeões, ela consegue aceitar isso, e continua lutando ao lado de seus novos amigos para proteger o mundo.

Na Forja Buhru, os campeões enfrentam um Avatar de Nagacáburos, e só após derrotar a manifestação da deusa o amuleto é restaurado. Antes de voltarem a Águas de Sentina, Illaoi conta a verdade para Miss Fortune sobre Gangplank, que permanece determinada a matar seu grande adversário.

O Avatar de Nagacáburos.

O grupo enfim chega à cidade dos piratas, onde os Buhru já estavam enfrentando Viego. Ahri o enfraquece com as memórias que ele havia descartado, e MF usa o amuleto contra ele, conseguindo selá-lo por manter sua força de vontade firme. Apesar das diferenças entre as duas, Sarah confia o amuleto a Illaoi depois disso.

Depois da batalha, Rafen, o segundo em comando de Miss Fortune, revela que Gangplank escapou. Assim, ela volta a caçá-lo, ainda mais determinada que antes, e destruindo qualquer gangue que simpatize com ele. 

Ahri, Braum, Illaoi e Yasuo celebram a vitória juntos antes de seguirem caminhos separados. Enquanto a primeira pretende voltar às Ilhas das Sombras para descobrir mais sobre os Vesani, Braum parte para Freljord com a cura, e Yasuo sugere que irá para Noxus, resolver a situação com Riven. Por sua vez, Illaoi ficaria em Sentina, tendo como um de seus objetivos ficar de olho em Miss Fortune. Finalizando o grupo, Pyke tem um novo nome no topo de sua lista: o de Viego.

Miss Fortune usa o amuleto para selar Viego, mas esse não é o fim do Rei Destruído.

Apesar disso não ser mostrado no jogo, quem acompanha a história de LoL sabe que esse aprisionamento do Rei Destruído não durou muito tempo. Pouco depois, liberto mais uma vez, ele atormentou todo o mundo durante o evento Sentinelas da Luz — que finalmente revelou para o mundo que Thresh estava por trás do caos para se tornar mais poderoso e livre para ir além das Ilhas das Sombras, tal como seu arco em Ruined King demonstra.

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