Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×06 – Udûn
Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×06 – Udûn
Com intensas sequências de batalha, o sexto episódio da série do Prime Video teve um ritmo explosivo!
O sexto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao Amazon Prime Video nesta sexta-feira (30) incendiando o serviço de streaming. Após semanas de antecipação, a narrativa do novo capítulo apostou com unhas e dentes em um ritmo explosivo e repleto de reviravoltas, assumindo uma postura mais sombria e grotesca que episódios anteriores.
Intitulado Udûn (local que fica a noroeste de Mordor e que já foi a morada de Morgoth), o título do sexto capítulo de Os Anéis de Poder não poderia ter sido melhor do que o escolhido. Afinal, em sindarin, a palavra significa “inferno”, o que basicamente resume a intensa e longa sequência de batalha apresentada no episódio.
Embora tenha seus momentos de fôlego e calmaria, Udûn chega para testar a esperança e a coragem dos personagens, em diferentes proporções. Mas o maior destaque do sexto episódio, sem dúvida, fica com as provações enfrentadas por Arondir e Bronwyn, que tentam a todo custo proteger as Terras do Sul e a comunidade refugiada dos Homens que escapava da iminente ameaça dos orques.
Contudo, por mais que fugir de um problema pareça uma boa alternativa no início, há um breve momento de clareza que nos faz perceber que esse obstáculo só vai embora se o enfrentarmos cara a cara. É isso que faz com que Arondir e Bronwyn reúnam as tão limitadas forças de seu grupo para, pelo menos, tentar vencer o inimigo. As chances são desfavoráveis, mas o jogo de gato e rato não pode continuar para sempre.
É um episódio bastante consistente do começo ao fim, pois ele consegue equilibrar as sequências mais intensas da batalha com momentos serenos que funcionam como uma espécie de respiro no meio do caos. Assim como a transição da noite para o dia, a escuridão perde sua intensidade à medida que o sol vai surgindo ao leste, renovando as esperanças daqueles que se perderam no meio das trevas.
Galadriel, por exemplo, conhece bem esse lado sombrio. Mas, muito mais do que apenas conhecer, o sexto episódio mostra que a Elfa já vivenciou horrores tenebrosos, quase como se ela tivesse feio a mesma viagem de Dante ao Inferno, afetando até mesmo sua essência.
Mas se tem uma coisa que Os Anéis de Poder acerta em cheio é quando mostra essas camadas da personalidade da jovem Galadriel, estilhaçando aquela visão etérea e angelical dos filmes de Peter Jackson. Afinal, como uma personagem de tantos anos e tantas experiências, é muito interessante vê-la com um outro olhar e um temperamento mais ácido, diferente.
Adar, por sua vez, também é outro destaque do episódio. Assim como Galadriel, ele também entende o que é o caos da escuridão, mas foi corrompido pelas trevas de uma maneira ainda mais perversa. O legal é que, depois de vermos apenas alguns vislumbres tímidos da força do antagonista, o sexto episódio mostra parte do que ele andava escondendo nas entrelinhas, abrindo espaço para novas especulações a respeito do futuro da narrativa.
Juntamente com seus orques, Adar parte em busca daquilo que ele tanto deseja e, por mais que as circunstâncias fujam um pouco do planejado, o resultado ainda parece ser possível. Notamos isso na conclusão do capítulo seis, que é a mais desesperançosa e preocupante (para o destino dos personagens) até o momento. Certamente, os dois episódios restantes prometem fazer jus à adrenalina de Udûn.
Enfim, quem é um leitor mais assíduo da obra de J. R. R. Tolkien já deve imaginar que as trevas que atravessam o olhar de Galadriel não estão tão longe de invadirem a Terra-média. O sexto episódio de Os Anéis de Poder conseguiu captar muito bem essa antecipação nebulosa antes da escuridão total sem estrelas, como já dizia Stephen King, mas é sempre bom lembrar que é possível eliminar a sombra se você conseguir encontrar uma luz.
O sexto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video.
Aproveite também para conhecer mais sobre Ismael Cruz Córdova, o Arondir da série: