Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×03 – Adar

Capa da Publicação

Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×03 – Adar

Por Jaqueline Sousa

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao Amazon Prime Video na semana passada de um jeito grandioso, assim como as histórias de J. R. R. Tolkien são. Muito além de contar com o apoio de efeitos visuais impressionantes, a série nos levou em uma viagem empolgante pela Terra-média e parece comprometida em honrar a mitologia desse universo enquanto toma liberdades criativas interessantes. E é isso que vemos novamente em Adar, o terceiro episódio da produção.

Após apresentar grande parte de seus personagens e abrir espaço para alguns mistérios nos dois episódios anteriores, a narrativa do terceiro capítulo de Os Anéis de Poder dá continuidade à história a partir de três perspectivas: Galadriel (Morfydd Clark), Arondir (Ismael Cruz Córdova) e Nori (Markella Kavenagh). São essas três figuras, em proporções diferentes, que assumem as rédeas do enredo para que a gente conheça um pouco mais de seus pressentimentos, angústias e motivações.

A jornada de Os Anéis de Poder segue a partir de três perspectivas no terceiro episódio.

Por ser o início dessa jornada, é claro que tudo ainda parece bastante introdutório. Embora a série não perca tempo explicando cada detalhe ou referência histórica, esse tom é necessário por enquanto, já que, sendo algo tolkieniano, o que não falta na série é uma diversidade de personagens, lugares e outros eventos mais acontecendo simultaneamente. É fácil se perder em um nome ou outro se você não estiver prestando atenção, mas a série é competente ao deixar o telespectador à vontade o suficiente para aproveitar essa imersão sem medo.

Falando em imersão, o mergulho de Galadriel, lá no final do primeiro episódio, acabou levando a guerreira para uma certa ilha bastante famosa nos escritos de Tolkien: Númenor. Situado nos Grandes Mares, o mais notório reino dos Homens é a grande estrela do terceiro episódio, e sua representação no audiovisual é digna de uma boa salva de palmas.

Númenor é a grande estrela do terceiro episódio.

Os poucos vislumbres que tivemos de Númenor nos trailers são apenas aperitivos para o que encontramos em Os Anéis de Poder. A partir do ponto de vista de Galadriel e Halbrand (Charlie Vickers), vamos entrando na ilha e, aos poucos, conhecendo figuras que terão um papel fundamental na trama, como Elendil (Lloyd Owen) e Isildur (Max Baldry), velhos conhecidos dos fãs da trilogia O Senhor dos Anéis.

Outro destaque desse núcleo que merece uma menção é Míriel (Cynthia Addai-Robinson), a Rainha-Regente de Númenor. Embora sua participação no episódio seja breve, certamente podemos esperar algumas revelações vindas de sua parte, assim como o estabelecimento das intrigas políticas que serão significativas para o desenrolar dos principais eventos da Segunda Era.

Em Númenor, conhecemos finalmente a Rainha-Regente Míriel.

E é no meio de toda a beleza da ilha que Galadriel permanece firme em seu objetivo de destruir Sauron. A Elfa não mede esforços em conseguir o que deseja, nem que para isso precise agir sozinha. Além de não se sentir bem-vinda em Númenor por causa da conturbada relação da ilha com os Elfos, Galadriel é persistente e decidida o bastante para não deixar com que absolutamente nada atrapalhe sua motivação.

Halbrand, por outro lado, mostra-se um personagem ainda mais peculiar e com facetas interessantes. O terceiro episódio é rápido em entregar algumas respostas sobre seus conflitos interiores e seu passado, algo que, honestamente, acaba um pouco com toda aquela aura de mistério instigante ao seu redor. Mas a narrativa precisa andar, o que justifica a escolha para essa certa agilidade, abrindo espaço para novas expectativas em relação a ele.

Númenor é de fato o núcleo que se destaca em Adar, mas nem por isso Arondir é esquecido. Sendo um soldado, é nítido que o senso de dever do Elfo sempre fala mais alto, e é isso que ele demonstra após os eventos finais de seu arco no segundo episódio.

Arondir se depara com um perigo até então “esquecido” na Terra-média.

No capítulo três, Arondir acaba caindo em uma enrascada tenebrosa apenas para ser confrontado por um inimigo que, até então, acreditava-se ter desaparecido da Terra-média. Logo, para conseguir escapar, o Elfo precisa reunir toda a sua força e coragem para alcançar a liberdade.

O personagem de Ismael Cruz Córdova é uma ótima adição ao universo de Tolkien e seu destaque em Os Anéis de Poder não é em vão. A série está empenhada em colocá-lo no centro da narrativa, mas o grande espaço que dão para o núcleo de Númenor acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento de seu arco no episódio.

Bem, sendo uma produção com tantas abordagens, é claro que uma ou outra pode acabar tomando um maior espaço de tempo nesse começo. O episódio fez uma ótima escolha ao manter o foco em pontos específicos, logo resta saber como eles irão equilibrar a narrativa no futuro sem prejudicar o crescimento de personagens importantes na trama, como Arondir, que tem um ótimo potencial na série.

O episódio também traz uma breve atualização do que está acontecendo no núcleo dos Pés-peludos.

Como dito, o terceiro episódio opta por seguir a narrativa a partir de três olhares. Dois já foram citados, só falta comentar brevemente sobre Nori e os Pés-peludos. Não há muitas novidades a respeito da espécie de pequeninos e nem respostas sobre aquilo que vem atormentando a cabeça dos fãs na última semana: afinal, quem é o homem do meteoro?

Felizmente, a série ainda vai deixar a gente especulando sobre isso por um tempinho, já que a presença desse núcleo no episódio não estabelece muita coisa nova, aproveitando seu curto espaço de tela apenas para apresentar um pouco mais do modo de vida dos ancestrais dos Hobbits e da teimosia de Nori. Além disso, um outro mistério deixado pela conclusão do capítulo pode ser ainda mais interessante do que esperávamos.

Por fim, o terceiro episódio de Os Anéis de Poder continua se amparando nos belíssimos visuais da Terra-média para contar uma história rica em detalhes. Até o momento, sabemos que há coisas muito estranhas acontecendo (algo fortemente pressentido por Galadriel), com novas ameaças sendo apresentadas gradativamente, aumentando a ansiedade para sabermos como a série vai mostrar alguns dos acontecimentos principais da Segunda Era durante essa intrigante jornada.

O terceiro episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video.

Aproveite também: