Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×05 – Partidas
Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×05 – Partidas
Uma grande guerra se aproxima!
Nem todos que vagam perdidos estão. A frase, cantada no quinto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, é basicamente um alerta àqueles que ainda não se encontraram em meio aos mistérios da série do Amazon Prime Video. O capítulo cinco chegou ao serviço de streaming nesta sexta-feira (23) como uma espécie de prólogo para os momentos finais da primeira temporada da produção, um último suspiro de calmaria antes da grande tempestade.
Partidas é um episódio sobre esperança. Para Nori (Markella Kavenagh) e sua família, que estão de volta nesta semana com o núcleo dos Pés-peludos, por exemplo, essa esperança está depositada na migração, no fato de que eles precisam dar um jeito para não serem deixados para trás na caravana de sua comunidade. Nori, por outro lado, também vê o Estranho (Daniel Weyman) como uma bússola que a levaria diretamente para a aventura que ela tanto sonha em viver.
Acontece que, para a infelicidade da garota, o homem do meteoro ainda é uma incógnita. Porém, o mais legal do quinto episódio é que podemos ver um avanço em seu desenvolvimento como personagem. Mais confortável ao lado de Nori, o Estranho parece estar finalmente tomando consciência de si à medida que novas movimentações continuam colocando um ponto de interrogação na nossa cabeça a seu respeito.
Falando em incógnitas, a verdadeira identidade de Halbrand (Charlie Vickers) ainda parece bastante nebulosa. Embora já saibamos algumas coisas sobre seu passado (ou melhor, será que realmente sabemos?), tudo sobre suas ações, desde a primeira aparição, grita “suspeito”.
No quinto episódio, então, o conflito interior de Halbrand fica ainda mais nítido quando ele se depara com uma espécie de ultimato de Galadriel (Morfydd Clark). Agora que Númenor decidiu entrar no jogo, a esperança de Halbrand, que estava depositada em algum canto da ilha, é confrontada pela ameaça do inimigo e pelas expectativas da elfa sobre o que ela acredita ser sua verdadeira natureza.
Enquanto o mal vai se espalhando pelas Terras do Sul, Adar (Joseph Mawle) surge mais uma vez com suas próprias motivações. Mas por trás de suas esperanças, ainda existe uma certa timidez acerca da inclusão do vilão na narrativa. Há algo um tanto quanto artificial em suas aparições que não provoca aquela adrenalina que, supostamente, deveríamos sentir em sua presença.
Claro que isso pode se provar o contrário nos próximos capítulos, mas até o momento não se mostrou tão convincente assim. Como no episódio quatro, o potencial de Adar está ali. A trama só precisa encontrar a linha tênue entre o caricato e o crível para ressaltar a atmosfera de perigo que ele representa.
Do outro lado dessa narrativa, foi interessante ver uma faceta mais divertida de Galadriel no quinto episódio. Após capítulos que reforçam a persistência da elfa em destruir Sauron antes que seja tarde demais, enxergá-la de um jeito diferente, mas sem deixar sua essência de lado, é um aspecto positivo do novo capítulo de Os Anéis de Poder.
E já que estamos falando sobre esperança, nada mais justo do que Galadriel ser o próprio sinônimo desse sentimento. Desde o primeiro episódio, a elfa sabe exatamente aquilo que precisa fazer para impedir que a vida de todos seja consumida pela escuridão. Mas é só a partir dos momentos finais do quarto capítulo que os desejos de Galadriel finalmente parecem avançar na narrativa, ganhando uma força ainda maior em Partidas. E isso só foi possível graças à determinação da futura Senhora de Lórien.
Mas o grande carisma de Os Anéis de Poder ainda está no núcleo dos Anãos e, consequentemente, nas interações entre Durin (Owain Arthur) e Elrond (Robert Aramayo). No quinto episódio, temos um momento decisivo envolvendo a amizade dos dois, uma situação bastante complicada especialmente para Elrond.
Entre um juramento e um forte senso de dever, o meio-elfo se vê em cima de uma corda bamba enquanto tenta acalmar seus conflitos internos para enxergar com clareza. É neste momento que temos a certeza do caráter de Elrond e de como ele leva a sério todos os aspectos de sua vida na Terra-média.
Bem, a cada semana que passa, aproximamo-nos mais dos eventos conclusivos da primeira temporada de Os Anéis de Poder. Com três episódios restantes, as peças nesse complicado jogo de xadrez já estão se movimentando para alcançar o famigerado xeque-mate, provocando a sensação de que o que está por vir será ainda mais grandioso do que as belas paisagens da série. Só nos resta esperar para ver se as expectativas serão correspondidas.
O quinto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video.
O que você achou do novo episódio? Não deixe de comentar!
Aproveite também: