Review: Ghostbusters Spirits Unleashed é uma diversão pura e simples para quem quer caçar fantasmas
Review: Ghostbusters Spirits Unleashed é uma diversão pura e simples para quem quer caçar fantasmas
Jogo baseado na franquia dos Caça-Fantasmas se sustenta na nostalgia e simplicidade, mas se torna repetitivo rápido demais
Se você não tem medo de fantasmas, não precisa ligar para ninguém! Ghostbusters: Spirits Unleashed é o novo jogo da Illfonic e traz o clássico da Sessão da Tarde para o mundo dos games de uma forma muito divertida e nostálgica, que sabe desenvolver bem uma história intrigante em meio a partidas multiplayer, unindo duas experiências diferentes de jogabilidade de forma descontraída e atrativa.
- Ficha Técnica:
- Ghostbusters: Spirits Unleashed faz com que você se sinta um verdadeiro Caça-Fantasmas
O título é um jogo multiplayer 4×1 baseado na franquia Caça-Fantasmas na qual o jogador pode jogar como um membro da organização e caçar fantasmas sozinho ou junto de amigos, ou então assombrar um imóvel que faz parte da icônica franquia dos cinemas.
Ficha Técnica:
Título: Ghostbusters: Spirits Unleashed
Lançamento: 18 de outubro de 2022
Desenvolvedora: Illfonic
Distribuidora: Illfonic
Gênero: Ação
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, PC (via Epic Games Store), Xbox One e Xbox Series X|S
Modos: Multiplayer (4×1) e Single Player
Ghostbusters: Spirits Unleashed faz com que você se sinta um verdadeiro Caça-Fantasmas
Ghostbusters Spirits Unleashed se baseia em partidas rápidas, que nunca passam de 10 minutos em que o jogador pode escolher ser um fantasma ou um caça-fantasmas, além de jogar com outras pessoas no modo multiplayer, também é possível jogar sozinho, apenas com IAs. Entre as partidas, você avança a história do game, que traz o retorno de Ernie Hudson como Winston Zeddemore e Dan Aykroyd como Raymond “Ray” Stantz.
Como um novo Caça-Fantasmas na clássica base da equipe, você se alia a Winston, Ray, Catt e Eddy para investigar locais diferentes, caçar fantasmas, fechar fendas dimensionais e tentar ajudar a equipe quando um dos membros é possuído por uma entidade maligna.
Em Ghostbusters: Spirits Unleashed você tem a escolha de jogar sozinho ou em equipe, com os dois modos tendo seus pontos altos e baixos. Enquanto jogar sozinho pode ser uma experiência frustrante por causa dos IA que ou não ajudam em nada, ou simplesmente saem sozinhos destruindo fendas e capturando fantasmas; jogar no multiplayer acaba fazendo com que as partidas sejam muito mais rápidas dada a natureza simples do título.
A jogabilidade aqui é – exatamente como os filmes da franquia – bem simples: você possui sua mochila de prótons e deve atirar rajadas de energia para arrastar os fantasmas e os levar até suas armadilhas, os capturando. Existem vários apetrechos também, desde ganchos a minas explosivas, que fazem com que caçar os fantasmas seja ainda mais divertido e interessante.
Ao subir de nível e jogar, você também pode adquirir melhorias para os seus equipamentos, aumentando a força de ligação, velocidade e durabilidade, além de várias opções de personalização. Para os “complecionistas”, existem missões para colecionar fungos fantasmagóricos e também para descobrir pistas e informações sobre o passado de cada local assombrado.
Mas no geral, a jogabilidade é extremamente fácil e simples, sendo bem fácil e divertido ser um Caça-Fantasma. Depois de pouquíssimas partidas você já pega o jeito e consegue finalizar qualquer mapa sozinho… E logo após a euforia inicial de descobrir os pouquíssimos locais, desbloquear alguns cosméticos e se sentir um verdadeiro caça-fantasmas, o jogo começa a ficar bastante repetitivo.
Até o momento Ghostbusters: Spirits Unleashed conta com poucas locações, são cinco mapas que não são tão grandes para justificar um número limitado, então logo fica claro onde são os melhores lugares para deixar armadilhas, capturar fantasmas e onde estão as fendas.
Ainda assim, a história do jogo faz com que você queira continuar jogando mesmo já ficando um pouco cansado da maneira que as partidas se tornam repetitivas. Na busca para desvendar o mistério envolvendo o Nameless e o Livro de Tobin, temos um excelente trabalho de voz, que nem sempre casa bem com a animação e visuais do título, que na maior parte do tempo parece ser uma versão em baixa qualidade de um trailer cinematográfico de Fortnite.
Porém, mesmo com o visual simples, Spirits Unleashed consegue trazer várias opções de personalização bem diferentes e divertidas, de forma que a cada partida você sente que pode mudar de visual apenas para ver um Caça-Fantasmas novo chegando no local.
Particularmente, jogar de Caça-Fantasma foi uma experiência bem mais interessante: se as partidas como Ghostbuster se tornam repetitivas após um tempo, as como Fantasma se tornam bem mais rapidamente, já que o máximo de diversão que tive foi descobrir que era possível possuir humanos – algo que parece ser uma experiência interessante, mas serve apenas para deixá-los mais assustados, já que não existe nada de diferente que você possa fazer além de andar em círculos com eles.
No fim, Ghostbusters: Spirits Unleashed é um jogo que vai agradar sim os fãs mais assíduos da franquia Ghostbusters, mas que precisa se atualizar rapidamente, com mais mapas e opções, caso queira continuar relevante para o jogador após a história principal ser concluída e ele não ter mais a obrigação de “procurar trabalho” para continuá-la.
Confira também: