Recap: Um resumo de tudo que rolou em A Casa do Dragão 1×04 – O Rei do Mar Estreito

Capa da Publicação

Recap: Um resumo de tudo que rolou em A Casa do Dragão 1×04 – O Rei do Mar Estreito

Por Melissa de Viveiros

Ao melhor estilo programas de namoro onde os pretendentes são apresentados para um participante, o episódio 4 de A Casa do Dragão, O Rei do Mar Estreito, começa com Rhaenyra diante de uma fila de pretendentes. Assim como combinado com seu pai no episódio anterior, a princesa precisa se casar, mas tem a chance de escolher quem será seu marido.

O semblante deixa claro o quanto Rhaenyra está gostando de ser cortejada. (Reprodução: HBO)

As coisas, claro, não vão nada bem. Além do desinteresse dela, a Targaryen se ofende com os pretendentes muito velhos ou muito jovens que se oferecem a ela. Tudo piora quando um dos presentes ofende um garoto que havia se apresentado, e os dois imediatamente partem para violência, resultando em morte enquanto sor Criston tira Rhaenyra do local o mais rápido possível.

Ela não só suspende a visita momentaneamente, como decide voltar para casa de uma vez, embora isso não tenha sido o combinado com o rei. Quando o navio dela está próximo de Porto Real, a embarcação quase é atingida por um dragão quando Daemon passa sobrevoando em Caraxes.

A princesa e o tio aparecem na cena seguinte, e o momento começa tenso quando a cena mostra a sala do trono e a corte do rei Viserys reunida. Chegando com uma coroa, o irmão do rei se apresenta diante dele, e dá uma espada para ser adicionada ao trono. Depois de jurar lealdade a Viserys e entregar sua coroa de “Rei do Mar Estreito”, os irmãos fazem as pazes, e a corte aplaude.

Daemon faz seu retorno triunfal à corte de Viserys. (Reprodução: HBO)

A família comemora nos jardins depois disso, mas Viserys permanece claramente descontente com o retorno antecipado da filha. Além disso, ele não faz questão de ser cortês com sua esposa, Alicent, quando ela tenta amenizar a situação.

As duas acabam tendo um momento juntas, onde fica claro que depois de alguns anos, elas finalmente se reaproximaram. A conversa, porém, não vai tão bem quando Rhaenyra fala sobre odiar a ideia de se casar e viver para parir herdeiros, algo que afeta Alicent, já que essa é sua função como rainha. A Hightower comenta da solidão que sente, e diz estar feliz pelo retorno da amiga, que também demonstra seu carinho por ela.

Rhaenyra volta a conversar com Daemon no momento seguinte, questionando os reais motivos para o retorno do príncipe. Os dois conversam sobre as mudanças que sofreram durante os anos, e a princesa reclama mais uma vez da obrigação de se casar. Daemon, porém, tenta apresentar uma outra perspectiva, de que o casamento é uma obrigação, mas o prazer existe também para as mulheres.

Rhaenyra e Daemon rapidamente se aproximam apesar dos anos separados. (Reprodução: HBO)

Em seguida, o público é levado a uma reunião do Pequeno Conselho de Viserys, dessa vez com Rhaenyra como participante, e não os servindo. Eles discutem o problema da insatisfação de Corlys Velaryon, já que ele é o lorde mais poderoso do reino, e continua ofendido pela recusa de Viserys à sua filha Laena. A possibilidade dela se casar com o Lorde do Mar de Braavos só deixa a situação mais tensa, e a Mão do Rei afirma que eles precisam responder com seu próprio pacto de casamento.

Ao anoitecer, enquanto a princesa retorna para seus aposentos, vemos que Alicent sofre com o choro incessante de sua segunda filha, Helaena, ainda bebê. Sor Criston guarda a porta do quarto de Rhaenyra, que encontra roupas peculiares em uma mesa, bem como um desenho. Isso a leva até uma passagem secreta, e usando o disfarce de pajem, ela segue o caminho até encontrar Daemon.

Ele lidera o caminho sem informar aonde eles vão, mantendo a aura de mistério. O destino, porém, logo se revela, e a dupla caminha disfarçada pelas ruas da Baixada das Pulgas, em Porto Real. A princesa fica maravilhada com o que vê pelo caminho, enquanto eles passam por artistas de rua.

Daemon e Rhaenyra disfarçados pelas ruas de Porto Real. (Reprodução: HBO)

Enquanto isso, no castelo, servos dão banho a Viserys. Coberto de feridas, o rei reclama, e Alicent assume a tarefa, cuidando dele com toda gentileza. A cena é alternada com Rhaenyra e Daemon, que dão de cara com uma produção teatral bem parecida com as que apareceram em Game of Thrones anteriormente. O povo critica a disputa pelo Trono de Ferro, além de demonstrar apoio ao bebê Aegon, ao invés de Rhaenyra – que não gosta nada do que ouve.

A princesa e seu tio continuam passeando pelas ruas, e ela pega um doce sem pagar, aproveitando para sair correndo quando é cobrada, em um gesto de rebeldia para aproveitar seu momento de liberdade. Em meio a sua fuga, ela dá de cara com sor Harwin Strong (falamos dele brevemente no recap da semana passada, e fica aí um novo lembrete para lembrar desse nome, pois ele pode ser importante no futuro, caso a série siga o livro fielmente). O cavaleiro, porém, logo percebe do que a situação se trata, e deixa Rhaenyra ir sem revelar o disfarce dela.

De volta à Fortaleza Vermelha, Alicent já estava deitada para dormir, mas uma serva bate em sua porta. Ela diz que o rei pediu a presença de sua esposa, que responde que está muito tarde – mas isso não muda nada, e ainda assim Alicent precisa ir até Viserys, independente de seus próprios desejos. Daemon e Rhaenyra chegam a uma casa de prazeres, e a cena se alterna com Alicent e Viserys no castelo. É visível que, ainda que não negue o marido, a rainha não queria estar ali, e participa do ato como uma obrigação.

Cena com Alicent é uma das mais sofridas do episódio. (Reprodução: HBO)

Daemon retira o gorro que escondia os cabelos prateados da princesa, e fala sobre demonstrar que o sexo pode ser tão prazeroso para a mulher quanto para um homem. Os dois se beijam, e começam a ir além, com parte das roupas de Rhaenyra sendo retiradas, antes de Daemon interromper o momento bruscamente e sair do local, a deixando para trás. Depois de se vestir, ela é vista saindo do bordel.

No castelo, Alicent permanece acordada e claramente infeliz com sua situação. Rhaenyra retorna aos seus aposentos pela porta da frente, surpreendendo sor Criston, que se preocupa se ela está bem ou ferida. Quando ele diz que informará o capitão da Guarda Real, a princesa abre a porta, pedindo para ele não fazê-lo. Rhaenyra acaba roubando o elmo do cavaleiro, e começa a “brincar” com ele, fazendo ele tentar pegar o objeto de volta até que ele entra no quarto, algo de que ele não parece gostar.

Em meio a isso, a princesa rouba um beijo, e começa a desfazer as amarras de suas roupas. Criston diz a ela para parar, mas Rhaenyra se mostra relutante. Ela insiste, e começa a retirar a armadura dele, ao que o cavaleiro não resiste apesar de seu dilema interno. Apesar de parar em momentos, claramente pensando em seu dever e juramentos, Criston escolhe continuar, e Rhaenyra perde a virgindade com ele.

Rhaenyra e Criston no episódio 4. (Reprodução: HBO)

Ainda antes do amanhecer, o garoto que viu Rhaenyra saindo da casa de prazeres chega até a Fortaleza Vermelha, contando a Otto o que teria acontecido entre a princesa e seu tio. Daemon acorda nos aposentos de um local que pertence à Mysaria, e o momento entre os dois é tenso apesar de ela oferecer ajuda, com o príncipe dizendo que não precisa ser protegido por uma prostituta.

Na cena seguinte, Otto vai até os aposentos do rei dizendo ter assuntos urgentes. Lá, ele conta a Viserys que Rhaenyra foi vista com Daemon em uma casa de prazeres, agindo de forma que não condiz com uma princesa ou uma donzela. Nada feliz com a acusação, o monarca diz que Otto foi enganado, ao que a Mão reafirma acreditar em sua fonte.

Os dois acabam discutindo, com Viserys acusando seu conselheiro de ser tão terrivelmente ambicioso que teria mandado Rhaenyra ser vigiada, esperando qualquer erro para prejudicá-la. Indo além, o rei diz que Otto se acha esperto, mas seu desejo de ver alguém do próprio sangue no trono é óbvio, e manda ele sair do quarto. Alicent escuta tudo, embora só apareça diante de Viserys após seu pai sair dos aposentos do rei. O monarca, por sua vez, está profundamente irritado, e embora não dirija uma palavra à esposa, seu olhar deixa seu descontentamento claro.

Viserys não gosta de ouvir as fofocas de Otto. (Reprodução: HBO)

Rhaenyra aparece no próprio quarto, penteando os cabelos quando alguém bate na porta. A princesa fica visivelmente contente em ver sor Criston, que parece ainda incerto em relação a como se comportar diante dela. Ele logo diz que tem uma mensagem da rainha, porém, e Rhaenyra vai encontrar Alicent perto do represeiro onde elas frequentemente passavam tempo juntas.

A princesa mal chega ao local antes de começar a ser interrogada pela rainha, que diz que Otto fez acusações graves sobre Rhaenyra. Desconversando, a Targaryen diz que não via o tio há anos, e ele a levou à cidade para os dois se divertirem. Sem perder tempo, Alicent se mostra ainda mais irritada, e exige que Rhaenyra conte a história completa.

A Targaryen nega que qualquer coisa entre ela e Daemon tenha acontecido, e afirma que mentiram para o pai de Alicent. Apesar de ficar na defensiva, a rainha acaba escutando sua amiga, que jura pela memória de sua mãe que Daemon não havia tomado sua virgindade. Alicent a repreende, dizendo que foi estúpido se colocar em uma posição em que isso sequer possa ser questionado, e Rhaenyra pede desculpas, dizendo se arrepender.

Alicent confronta Rhaenyra, mas elas acabam fazendo as pazes — o amor reinou, pelo menos por enquanto. (Reprodução: HBO)

Enquanto isso, o próprio Daemon finalmente chega à Fortaleza Vermelha, ainda aos tropeços. Mal se aguentando em pé, o príncipe cambaleante é levado por três guardas para a sala do Trono de Ferro, onde Viserys o questiona sobre as acusações de Otto. Daemon continua provocando o irmão, e não nega ter deflorado a sobrinha.

Furioso, Viserys parte para cima do irmão, questionando quem irá casar com Rhaenyra agora que ela foi maculada. Daemon, porém, responde que o que um lorde vai pensar não importa, pois a palavra do rei define o que é verdade e lei. Mais que isso, ele finalmente revela o que deseja: se casar com Rhaenyra.

Relembrando que o irmão disse que ele poderia pedir o que quisesse quando entregou sua coroa de Rei do Mar Estreito, Daemon pede a Viserys que case Rhaenyra com ele. Isso deixa o monarca ainda mais agressivo, e ele ameaça o irmão com uma adaga, o acusando de só querer um meio de chegar ao trono. Viserys exila Daemon da corte mais uma vez, o mandando voltar para o Vale e para sua legítima esposa novamente.

E o vencedor na categoria “exilado mas volta para a corte no próximo episódio” é… Daemon Targaryen! (Reprodução: HBO)

Depois, Alicent e Viserys discutem a situação nos aposentos do rei. A rainha demonstra acreditar na inocência de Rhaenyra, enquanto Viserys duvida que o irmão mentiu, pensando que ele não teria motivo para isso. Ele confronta a filha, mostrando uma adaga que pertenceu a Aegon, o Conquistador. Nela, está escrito “Do meu sangue vem o Príncipe que Foi Prometido e dele será a Canção de Gelo e Fogo”. Viserys relembra Rhaenyra do dever que acompanha o trono, algo maior do que ela e seus desejos.

O rei determina que sua filha irá se casar com sor Laenor Velaryon, como meio de manter o reino unido. A princesa rebate, porém, que Viserys precisa fazer algo sobre o “abutre” que sobrevoa o trono dele, Otto Hightower, que não irá parar de tentar arruiná-la até conseguir colocar Aegon no trono.

Como resultado, Viserys de fato questiona os interesses de Otto, e o quanto ele havia feito para conseguir colocar um descendente seu no trono, incluindo fazer Alicent se aproximar dele em seu momento de maior vulnerabilidade. Ainda que Otto negue, Viserys agradece pelo serviço leal, mas retira dele o cargo de Mão do Rei, dizendo que não pode mais confiar no julgamento dele.

Rhaenyra recebe a visita inesperada do meistre no fim do episódio. (Reprodução: HBO)

Já à noite, o Meistre Mellos vai até os aposentos da princesa, levando um chá. Ele diz que a bebida foi mandada pelo rei, e serviria para acabar com qualquer consequência indesejada das ações da princesa. Assim, fica claro que ainda que tenha agido para protegê-la, Viserys não acredita realmente na inocência de Rhaenyra. É desse jeito que o episódio acaba, e a prévia do próximo promete um casamento real de alto calibre no próximo domingo.

Veja também: