Rainbow Six Extraction: Como um evento de Siege inspirou o novo game

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Rainbow Six Extraction: Como um evento de Siege inspirou o novo game

Por Arthur Eloi

A Ubisoft criou algo verdadeiramente especial com Rainbow Six Siege. O shooter foi inicialmente criticado por ser uma experiência totalmente online, mas eventualmente mostrou sua força em partidas tensas, que pedem um ótimo planejamento estratégico de todos os jogadores. Essa virada só aconteceu porque o game teve um frequente ciclo de atualizações, com novidades e ajustes constantes que mudaram aquela morna impressão inicial de 2015.

Depois de ano se deitando em cantos para tentar surpreender outros jogadores, pode até soar estranho ver o estúdio deixando o realismo um pouco de lado para abraçar a ficção científica em Rainbow Six Extraction, mas você sabia que o novo game também está ligado com as atualizações de Siege?

A volta por cima de Rainbow Six Siege

Rainbow Six Siege teve recepção morna em 2015, mas cresceu com boas atualizações e novidades

O shooter da Ubisoft já está por aí há alguns bons anos, tendo sido originalmente lançado em 2015. Naquela época, a recepção foi bastante morna. Não só a campanha de divulgação foi bastante questionável, em demonstrações altamente roteirizadas e pouco naturais, como também a crítica achou a experiência bastante repetitiva e pouco inspirada.

A grande sacada do game era criar situações tensas entre uma equipe que precisava defender objetivos, e outra de invasores, com dano altíssimo e muitas possibilidades de encurralar seus inimigos. Muito diferente de Call of Duty ou Battlefield, sua genialidade só ficaria visível após uma curva de aprendizado mais salgada que a média dos outros jogos de tiro. Assim, a impressão inicial não foi excelente, mas isso não impediu o estúdio de continuar se dedicando ao título.

Atualmente, a indústria abraça o conceito de “cauda longa”, de manter os jogadores sempre voltando para uma mesma obra através de conteúdo inédito e atualizações. O que ajudou Siege a reconquistar a crítica e o público foi justamente o fato de que a Ubisoft continuou adicionando operadores, mapas e modos mesmo que o jogo não tivesse brilhado nas reviews – e tudo de graça, ainda por cima.

A origem de Extraction

Rainbow Six Extraction se inspirou em um evento limitado de Siege, chamado Outbreak

A ideia para Rainbow Six Extraction surgiu justo durante uma dessas atualizações. Em 2018, Siege já era muito bem visto entre os jogadores, com boa população nos servidores online e uma cena competitiva de respeito. Para inaugurar o terceiro ano de conteúdos inéditos, a Ubisoft decidiu testar os limites do game.

A temporada que ficou conhecida como Operação Chimera trouxe também um evento especial chamado Outbreak. Por mais que o foco do shooter fosse os combates online, um novo modo temporário reunia equipes de três jogadores. O mais inusitado mesmo era a ambientação: ainda que Siege fosse bastante realista em trama e jogabilidade, o novo modo trazia uma invasão alienígena.

Mais frenético que as partidas online, Outbreak combinava a jogabilidade tensa e estratégica com cenários mais agitados, com trios de operadores enfrentando hordas de criaturas mutantes de diferentes tamanhos e habilidades. Por se tratar apenas de um evento limitado, o modo tinha apenas três mapas, em que era preciso avançar por diferentes setores progressivamente mais complicados. Para quem buscava um desafio extra, além da dificuldade padrão era possível jogar no modo Pandemia, que aumentava o dano e a quantidade de inimigos.

Mesmo com uma quantidade modesta de conteúdo, o evento foi um verdadeiro sucesso entre os jogadores, que se uniram para matar milhões de criaturas entre março e abril de 2018. Depois disso, Outbreak sumiu para sempre – mas a Ubisoft tomou nota de que tinha algo especial nas mãos.

Em junho de 2021, o estúdio revelou que Outbreak inspirou um jogo completo: Rainbow Six Extraction. O modo de Siege acompanhava o primeiro surto de infecção após um meteorito cair em uma cidade do Novo México, transformando os habitantes em criaturas raivosas. Já o game inédito mostra o avanço implacável do vírus alienígena, mostrando vários locais dos Estados Unidos tomados pela doença, ao ponto de que a Equipe Rainbow – organização militar de contraterrorismo – criou uma nova força-tarefa para lidar com a ameaça, chamada de REACT.

Por mais que Extraction já tenha sido lançado com bastante conteúdo, Ubisoft promete novidades frequentes para o game

Diferente do modo, Extraction já chega com 12 mapas, diferentes objetivos, operadores e equipamentos próprios, incrementando tudo que já era bom de Outbreak em um pacote único. Novamente é preciso reunir uma equipe de três jogadores para progredir por fases repletas de criaturas grotescas, mas agora os mapas são mais extensos e ficam progressivamente mais difíceis ao ritmo que os operadores avançam. Se você ou seu time se tornarem vítimas dos extraterrestres, é preciso montar uma missão de resgate para poder jogar com o mesmo operador novamente.

Assim como Siege, resta saber se Extraction se provará um sucesso entre os jogadores. A Ubisoft já aprendeu a lição, e promete uma avalanche de conteúdo nos próximos meses. De qualquer forma, é curioso ver como a indústria de games abraçou a ideia de construir em cima de jogos já lançados, ao ponto de meras atualizações inspirarem games inéditos.

Rainbow Six Extraction já está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S e PC, com crossplay entre todas as plataformas – compre o seu aqui! O game também está disponível no catálogo do Xbox Game Pass.

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