Você sabe quem foi o primeiro super-herói dos quadrinhos da Marvel?

Capa da Publicação

Você sabe quem foi o primeiro super-herói dos quadrinhos da Marvel?

Por Junno Sena

Com mais de 80 anos desde seu primeiro lançamento, a Marvel Comics já apresentou todo tipo de herói. Mutante, alienígena, inumano. Esse extenso hall de personagens acabou colocando alguns no esquecimento, incluindo o primeiro super-herói da editora: o Tocha Humana. O nome pode parecer conhecido, mas não estamos falando de Johnny Storm, o irmão de Sue Storm e integrante do Quarteto Fantástico.

Criado em 1939, a primeira aparição do personagem se deu sob a marca Timely Comics, feita pelas mãos de Martin Goodman e que, posteriormente, se tornaria a Marvel Comics.

Essa primeira edição, intitulada Marvel Comics (Quadrinhos Maravilhosos em tradução literal), apresentava a história de três personagens: Tocha-Humana (Jim Hammond), Anjo (Thomas Holloway) e Namor, o príncipe submarino, na época chamado de Namor Mackenzie.

Capa de Marvel Comics, lançada em 1939

Oficialmente, esses três são os primeiros personagens da editora, mas, devido a uma tecnicalidade, Tocha-Humana recebeu o título de “primeiro herói”. Isso por que, a escolha do editor colocou Jim Hammond como o primeiro da lista de histórias apresentadas na revista.

Quem é Jim Hammond?

Diferente do Tocha Humana do Quarteto Fantástico, Jim Hammond é um androide criado pelo Professor Phineas Horton. Sua primeira aparição o coloca como uma entidade monstruosa capaz de se colocar em chamas.

Ao longo de sua história, deixa de lado o horror que é capaz de causar e se torna um herói. No dia a dia, Jim é um oficial do Departamento de Polícia de Nova York, mas no mundo heroico é o Tocha Humana.

Jim Hammond ainda faz parte do universo dos quadrinhos da Marvel

Associado a Era Dourada dos quadrinhos, Jim foi uma figura recorrente da editora posteriormente. Hoje em dia, ele ainda faz parte do universo Marvel, porém, não é amplamente conhecido pelo público.

Já o mutante Namor, seu parceiro de quadrinho, se manteve importante para a editora até os dias atuais.

Aproveite e continue lendo: