Qual o filme mais bem avaliado do ano pela crítica?
Qual o filme mais bem avaliado do ano pela crítica?
Veja qual filme conquistou o coração da crítica especializada em 2022!
Com a retomada da indústria cinematográfica após a crise pandêmica, é seguro dizer que 2022 foi um ótimo ano para o cinema. Diversas produções invadiram as telonas e as plataformas de streaming para contar histórias dos mais variados gêneros, preparando o terreno para mais uma temporada de premiações. Mas, no meio de tantos lançamentos, qual filme realmente ganhou o coração da crítica especializada neste ano?
Para constatarmos qual longa-metragem foi o mais bem avaliado de 2022 pelos críticos, levaremos em consideração as análises do Rotten Tomatoes e do Metacritc, as duas plataformas mais populares nesse quesito.
Começando pelo RT, o filme que conquistou uma média de 100% de aprovação da crítica foi No Bears, um drama iraniano do diretor Jafar Panahi. A trama acompanha duas histórias de amor paralelas onde os envolvidos são confrontados por diversos obstáculos inevitáveis e pela força da superstição.
O longa chamou atenção durante sua passagem pelo Festival de Cinema de Veneza de 2022 e por ter sido filmado secretamente, já que Jafar Panahi foi proibido de fazer filmes após ser condenado a prisão em 2010 por “propaganda contra o sistema” iraniano (via G1).
Já no Metacritic, o filme de 2022 mais bem avaliado pela crítica é Aftersun, que possui uma pontuação de 95 na plataforma. A produção é a estreia de Charlotte Wells na direção de um longa-metragem e conquistou a crítica especializada por, usando as memórias da própria diretora, contar a história de um pai e sua filha durante uma viagem de férias.
Estrelado por Paul Mescal (Pessoas Normais) e Frankie Corio, Aftersun usa memórias imaginárias e reais para mostrar como a jovem Sophie tenta reconciliar a imagem que tinha do pai na infância com quem ele realmente é. Atualmente, o filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Qual foi o seu filme favorito de 2022? Não deixe de comentar!
Aproveite também: