Por que Gyarados é considerado um Pokémon do tipo voador?
Por que Gyarados é considerado um Pokémon do tipo voador?
Uma carpa transformada em um dragão? Pode isso?
Magikarp é um dos Pokémon mais subestimado de toda a franquia. Muito disso se deve a como a criatura é constantemente mostrada como um peixe fora d’água. Porém, após evoluir, conhecemos o grande Gyarados. Sem asas, mas sendo capaz de levitar, o Pokémon fica ainda mais misterioso quando perguntamos: Qual é o tipo desse Pokémon?
A resposta para isso é água e voador, mas, para entendê-la, é preciso voltar até a Dinastia Tang na China, e encontrar a lenda do Portão do Dragão, na qual o conceito de Magikarp e Gyarados são baseados.
A mesma diz que o peixe de espécie carpa que conseguir pular sobre a queda d’água lendária, o Portão do Dragão, será recompensado ganhando longevidade e sendo transformado em um dragão.
Sem asas, mas com a capacidade de voar, essa nova entidade conseguiria controlar tanto os mares quanto os céus, podendo mudar o clima.
Não foi apenas a lenda que deu base para a criação desses dois Pokémon. A cor laranja e amarela do Magikarp é uma referência a uma mutação genética sofrida pelas carpas após passarem a ser mantidas em lagos durante a Dinastia Tang, entre 618 e 907 D.C (Depois de Cristo).
Desta forma, mesmo não sendo capaz de aprender alguns ataques do tipo voador, Gyarados é considerado deste tipo por dois motivos: (1) sua capacidade de levitar quando está fora da água e (2) sua habilidade de utilizar o vento para mudar o clima caso deseje.
Por que Gyarados não é do tipo dragão?
Com toda a lenda sobre um peixe se transformando em um dragão, alguns podem se questionar o porquê de Gyarados não ser considerado do “tipo dragão”. A explicação para o mesmo pode ser encontrada também no porquê Charizard não é desse tipo.
A primeira é o fato de Gyarados já estar incluído em duas categorias: água e voador. A outra vem do Mestre Pokémon do tipo dragão, Lace, que aponta o alto nível de força vital como a grande diferença dessa espécie.
Aproveite e continue lendo: