Por que Dragon Ball não é considerado parte do “Big 3” dos animes?
Por que Dragon Ball não é considerado parte do “Big 3” dos animes?
Mesmo com sua popularidade, Dragon Ball não faz parte dos “Três Grandes”
Desde 1984 no mercado, Dragon Ball se tornou uma das franquias japonesas mais lucrativas atualmente. Porém, mesmo com filmes, séries e novos volumes do mangá chegando ao público, Dragon Ball não é considerado um dos “Big 3” (“Três grandes” em tradução literal) do gênero shounen. Para a surpresa dos fãs dos saiyajins, o termo utilizado para demarcar os pilares da revista Shounen Jump apenas inclui One Piece, Naruto e Bleach.
O que é o “Big 3”?
A categoria “Big 3” entrou em desuso nos últimos anos por não conseguir arcar com a variedade de títulos que chegam ao público de forma massificada. Mas, no início dos anos 2000, o termo foi utilizado para produções que popularizaram a cultura dos animes.
No caso, One Piece, Naruto e Bleach. Mesmo que Bleach tenha caído no “esquecimento” e Naruto tenha sido finalizada — apesar de Boruto estar dando continuidade a história do personagem —, ambas as produções, junto de One Piece, se tornaram as mais populares entre 2004 e 2011.
Uma prova disso é como Naruto, Ichigo e Luffy sempre faziam parte das capas da Shounen Jump, enquanto alguns mangás com média a baixa popularidade apareciam ocasionalmente.
Por que Dragon Ball não faz parte do “Big 3”?
O que coloca Dragon Ball fora dessa lista é uma questão geracional. Os “Três Grandes” foram criados em uma fase de alto consumo da cultura asiática no resto do mundo. One Piece iniciou sua publicação em 1997, enquanto Naruto começou em 1999 e Bleach em 2001.
Junto dessas histórias, ocorreu uma popularização da internet, fazendo com que esses enredos fossem facilmente transmitidos para outras localidades do mundo. Enquanto isso, Dragon Ball já era popular no Japão, mas seu mangá havia sido finalizado em 1995.
O retorno de Dragon Ball e o ato de “furar a bolha” apenas aconteceria anos depois. A popularidade do anime antigo ajudou no impulsionamento de Dragon Ball Super, mas não fez com que tirasse algum dos “Big 3” do topo. Porém, não se pode ignorar a figura que Goku representa para o gênero “shounen”.
Além disso, mesmo circulando pelos fóruns da internet e afins, não é simples utilizar o termo “Big 3” hoje em dia, uma vez que animes como My Hero Academia: Boku no Hero, Jujutsu Kaisen e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba tem feito um sucesso estrondoso.
Aproveite e continue lendo: