Pokémon: Por que o Pikachu do Ash é diferente dos outros?
Pokémon: Por que o Pikachu do Ash é diferente dos outros?
O Pikachu do Ash é extremamente poderoso, mas existe uma explicação para isso?
Basta acompanhar um pouco da história de Pokémon, seja nos jogos ou apenas no anime, para perceber que os Pikachus, de modo geral, não são tão poderosos quanto se esperaria da raça mascote da franquia. Então como pode o Pikachu do Ash se mostrar tão forte a ponto de enfrentar diversos Pokémon Lendários de igual para igual? E por que ele não evolui como os demais?
Analisamos os jogos e diversos episódios do anime para responder o maior enigma da franquia, para a alegria da Equipe Rocket.
- A aversão por Pokébolas
- Por que Pikachu nunca evolui?
- Por que o Pikachu de Ash é mais forte que os outros?
- Onde assistir Pokémon?
A aversão por Pokébolas
A primeira característica incomum do Pikachu de Ash é que ele se recusa de toda maneira a entrar em um pokébola. Desde o primeiro episódio do anime, “Pokémon, Eu Escolho Você!“, esta enorme aversão por esta ferramenta tão comum aos treinadores ficou bem clara. Não é incomum que Pokémon prefiram seguir a jornada ao ar livre, ao lado de seu parceiro humano, mas são poucos os registros de espécimes que ativamente se recusam a entrar em pokébolas, seja no anime ou jogos.
Guarde esta informação um instante, porque apesar de não dizer muita coisa por si só, vai nos ajudar a estabelecer este Pikachu do Ash como diferente.
Por que Pikachu nunca evolui?
De modo geral, outros Pikachu evoluem para Raichu ao tocar uma Pedra do Trovão, de moda similar ao Eevee. Em diversas ocasiões do anime, o Pikachu do Ash teve a oportunidade de evoluir, mas não o fez.
A primeira ocasião que vemos isso acontecendo no anime é durante os eventos do episódio “A Exibição do Choque Elétrico”, o 14º da primeira temporada. Nele, após ser derrotado pelo Raichu do Líder de Ginásio de Vermilion, o Tenente Surge, Ash começa um treinamento intenso para sua revanche. Entre os métodos utilizados, o treinador cogita a evolução, mas o roedor se recusa a tocar a pedra evolutiva.
Outras oportunidades surgiram ao longo do tempo, como nos episódios “Irmãos da Pesada” (Temporada 1, Episódio 37), “Pikachu e Golias” (Temporada 11, Episódio 20) e “Escalando a Torre do Triunfo” (Temporada 15, Episódio 21). Mas todas as vezes, Pikachu decidiu manter sua forma original.
No final, não evoluir é uma escolha ativa do Pikachu do Ash, que teme perder um pouco de sua personalidade e agilidade ao mudar de forma, como eventualmente acontece com o Charmander do treinador. No final, ele prefere escolher o caminho da determinação e trabalho duro, como um bom protagonista de anime. Mas já imaginou que, talvez, ele nem tenha a capacidade de evoluir?
Por que o Pikachu de Ash é mais forte que os outros?
O anime nunca deixa exatamente claro o motivo do Pikachu de Ash ser tão mais poderoso que os demais, a ponto da Equipe Rocket dedicar a sua vida a tentativa de obtê-lo. Entretanto, seu poder é incontestável, mesmo que varie ao longo das temporadas. Afinal, até o momento, este Pikachu é o único Pokémon do anime a ter derrotado o total de quatro Pokémon Lendários: Regice, Latios, Silvally e Tapu Koko. E é claro que existem pistas ao longo da série que apontam para o motivo desta força, em especial quando comparamos aos jogos.
Durante Pokémon Sol e Lua, por exemplo, o Pikachu de Ash é visto utilizando o Movimento Z Choque do Trovão Fulminante, que não pode ser utilizado por nenhum outro de sua espécie nos jogos, apenas por Pikachus distribuídos especialmente durante um evento. Pikachus, estes, que não são capazes de evoluir.
Na fase mais recente do anime, Pokémon Jornadas, outra evidência ainda mais interessante pode ser encontrada. No episódio “A batalha para ser o melhor!” (Temporada 23, Episódio 13), o Pikachu de Ash acaba passando pelo fenômeno de Gigantamax, algo que não é para qualquer Pikachu. Originalmente, em Pokémon Sword e Shield, apenas Pikachu vindo de Pokémon Let’s Go: Pikachu poderia alcançar tal feito.
Em Pokémon Let’s Go: Pikachu, por sua vez, o protagonista usa um Pikachu especial, que também se recusa a entrar na Pokébola, não é capaz de evoluir e que aprende golpes que nenhum outro Pikachu consegue (como o de Ash). O jogo é ligeiramente inspirado nos eventos do anime, então é possível encontrar uma correlação direta.
E o mais interessante é que, neste jogo, a força exorbitante do Pikachu é explicada por seus valores individuais, que é como se fosse a herança genética do Mundo Pokémon. Neste espécime, todos os valores estavam no máximo, o que indica um Pikachu que foi criado cuidadosamente para ser um Pokémon de elite. É possível concluir que o mesmo seja válido para o Pikachu do Ash, considerando que esta é a versão deste Pokémon nos jogos.
Onde assistir Pokémon?
As aventuras de Ash e Pikachu em busca de se tornarem melhores juntos e do jeito que são já estão no ar há mais de vinte anos, rendendo 24 temporadas e vários filmes e especiais. Você poderá iniciar sua jornada com eles pelo serviço de streaming Netflix que disponibiliza os episódios da série em seu catálogo, além de outras plataformas como Pokémon TV e Prime Video. Há uma matéria da Legião explicando onde assistir cada temporada de Pokémon.
Mas e você? Sabia desses fatos sobre Pikachu? Divida com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: