Pokémon: Afinal, por que Brock foi substituído por Tracey no anime?

Capa da Publicação

Pokémon: Afinal, por que Brock foi substituído por Tracey no anime?

Por Gabriel Mattos

Quando Pokémon começou sua jornada no mundo dos animes, Ash, Misty e Brock eram um trio inseparável. Porém conforme o tempo foi passando, os amigos acabaram seguindo caminhos diferentes. Hoje, o treinador de Pallet está sempre trocando de companhia, entretanto, a primeira vez que isso aconteceu deixou o público bastante confuso. E muita gente ainda se pergunta: afinal, por que o Brock foi substituído por Tracey?

Quando Tracey entrou no anime?

Brock largou tudo por sua amada Professora Ivy em Ilhas Laranja

A troca de protagonistas aconteceu durante a segunda temporada do anime: As Ilhas Laranja. Nela, Brock conhece a Professora Ivy, por quem se apaixona, e deixa a equipe para viver ao seu lado. Pouco tempo depois, Ash e Misty encontram o desenhista Tracey, que aceita acompanhá-los em sua jornada.

Contudo a mudança foi rapidamente revertida assim que a temporada chegou ao fim. Tracey ficou em Pallet como o novo ajudante do Professor Carvalho e Brock retornou para acompanhar seus amigos na região de Johto.

Em nenhuma outra ocasião a troca de coadjuvantes foi desfeita, o que levantou suspeitas entre os fãs de que havia uma história por trás das mudanças. Apenas anos depois, em 2008, que tudo foi confirmado em uma entrevista com o ex-diretor da série animada, Masamitsu Hidaka, ao portal PokéBeach.

Por que Brock foi substituído por Tracey?

Tracey fez companhia a Ash e Misty

De acordo com Hidaka, a equipe japonesa tinha receios de que Brock seria visto como uma representação racista pelo público internacional. Quando a primeira temporada estreou fora do Japão, ninguém previa o imenso sucesso que o programa faria. Assim, quando a segunda temporada começou a ser planejada, a equipe decidiu criar um novo companheiro com feições mais palatáveis para o público americano, Tracey.

Vale lembrar que, na época em que Pokémon estreou no ocidente, a franquia sofreu duras críticas devido ao design de Jynx, carregada de traços tidos como caricaturas racistas pelos americanos. A personagem foi evitada nas temporadas seguintes antes de sofrer um redesign para corrigir o problema. A decisão de substituir o Brock pode ter surgido como uma forma de evitar uma nova polêmica.

Entretanto, após perceber que ninguém se importava com a cor de pele de Brock, os produtores decidiram trazer o personagem de volta no arco Ouro e Prata. O personagem acabou eventualmente seguindo sua própria jornada, longe de Ash, e hoje retorna para participações especiais com uma nova profissão.

Leia também: