Pokémon: Por que Brock está sempre de olhos fechados no anime?

Capa da Publicação

Pokémon: Por que Brock está sempre de olhos fechados no anime?

Por Junno Sena

Sendo um dos personagens mais queridos do anime Pokémon, Brock guarda um segredo em seu design: seus olhos. Estando de olhos evidentemente abertos em apenas algumas cenas, a escolha do visual do personagem criou dúvidas entre os fãs, e até mesmo boicote por parte dos criadores, que tinham medo de represálias. 

Olhos sempre fechados

Brock é um dos personagens que se enquadra do tropo Fox Eyes.

E tudo isso tem início em um tropo dos animes que coloca diversos outros personagens ao lado de Brock, como Gin de Bleach e Ling Yao de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Conhecido como Eyes Always Shut (ou Olhos Sempre Fechados, em tradução livre), esse arquétipo é definido por personagens que sempre estão com os olhos fechados, os abrindo apenas em momentos de choque ou ao demonstrar uma emoção difícil de conter.

Esse tropo também pode ser chamado de Kitsune no Me, Fox Eyes, ou o conhecido Olhos de Raposa. Na cultura japonesa, as raposas são animais ligados a inteligência e sabedoria. As Kitsunes, por exemplo, presentes no folclore japonês, podem chegar a mil anos de vida, acumulando nove caudas, cada uma representando seu tempo de vida e experiência. Outro aspecto comum no Japão é atribuir o formato dos olhos ou rosto à qualidades específicas.

Logo, essa característica tenta transparecer todas essas qualidades de Brock. Sugerem sua expertise no assunto Pokémon, mas também a sua idade. Sendo o mais velho do grupo, junto de Ash e Misty, ele é o mais centrado, sempre com uma lição a dar sobre os monstros de bolso. Na vida de Brock, ele é uma figura materna e paterna para seus irmãos e mostrou, diversas vezes, como já passou por diversas dificuldades por apenas desejar seguir os seus sonhos.

Brock com os olhos abertos em episódio do anime.

Mas, diferente de um espírito de raposa com mil anos de idade, Brock é humano e sua principal fraqueza são mulheres bonitas. A personalidade de Brock junto do design dos olhos é uma forma de balancear esses dois lados e trazer aquele aspecto de sabichão, mas não esquecendo o lado bobo e até infantil, trazendo um alívio cômico fácil para o anime.

Entre polêmicas e o Fox Eyes

Se esse já é um aspecto conhecido entre animes, os Fox Eyes ganharam espaço no resto do mundo, principalmente, com maquiagem e procedimentos estéticos. A controvérsia ao redor do assunto traz desde apropriação cultural até estereotipação. No caso de Brock, não era nenhum dos casos, pois o anime é originalmente japonês, mas isso não impediu que seus criadores ficassem com o pé atrás.

De acordo com Masamitsu Hidaka, um dos diretores e artista de storyboard de Pokémon, quando o anime começava a alcançar o mundo, os produtores passaram a se preocupar se os americanos e a audiência fora da Ásia veria os olhos de Brock como um estereótipo racial. Mesmo sem críticas de nenhum lugar, o receio após ver o boicote ao redor do pokémon Jynx levou a produção para decidir engavetar Brock.

Ash e Tracey após a temporada que Brock é engavetado.

Esse se tornou o principal motivo para a saída do personagem e a apresentação de outro estudioso de Pokémons, Tracey Sketchit. Branco e alto, mas com uma personalidade similar a de Brock, ele se tornou um equivalente narrativo, mas sem o risco de sofrer algum boicote. Mas, a falta de simpatia criada por Tracey acabou fazendo necessário o retorno de Brock. 

“Percebemos que ninguém realmente se importava com isso e gostavam de Brock, então o trouxemos de volta”, explicou Hidaka.

  Aproveite e leia também: