Pochita: Tudo sobre o cachorrinho motosserra de Chainsaw Man

Capa da Publicação

Pochita: Tudo sobre o cachorrinho motosserra de Chainsaw Man

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Chainsaw Man é um anime repleto de demônios que surgem a partir do medo das pessoas e, quanto maior o medo de algo, mais poderoso é esse demônio. Contudo, o público já tem um queridinho: Pochita, um cachorrinho metade motosserra que se tornou o melhor amigo do nosso protagonista e salvou sua vida. Mas existe muito mais coisa por trás desse personagem, você sabia?

Obs: Esse é um conteúdo completo sobre o Pochita, se baseando na obra original de Tatsuki Fujimoto, então haverão spoilers ao longo de todo o texto. Para não estragar sua experiência, leia o mangá ou assista o anime antes de checar nossas informações.

Quem é Pochita?

Denji e Pochita juntos

Pochita é o demônio motosserra no mangá e anime Chainsaw Man. Como foi dito anteriormente, os demônios nesse universo são as manifestações dos medos humanos e Pochita nada mais é que a manifestação do medo de motosserras. Ele aparece cronologicamente no anime como um ser ferido que Denji ajudou e, assim, se tornaram parceiros inseparáveis, até que Denji é morto em uma emboscada da Yakuza e Pochita se torna seu coração.

Contudo, o capítulo 87 do mangá revelou aos leitores algo mais profundo sobre o demônio fofinho: Pochita estava em uma batalha com um grupo de demônios de quatro cavaleiros, o que o levou a situação de quase morte. Sua forma fofa de cachorro nada mais é do que a imagem que ele adotou em seu estado enfraquecido antes de conhecer Denji.

A fusão entre Pochita e Denji deu origem ao Homem Motosserra, um contrato onde em troca do poder demoníaco, Denji compartilhou seus sonhos com o próprio demônio.

Pochita morreu?

O primeiro episódio do anime Chainsaw Man deu a entender que Pochita havia se sacrificado para salvar a vida de Denji, mas pode ficar tranquilo, o demônio fofinho ainda está vivíssimo e bem ativo dentro de Denji. Sua forma apenas mudou – novamente – para o coração de Denji, e isso é confirmado no final do Arco da Segurança Pública no mangá.

Durante esse arco na obra original de Chainsaw Man, Pochita entra em contato com Denji e Power no subconsciente deles.

Quais são as formas de Pochita?

Pochita é apenas uma das 3 formas do demônio motosserra em Chainsaw Man, bora conferir todas?

Forma diabólica original

Pochita em sua forma mais poderosa

A forma original de Pochita é bastante sinistra e assustadora, então o nome diabólica não é surpresa. Essa é a única forma em que ele pode eliminar a existência de praticamente qualquer demônio, mas sua aparência mostra o quão brutal ele pode ser. Com um corpo humanóide de 4 braços, uma motosserra em cada um deles e na cabeça, suas tripas enroladas em seu pescoço e alguns chifres, esse é o design mais sinistro do personagem.

Se o contrato entre Denji e Pochita for quebrado, independente das circunstâncias, Pochita ganha controle total sobre o corpo de Denji e se transforma nessa sua verdadeira forma demoníaca, que é muito mais poderosa que a forma híbrida de Homem Motosserra, mas apaga o lado humano do personagem.

Forma enfraquecida

Pochita na forma enfraquecida

Essa é a forma mais fraca e nela, Pochita se torna uma pequena criatura fofinha parecida com um cachorro, nas cores de uma motosserra tradicional. Nesse estado, ele não é forte o suficiente para lutar sozinho, mas acabou se tornando uma arma confiável para Denji, que o empunha e o usa de serra elétrica para afastar demônios e se manter vivo.

Forma híbrida (Homem Motosserra)

Chainsaw Man

Essa forma surge quando Pochita se oferece e firma um contrato com Denji, se tornando o seu coração. Nesse estado, Pochita só se manifesta quando Denji puxa uma cordinha em seu peito, ativando o modo híbrido com serras saindo de seus braços e uma motosserra em sua cabeça. Essa é a segunda forma mais poderosa de Pochita, mas existe a fraqueza humana de Denji que, a cada transformação, perde muito sangue e se enfraquece quando o perde em grandes quantidades.

Quais são os poderes especiais de Pochita?

O Demônio Motosserra usando suas correntes no mangá

Todo demônio possui algumas habilidades em comum, como cura, força, velocidade, durabilidade… Mas cada demônio também possui suas habilidades específicas e essas são as de Pochita:

  • Motosserra: como o demônio derivado de medos de motosserras, esse demônio pode transformar inúmeras partes do corpo em motosserras, o que lhe dá a capacidade de desmembrar seus inimigos com facilidade, como vemos em grande parte das lutas de Chainsaw Man;
  • Regeneração: sim, demônios se regeneram, mas este eleva a regeneração à um novo nível… Ele pode facilmente regenerar partes de seu corpo e, até mesmo um corpo independente temporário. Os leitores viram este poder sendo levado ao limite no capítulo 95 do mangá, quando Pochita cria um segundo corpo independente para enganar Makima;
  • Correntes: ele também pode usar as correntes que fazem parte de sua motosserra como armas, conseguindo envolvê-las em seus inimigos em diversas ocasiões. Ele também dá uma de Homem-Aranha, enrolando as correntes em prédios para lhe dar movimentos mais rápidos, como vimos no capítulo 95 do mangá;
  • Apagamento do Demônio: essa é a habilidade mais poderosa desse demônio, mas até hoje não foi explicado no mangá o por que ele a possui. Todo demônio fica vagando entre o inferno e a Terra quando são mortos e renascidos, mas Pochita pode consumir um demônio de forma que sua existência é apagada do mundo e da memória das pessoas. Um exemplo disso é o capítulo 84 do mangá, onde Kishibe não conseguia se lembrar da AIDS ou das Guerras Mundiais e Makima lhe diz que é porque os demônios correspondentes foram consumidos por Pochita.
  • Apagamento parcial do Demônio: como dito anteriormente, Pochita pode consumir um demônio, mas se isso acontece de forma parcial, o demônio apenas se enfraquece. Um ótimo exemplo é o demônio da Guerra, que teve partes de seu corpo consumidas por Pochita, fazendo com que todos no mundo se lembrem do conceito de guerra, mas nenhuma guerra real aconteceu desde então.

Pochita tem fraquezas?

Pochita

Assim como todo demônio, a maior ameaça para sua existência é que os humanos deixem de ter medo dos objetos que lhe deu origem, no caso, uma motosserra. Os demônios estão sempre ameaçados caso o medo deles diminua.

Fora isso, temos o lado humano de Denji – em sua forma híbrida – já que eliminar Pochita não é uma tarefa fácil e usar as fraquezas humanas de Denji parece ser o ponto mais assertivo. Dito isso, nenhuma outra fraqueza foi dita ou exposta no mangá até o momento, mas caso isso aconteça, atualizaremos vocês com um novo artigo sobre o assunto!

Confira também: