Pinóquio: Filme live-action cortou um dos momentos mais perturbadores do filme da Disney
Pinóquio: Filme live-action cortou um dos momentos mais perturbadores do filme da Disney
Todos os fãs já esperavam por essa mudança!
Estamos imersos em uma era de nostalgia, o que significa que a cada momento a Disney está lançando um remake live-action diferente de suas animações clássicas. Em 2022, foi a vez de Pinóquio, que ganhou uma nova versão no Disney+, dirigida por Robert Zemeckis. Porém, o filme deixa de lado um dos momentos mais perturbadores do longa clássico de 1940.
Na animação clássica, seguimos Pinóquio, um boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Ele nutre uma relação carinhosa com seu pai/criador, Gepeto, mas eventualmente acaba “fugindo de casa” – quando está a caminho da escola, ele é desvirtuado e levado para vários locais diferentes, em uma espécie de metáfora para o tráfico de menores e os perigos aos quais crianças são expostas.
Ao final do longa, ele acaba sendo mandado para a Ilha dos Prazeres ao lado de vários outros garotos. Lá, eles são incentivados a beber e fumar, quebrar lojas e objetos e xingar em alto e bom tom – porém, tudo não passa de uma grande armadilha, já que as crianças são transformadas em burros de carga e são levadas embora pelo Cocheiro, o homem que atraiu Pinóquio até ali.
Toda a cena na Ilha dos Prazeres é construída em cima de elementos grotescos, mas isso vem como um alerta para que as crianças da época (ou seja, os anos 40) não pratiquem vícios de adultos: não fumem, não bebam e não se deixem ser seduzidos por estranhos. Mas pelo visto, o remake achou que isso seria assustador demais para o público contemporâneo.
No filme de 2022, as coisas são bem mais leves, para que o filme consiga mirar no elemento “para toda a família”. Ou seja, a Ilha dos Prazeres agora recebe a visita de garotos e garotas, mas eles não bebem nem fumam. Em vez disso, as crianças agora comem doces descontroladamente, além de beberem cerveja-de-raiz (um tipo de refrigerante dos Estados Unidos).
Algumas coisas foram mantidas do filme original – por exemplo, as crianças continuam destruindo tudo que veem no caminho, além de brigarem entre si. Porém, não há mais xingamentos e nem drogas lícitas à vista. Muito disso, por sinal, tem a ver com a proibição feita em 2015, que bane qualquer uso de cigarros e tabaco nos filmes da Disney – e isso se estende nas outras franquias das quais o estúdio é dono, como a Marvel e Star Wars.
Todo mundo já sabia que o filme tiraria essas cenas mais perturbadoras da animação original, uma vez que a Disney agora não deixa nada mais “adulto” acontecer em seus longas – mesmo que, no contexto do desenho, isso venha na forma de um alerta para os riscos das drogas e da desobediência aos pais, e não como incentivo.
O live-action de Pinóquio está disponível no Disney+.
Abaixo, confira também: