Pikachu teria mais uma evolução poderosa mas ela foi cortada de Pokémon, veja
Pikachu teria mais uma evolução poderosa mas ela foi cortada de Pokémon, veja
Raichu não seria a evolução final do ratinho.
Um ratinho elétrico, amarelo e bonitinho — a fofura de Pikachu foi a chave para conquistar o público de Pokémon. Mas mesmo parecendo ser bem simples, os bastidores da criação do personagem envolveram mistérios que só foram revelados depois de muito tempo. Em uma entrevista para o jornal japonês Yomiuri, os designers do Pikachu revelaram que o monstrinho teria mais uma evolução: o poderoso Gorochu.
A evolução perdida de Raichu
Pikachu evolui para Raichu com a ajuda da Pedra do Trovão. Mas existem indícios de que uma nova evolução aconteceria ao realizar uma Troca Pokémon, mesmo sistema que evolui Kadabra em Alakazan e Haunter em Gengar.
Nos primeiros jogos da franquia, Red e Green, uma linha de diálogo indica que este era o caso até estágios avançados do desenvolvimento, mas a ideia acabou sendo cortada. Ao realizar a troca de um Raichu por um Electrode, na Cinnabar Island, o treinador comenta que seu Pokémon evoluiu nesse processo, o que não acontece de fato na versão final.
Quem é Gorochu?
Acontece que, no início do desenvolvimento, havia sim uma terceira forma. Gorochu seria a evolução de Raichu e a forma final do Pikachu, um Pokémon do tipo elétrico com poderes de um deus. Ele teria presas afiadas saindo de sua boca e chifres pontudos em sua cabeça. Não existem imagens oficiais de sua aparência, apenas recriações feitas por fãs de como teria ficado.
A primeira menção de Gorochu foi feita por Atsuko Nishida, a artista responsável pelo primeiro visual de Pikachu. Segundo a mesma, ela que montou toda a ideia do monstrinho com o mínimo de restrição criativa de seus superiores.
“As únicas ordens que recebi foram ‘Eu quero um tipo elétrico’ e ‘Eu quero um monstro que evolua duas vezes.’ Não havia designação de qual animal,” revela, “Não desenhei no papel, desenhei como arte em pixels [para o Game Boy], então não tenho mais dados, mas o design original que projetei primeiro era algo como um daifuku [, um bolinho de arroz doce recheado.]”
Mudanças na família do Pikachu
Mesmo se inspirando originalmente em um doce, Atsuko nomeou sua criação Pikachu, dando a ideia de um rato elétrico. De acordo com Ken Sugimori, o supervisor de design, foi o próprio Satoshi Tanjiri, criador de Pokémon, que pediu para que a ideia fosse adaptada para combinar melhor com o nome.
Desde o início, a linha evolutiva de Pikachu havia sido planejada para conter três Pokémon — Pikachu, Raichu e Gorochu. Mas o último acabou sendo descartado para diminuir o tamanho total do jogo, assim como outras evoluções finais. Mais tarde, em Gold e Silver, outro Pokémon tomou o seu lugar na família: Pichu, a forma bebê do icônico mascote.
Leia também: