Peaky Blinders: Tudo o que você precisa lembrar antes de assistir à temporada 6
Peaky Blinders: Tudo o que você precisa lembrar antes de assistir à temporada 6
O que você precisa relembrar para assistir a conclusão da jornada da família Shelby na série!
Após nove anos no ar, a consagrada série Peaky Blinders chegou ao fim! A sexta e última temporada da produção, que já foi exibida no Reino Unido no começo do ano, chegará à Netflix nesta sexta-feira (10), o que significa que, finalmente, os fãs do restante do mundo (brasileiros incluídos) poderão assistir aos eventos finais do programa.
Muita coisa aconteceu ao longo das cinco temporadas de Peaky Blinders, e também já faz um período considerável desde o lançamento do quinto ano. Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa lembrar para assistir à temporada 6 da série!
O que acontece na quinta temporada de Peaky Blinders?
A quebra da Bolsa de Valores de Nova York
A quinta temporada de Peaky Blinders, lançada em 2019, ficou marcada por acontecimentos explosivos, novas tramas políticas e uma instabilidade ainda maior na vida de Thomas Shelby (Cillian Murphy). E um dos eventos que servem como ponto de partida para o enredo deste capítulo é a quebra da Bolsa de Valores de Nova York (EUA), em 1929.
Às vésperas da crise, Michael (Finn Cole) estava na cidade cuidando dos interesses financeiros da gangue. Thomas o notifica a respeito do que pode acontecer e pede para que ele não faça investimentos no nome da família, mas Michael ignora tais avisos. O resultado da “desobediência” faz com que os Peaky Blinders percam uma quantia bem considerável de dinheiro.
Com razão, Thomas Shelby e o restante da gangue não ficam nem um pouco felizes com isso e eles passam a desconfiar das verdadeiras intenções do filho de Polly (Helen McCrory). Para os gangsters, especialmente Tommy, Michael tinha feito aquilo de propósito, o que vai gerando uma tensão cada vez mais crescente e perigosa dentro da família.
Thomas Shelby vs. Michael Gray
Toda a desconfiança de Thomas em cima de Michael faz com que os dois comecem a se estranhar durante a quinta temporada da série. Quando o jovem retorna para o Reino Unido, recém-casado com a norte-americana Gina (Anya Taylor-Joy) e esbanjando uma independência preocupante para Shelby, ele até tenta se redimir com o líder dos Peaky Blinders, mas Thomas não fica muito convencido.
Essa situação abre espaço para uma desavença entre os dois: enquanto Tommy tenta manter seu controle e autoridade diante da gangue, Michael se mostra ávido, juntamente com Gina, a revigorar os negócios dos Blinders e modernizá-los. Até o final da temporada, a situação vai se agravando a tal ponto que Shelby bane os dois da gangue.
A ameaça fascista
Concomitante aos dramas familiares, o quinto ano também traz um maior desenvolvimento da vida política de Thomas Shelby, que passa boa parte de seus dias dentro do Parlamento britânico. Além disso, nessa temporada, temos a ameaça do fascismo, que é personificada na figura de Oswald Mosley (Sam Claflin), conforme os eventos narrados na série vão se aproximando do período da Segunda Guerra Mundial.
Mosley é o grande antagonista da quinta temporada, mas Thomas precisa pensar no “bem maior” e passa a se reunir com o fascista para obter informações que possam ser úteis ao serviço de inteligência britânico, organização em que o gângster presta serviços nas horas vagas.
Para conseguir cumprir a missão, Thomas tem que lidar com as constantes investidas de Mosley para fazer com que ele entre no partido fascista. Em contrapartida, o político não imagina que Shelby está trabalhando com o coronel Ben Younger (Kingsley Ben-Adir) para acabar com a organização fundada por Oswald.
As visões de Thomas e seu estado mental
Outro ponto que também merece ser destacado é o que diz respeito às visões de Thomas. Durante a temporada, o líder dos Peaky Blinders começa a vivenciar episódios em que vê sua falecida esposa Grace (Annabelle Wallis). Isso levanta questionamentos acerca do verdadeiro estado mental de Shelby, que está cada vez mais fragilizado e inconstante.
Quem é fã da série sabe que Tommy tem um passado recheado de traumas horripilantes e já vivenciou muita coisa impactante em sua vida. Sem contar que, com a vida que ele leva, fica difícil manter a sanidade intacta.
Assim, um aspecto importante que é explorado nessa temporada é a própria mente de Thomas Shelby e como o gângster está entrando em um espiral psicológico preocupante quanto mais o tempo passa.
Os Billy Boys
Mais uma ameaça para os Peaky Blinders na quinta temporada é a gangue escocesa chamada Billy Boys. Uma das investidas mais impactantes do grupo é feita contra Aberama Gold (Aiden Gillen) e seu filho, que é espancado e morto na frente do pai de um jeito brutal.
Aberama pede ajuda a Thomas, mas o gângster não permite que o parceiro revide por causa de um negócio que está sendo feito entre as duas gangues. Logo, Shelby promete para Gold que ele terá sua vingança contra o chefe dos Billy Boys quando a trégua for concluída. Infelizmente, Aberama não tem a oportunidade de realizá-la, já que ele é morto no último episódio da temporada.
A relação conturbada entre Linda e Arthur
Linda (Kate Phillips) e Arthur (Paul Anderson) vivem de altos e baixos desde que se uniram em Peaky Blinders. Mas a quinta temporada marca o ápice da toxicidade desse relacionamento: cansada de ver o marido sem tomar uma única atitude a respeito do controle de Thomas, Linda passa se encontrar com um homem, algo que logo é descoberto por Arthur.
Revoltado com a informação, o irmão mais velho de Tommy vai atrás desse indivíduo (sem questionar muita coisa antes) e o espanca de uma forma extremamente violenta. Quando Linda acaba sabendo do ocorrido, ela vai até a uma festa de Thomas decidida a atirar em Arthur, mas Polly interfere ao atirar na mulher antes que ela consiga atingir o esposo.
Após se recuperar, Linda decide abandonar Arthur de vez, o que contribui para piorar ainda mais o estado mental e físico do gângster.
O retorno de Alfie Solomons
Para conseguir vencer o crescente poder de Oswald Mosley, Thomas decide planejar o assassinato do fascista. Como ele não vai se comprometer em fazer isso sozinho, Shelby conta com a ajuda de seus capangas e de velhos conhecidos, como Alfie Solomons (Tom Hardy), para realizar o perigoso feito.
Para quem não lembra, Alfie levou um tiro na cabeça de Thomas no final da quarta temporada de Peaky Blinders. Logo, acreditava-se que o antigo rival/amigo de Shelby estava morto. Porém, como vaso ruim não quebra, Solomons retorna ao quinto ano, desta vez com cicatrizes no rosto e cego de um olho.
Assim, Thomas firma uma nova parceria com Alfie, que fornece alguns de seus homens para causar uma espécie de tumulto durante o evento em que Oswald Mosley irá discursar. É nele que Shelby pretende colocar em prática seu plano.
Polly Gray diz adeus
Além de ter que lidar com a crescente tensão entre seu filho, Michael, e Thomas Shelby, Polly também precisa decidir um outro aspecto de sua vida na quinta temporada: a romântica. Seu envolvimento com Aberama Gold continuou evoluindo desde o quarto ano da série, culminando em um noivado entre os dois.
Infelizmente, a felicidade durou pouco já que Abarema morreu no final do quinto capítulo. Vale lembrar também que a atriz Helen McCrory, a intérprete de Polly, faleceu em abril de 2021, o que significa que ela não retornou ao sexto e último ano de Peaky Blinders.
A fracassada tentativa de assassinar Oswald Mosley
No último episódio da quinta temporada, Thomas finalmente coloca em prática o plano de assassinato de Mosley durante o comício do fascista. Para manter sua posição de agente duplo em segredo, Shelby permanece ao lado de Oswald no palco enquanto um sniper mantém o político na mira, apenas esperando o momento certo para puxar o gatilho.
Entretanto, o sniper acaba sendo morto antes que isso aconteça e Mosley deixa o local sem um único arranhão. Paralelamente a isso, Aberama e Arthur também são atacados, sendo que o primeiro também morre enquanto tenta atacar o líder dos Billy Boys.
Diante de toda a confusão, Tommy fica transtornado após ver seu plano indo água abaixo e com a sensação de que as informações sigilosas da gangue tinham sido vazadas. A última cena da temporada mostra o líder dos Blinders gritando e apontando uma arma na própria cabeça.
A sexta temporada de Peaky Blinders estreia no dia 10 de junho na Netflix.
Aproveite também: