Pantera Negra: De onde exatamente vem a origem dos poderes do herói?
Pantera Negra: De onde exatamente vem a origem dos poderes do herói?
Afinal, como surgem os Panteras Negras em Wakanda?
Atenção: Alerta de Spoilers!
Nesta quinta-feira (10), chega aos cinemas Pantera Negra: Wakanda para Sempre, o mais novo capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel, que lida diretamente com a perda de Chadwick Boseman e nos traz uma grande história sobre luto, perda e superação. Contudo, o filme também explica como os Panteras Negras ganham suas habilidades e poderes.
Tanto nos quadrinhos quanto nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, os poderes do Pantera Negra são bem variados: todos os detentores do manto possuem superforça, agilidade, resistência e durabilidade sobre-humanas e também sentidos mais aguçados.
E tudo isso se deve a uma planta que cresce no terreno de Wakanda: a Erva Coração.
A Erva Coração ganha esse nome por conta de seu formato, mas suas propriedades surgiram devido ao solo rico em minerais, graças ao contato da terra com vibranium, o metal fictício que Wakanda possui aos montes. De alguma forma, é dito que as propriedades do metal transformaram a biologia dessas plantas e, por isso, seus usuários têm uma reação diferente ao consumi-las.
No entanto, não são todas as pessoas de Wakanda que consomem a erva, justamente por seus efeitos imprevisíveis. Alguns acabam ganhando superpoderes, como é o caso dos Panteras Negras e de alguns guerreiros da nação, mas outras pessoas acabam sendo envenenadas ao entrar em contato com as toxinas da planta.
No primeiro filme do Pantera Negra, vemos Erik Killmonger usando a planta e, logo em seguida, destruindo a reserva dessas ervas em Wakanda, o que leva a uma escassez e transforma T’Challa no “último Pantera Negra”. Já em Wakanda para Sempre, vemos Shuri tentando criar uma versão sintética da erva para curar seu irmão, que adoece de forma misteriosa.
Shuri não consegue salvar T’Challa, mas posteriormente entra em contato com o reino submarino de Talokan, de onde vem o Namor e os outros “atlantes” do MCU. O local também é rico em vibranium e, ao receber uma pulseira com fibras de ervas e algas do local, Shuri é capaz de desenvolver uma versão sintética da Erva Coração.
Dessa forma, ela acaba se transformando na nova Pantera Negra e podemos vê-la usando seus poderes já desde o início. Ela ganha superforça e fica ainda mais ágil e resistente, o que acaba fazendo com que ela possa lutar de igual para igual com Namor.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, confira também: