Pantera Negra 2: Nome de Namor ganha novo significado no MCU

Capa da Publicação

Pantera Negra 2: Nome de Namor ganha novo significado no MCU

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre começa a inundar os cinemas de todo o Brasil nesta quinta (10), introduzindo Namor (Tenoch Huerta) e o reino de Talokan ao MCU. A origem do herói apresenta várias divergências em relação aos quadrinhos, até mesmo seu nome. No filme, o próprio nome do vilão ganha um novo significado. (Cuidado, spoilers à seguir)

O que significa Namor no MCU?

Namor ganhou seu nome de forma trágica (Créditos: Disney)

No Universo Cinematográfico da Marvel, Namor significa “sem amor”, porque ele não tem o menor amor pelas civilizações da superfície. Este detalhe é revelado em uma visita de Shuri ao Reino de Talokan. O deus mesoamericano conta sua história de origem, que acontece durante a colonização mexicana no século XVI.

Mesmo criança, Namor já era o rei de seu povo submarino. Quando sua mãe morreu, ele prometeu enterrá-la em terra firme, onde ela havia nascido. Porém, ao sair do mar, o garoto se deparou com o genocídio do povo maia pelos espanhóis. Namor ordenou que seu povo queimasse tudo e um religioso espanhol tentou amaldiçoar o mutante. Entre outros xingamentos, ele disse que ele era “El niño sin amor”, ou em português, “a criança sem amor”, que foi reduzido como Namor.

Qual é o nome verdadeiro de Namor no MCU?

Namor é inspirado em Quetzalcóatl (Créditos: Disney).

O Primeiro Mutante reserva o nome de Namor para seus inimigos. Entre o povo de Talokan, o Príncipe Submarino é conhecido como K’uk’ulkan, a serpente emplumada. O nome vem de um deus maia, mais conhecido por seu nome asteca Quetzalcóatl.

Na Península de Yucátan, onde o reino fictício de Talokan se localiza, o nome da divindade foi usado por diversos governantes em busca de legitimar seu poder.

Qual é o significado de Namor nos quadrinhos?

Nascimento de Namor é retratado também nos quadrinhos.

Nas histórias originais da Marvel, Namor significa “Filho vingativo” (“Avenging son”, no original). O primeiro mutante recebe esse nome de sua mãe ao nascer, na revista The Saga of the Submariner #1. Por ser meio humano, o pequeno não tinha a característica pele azul de seu povo atlante. Assim, sua mãe decidiu batizá-lo com um nome tipicamente atlante, que guiaria seu propósito no reino.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre estreia nos cinemas dia 10 de novembro.

Leia também: