Oscar: Como surgiu o prêmio e por que ele é tão relevante para o cinema?
Oscar: Como surgiu o prêmio e por que ele é tão relevante para o cinema?
Conheça a história do Oscar e entenda o motivo que o tornou a premiação mais importante do cinema!
O Oscar de 2022 finalmente está chegando! A 94ª edição do evento mais importante do cinema acontece neste domingo (27), e as especulações a respeito de quem vai levar o homenzinho dourado para casa só aumentam. Você já definiu a sua torcida? Se não, corre que ainda dá tempo!
E para quem acompanha a temporada de premiações, não é novidade que o Oscar conquistou uma posição de enorme prestígio na indústria. Ganhar o prêmio é quase como ganhar na loteria. Mas você sabe como o evento surgiu e por que ele se tornou tão relevante para a sétima arte? Hoje nós vamos voltar no tempo para te contar um pouco sobre a história do Oscar e o que fez com que a premiação ganhasse tanto destaque!
Quando o Oscar surgiu?
O nascimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, grupo responsável pela organização do Oscar, aconteceu no ano de 1927. A ideia surgiu durante um jantar na casa de Louis B. Mayer, presidente do icônico estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, com o objetivo de prestigiar produções da indústria cinematográfica.
Alguns dias depois, 36 profissionais de diversas áreas do cinema se juntaram para oficializar a criação do que viria a ser a maior premiação de Hollywood (via Oscars). Mas a cerimônia clássica como a conhecemos hoje em dia demorou um pouquinho para tomar forma.
A primeira edição do evento (que foi, na verdade, um jantar) ocorreu no dia 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood, em Los Angeles (EUA), onde 270 convidados compareceram. Em sua estreia, o primeiro longa-metragem a ser premiado na categoria de Melhor Filme foi Asas, de William A. Wellman.
Os vencedores já tinham sido anunciados três meses antes da cerimônia, algo que sofreu alterações no ano seguinte: a Academia optou por manter segredo e entregou uma lista com o nome dos ganhadores antecipadamente aos jornais para que fosse publicada depois do evento.
Esse sistema continuou até 1940, até que o veículo Los Angeles Times divulgou os vitoriosos em sua edição noturna, ficando disponível para os convidados antes da premiação. Foi assim que o formato dos envelopes, o que estamos acostumados a ver hoje em dia, surgiu.
O segundo ano da premiação marcou o início da transmissão ao vivo que, naquela época, foi feita por rádio. Já a versão televisionada, em preto e branco, só veio a acontecer em 1953, e a colorida em 1966. A essa altura do campeonato, o Oscar já era a principal premiação da sétima arte e, a cada ano que passava, ganhava mais a cara da cerimônia que se tornou atualmente.
Oscar: de onde veio o nome?
Na mesma época em que o prêmio começou a tomar forma, a ideia de criar um troféu majestoso para homenagear os profissionais também surgiu. De acordo com informações do site oficial da Academia, o escolhido para assumir essa tarefa foi Cedric Gibbons, o diretor de arte da MGM. Com o design em mãos, o grupo contratou o escultor George Stanley para dar vida ao homenzinho dourado.
Mas de onde vem o nome Oscar? O que muita gente não sabe é que o título oficial da estatueta é Academy Award of Merit, ou Prêmio da Academia ao Mérito, em português. Oscar é apenas um apelido que acabou se tornando popular. Reza a lenda que o título surgiu depois que uma bibliotecária da Academia viu o troféu pela primeira vez e comentou que ele lembrava seu tio Oscar. Desde então, o nome pegou e o grupo passou a usá-lo para se referir ao prêmio.
Por que o prêmio é tão importante?
Já estamos carecas de saber que o Oscar é a premiação mais relevante da indústria cinematográfica. Desde o seu surgimento, o evento continuou ganhando cada vez mais importância e influência não somente em Hollywood, mas no mundo todo. Muita gente sonha em conquistar uma estatueta e ficar para sempre marcada na história da cerimônia. Mas por que?
Em termos gerais, ganhar um Oscar pode ser um divisor de águas na carreira de alguém. Muito disso vem do próprio sistema de votação, onde cada membro só tem permissão de votar em sua área de especialidade (com algumas exceções), ou seja, ser reconhecido por seus pares já é um símbolo de mérito em uma indústria tão competitiva quanto Hollywood.
Para um ator, por exemplo, conquistar um Oscar pode abrir portas que ele nem imaginava conseguir alcançar um dia. O mesmo acontece com outros profissionais do meio exatamente por causa da impressionante visibilidade que a premiação proporciona aos indicados e, principalmente, aos vencedores. Para os estúdios responsáveis pelas produções, então, Oscar significa lucro: uma indicação ao prêmio pode impulsionar ainda mais a bilheteria do respectivo filme nos cinemas, especialmente se o lançamento acontecer próximo ao anúncio da disputa.
É claro que essa não é uma regra definitiva. Em 2020, a atriz Halle Berry, que fez história no Oscar, em 2002, ao se tornar a primeira mulher negra a vencer o prêmio de Melhor Atriz, concedeu uma entrevista à Variety onde relatou que, depois de ganhar a estatueta, acreditava que iria conseguir diversos projetos maravilhosos e trabalhar com os melhores diretores. Mas não foi isso que aconteceu: segundo ela, “não havia lugar na indústria para alguém como eu”.
Essa realidade levanta diversas outras controvérsias nas quais a Academia vem enfrentando ao longo dos últimos anos, principalmente em relação à diversidade na premiação. Algumas mudanças foram feitas, mas ainda são passos lentos. Isso colocou em pauta a contestação da relevância do Oscar, que luta para se manter “atual” diante de novos cenários e exigências necessárias no século XXI.
A edição de 2022
A 94ª edição do Oscar acontece neste domingo (27) e conta com alguns destaques como Ataque dos Cães, Duna e Belfast, produções que lideram o ranking de maiores indicados em 2022. O tempo está curto, mas caso ainda não tenha assistido aos principais filmes indicados, ainda dá tempo!
Aqui no Brasil a cerimônia será transmitida pelo canal TNT e no Globoplay, que poderá ser acessado de forma gratuita, ou seja, você não precisa ser assinante para acompanhar a transmissão na plataforma.
A 94ª edição do Oscar acontece no dia 27 de março de 2022.
Aproveite também: