Os Anéis de Poder: Série da Amazon sofre bombardeio de críticas negativas por diversidade do elenco
Os Anéis de Poder: Série da Amazon sofre bombardeio de críticas negativas por diversidade do elenco
Ataques visam prejudicar média da série em agregadores de crítica
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreou ontem (1), e já está sofrendo ataques por trazer maior diversidade em seu elenco. Ao invés de criticar a qualidade da produção, parte do público está realizando um bombardeio de críticas ao protagonismo feminino ou diversidade racial dos personagens da série, visando prejudicar a média de aprovação da série em agregadores de crítica como o Metacritic e o Rotten Tomatoes.
As reclamações sobre o elenco da série tiveram início logo que ele foi revelado, trazendo Ismael Cruz Córdova como Arondir, um elfo negro, e Sophia Nomvete, uma atriz negra, como a princesa dos anões, Disa. Desde o início, as escalações motivaram ataques racistas, que continuam acontecendo.
Além disso, parte dos comentários críticos reclama do protagonismo feminino da série e da escolha de retratar Galadriel como uma guerreira, enquanto homens em posições de poder são retratados de maneira negativa.
No Rotten Tomatoes, a série conta atualmente com 84% de aprovação da crítica, contra 38% do público. Enquanto alguns comentários simplesmente criticam a falta de fidelidade ao material original, outros reclamam especificamente da mudança na etnia de certos personagens, dizendo que a série “não se mantém fiel ao material fonte e muda a raça de personagens que deveriam estar na mitologia inglesa”.
Já no Metacritic, onde a produção conta com uma média de 2.2 no momento, a maioria dos comentários não fala sobre a qualidade da série, apenas reclamando sobre a produção ser “woke”, termo político em inglês que é relacionado à consciência de questões relacionadas à justiça social, e usado pejorativamente por críticos de pautas identitárias. Trazendo para o contexto brasileiro, o termo é usado muitas vezes de modo semelhante a “lacração”.
“Parece que a equipe só tinha uma tarefa – fazer mais uma série woke”, um dos comentários do Metacritic diz. Outro apresenta o mesmo tipo de crítica, afirmando:
“Estou quase certo de que esta foi a primeira vez na minha vida em que senti dor no coração ao assistir algo. Cresci com Senhor dos Anéis e tinha esperanças para isso, mas é 100% puro lixo woke.”
Entre os comentários com ataques mais diretos, a atitude de Galadriel foi citada, bem como as “minorias”:
“Sem consistência, Galadriel age como uma feminista tóxica ignorando todos os bons conselhos,” um usuário escreveu. Um dos comentários mais abertamente racistas diz: “Agradando os interesses de minorias, negros e outras criaturas.”
Em inglês, esse tipo de ataque é nomeado review-bombing, prática realizada por grupos online para prejudicar as vendas ou popularidade de produtos, serviços ou produções. Apesar de certas medidas serem tomadas para prevenir esse tipo de ataque, como impossibilitar reviews de serem publicadas antes de um lançamento, esse tipo de ação continua relativamente comum, como o caso da série demonstra.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video, e recebe novos episódios semanalmente.
Veja também: