Os Anéis de Poder: Netflix fez oferta maior que Amazon pelos direitos de O Senhor dos Anéis
Os Anéis de Poder: Netflix fez oferta maior que Amazon pelos direitos de O Senhor dos Anéis
O que rolou entre as negociações e por que a Netflix foi rejeitada?
O Senhor dos Anéis é uma das obras de fantasia medieval mais populares de todos os tempos e é claro que as histórias de JRR Tolkien chamam a atenção de grandes empresas devido ao lucro que podem receber caso adquiram os direitos de propriedade. Com Os Anéis de Poder não foi diferente e Patrick McKay e JD Payne – showrunners da série – revelaram que o Prime Video não foi o único a dar seu lance.
Segundo o The Hollywood Reporter, os showrunners de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder revelaram que outros streamings além da Amazon Prime Video tentaram abocanhar a propriedade de Tolkien, mas para isso um preço altíssimo estava em jogo.
Quando a série foi confirmada como parte do catálogo do Prime Video, foi revelado que só os direitos (sozinhos) valiam cerca de US$ 250 milhões. Isso significa que antes mesmo da série começar a ser produzida, os gastos já alcançavam um quarto de bilhão. (via ComicBook)
Mas aparentemente, o valor não foi esse para a Amazon… Segundo o The Hollywood Reporter, durante a negociação a Netflix tentou obter os direitos de O Senhor dos Anéis oferecendo essa quantia altíssima, enquanto a oferta da Amazon teria sido “dezenas de milhões a menos” e, como sabemos, The Tolkien Estate não aceitou a proposta milionária da Netflix.
Mas por que a Amazon conseguiu fechar negócio, mesmo oferecendo menos? A resposta é simples: Controle e participação criativa. Segundo o THR, foi feita “uma promessa de um relacionamento próximo que daria ao espólio um assento criativo à mesa para que pudesse proteger o legado de Tolkien”.
Isso foi crucial na decisão e no fechamento do acordo. Já a Netflix teria apresentado um plano que daria a obra de Tolkien uma abordagem similar a da Marvel Studios: séries individuais para personagens como Galadriel e Aragorn, um show completo e bem diferente do esperado. Isso teria assustado completamente o The Tolkien Estate, que recusaram a proposta.
Confira também: