Orlando Bloom: O que aconteceu com o ator de Piratas do Caribe e O Senhor dos Anéis?

Capa da Publicação

Orlando Bloom: O que aconteceu com o ator de Piratas do Caribe e O Senhor dos Anéis?

Por Jaqueline Sousa

No início dos anos 2000, o ator Orlando Bloom era um dos nomes mais populares de Hollywood. O estopim para o seu sucesso foi graças ao lançamento de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), primeiro filme baseado na obra homônima de J. R. R. Tolkien onde ele deu vida ao elfo Legolas

Mas não parou por aí: logo após o fim da trilogia de Peter Jackson, Bloom garantiu mais um sucesso em sua carreira ao interpretar Will Turner na franquia Piratas do Caribe. Na época, parecia que o artista estava destinado a realizar grandes feitos na indústria cinematográfica, mas não foi isso que aconteceu. 

Por mais que não tenha desaparecido da indústria completamente, Orlando Bloom já não tem a mesma força em Hollywood como antes. O que houve, então? Continue com a gente que nós vamos te explicar!

Quem é Orlando Bloom?

A trilogia O Senhor dos Anéis foi a responsável por alavancar a carreira de Orlando Bloom.

Nascido em Canterbury, Kent, na Inglaterra, em 1977, Orlando Bloom começou sua trajetória como ator bem cedo, demonstrando um grande interesse pela área artística ainda na adolescência. Disléxico, Bloom encontrou na arte uma forma de escapismo, participando de diversas peças escolares e produções teatrais em sua cidade natal. 

Sua paixão pela atuação prevaleceu ao longo dos anos e ele se dedicou aos estudos para conseguir seguir na profissão, indo além das peças de teatro. Assim, na metade da década de 1990, Bloom estreou na televisão fazendo papéis menores em séries como Casualty, Smack the Pony e Os Assassinatos de Midsomer. Já no cinema, seu primeiro personagem foi no filme Wilde – O Primeiro Homem Moderno (1997).

Mas o grande ponto de virada na carreira de Orlando aconteceu através de Legolas, na trilogia O Senhor dos Anéis. Embora tenha reprisado o papel nos filmes de O Hobbit, também de Peter Jackson, foi a principal saga de Tolkien que agiu como uma divisora de águas na vida profissional de Bloom.

Assim, após o lançamento de A Sociedade do Anel, em 2001, o ator se viu diante de um sucesso estrondoso que alavancou sua reputação na indústria, colocando-o entre os nomes mais disputados de Hollywood. 

Will Turner, de Piratas do Caribe, é outro papel de grande destaque na carreira de Bloom.

A fama de Bloom aumentou ainda mais quando ele foi escalado para viver Will Turner em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003), o primeiro filme da rentável franquia do capitão Jack Sparrow. Ao todo, Orlando participou de quatro filmes da saga marítima.

Além das produções citadas, outros longas que ficaram marcados em seu currículo são Tróia (2004), Tudo Acontece em Elizabethtown (2005), Cruzada (2005) e Os Três Mosqueteiros (2011). A peça da Broadway Romeu e Julieta (2014) também é um dos destaques de sua carreira. 

O que aconteceu com Orlando Bloom?

Se Orlando Bloom era uma das personalidades mais famosas de Hollywood, por que ele se distanciou da indústria cinematográfica? Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, em 2020, o ator comentou brevemente sobre como sua rápida transição entre o anonimato e a fama afetou sua vida pessoal e profissional.

Bloom disse:

“[…] Eu estava cansado de me ver. Estava cansado de ver qualquer vislumbre de mim por causa de toda a publicidade que precisava ser feita com esses filmes e, inevitavelmente, acho que você acaba ficando esgotado, até certo ponto, de si mesmo e para o público.”

Segundo o ator, ter se afastado em certa medida da indústria não foi uma decisão pensada, “apenas aconteceu”. Apesar de não ter lidado muito bem com a intensa exposição midiática na época dos filmes de O Senhor dos Anéis e Piratas dos Caribe, Bloom reconhece que foi uma experiência incrível:

“Para ser honesto, foi uma experiência incrível e consegui aproveitar ao máximo, mas eu estava sob os olhos do público o tempo todo. Tudo que eu fazia era incrivelmente visível e era difícil me recuperar às vezes. Leva um tempo até você se erguer de novo. Tirei alguns anos de folga para ter um filho. Fui casado, me divorciei e tive um filho, e foi bom. Estava tirando um tempo para recarregar.”

Orlando Bloom tirou um tempo de Hollywood para cuidar de questões pessoais.

A questão da paternidade era muito importante para Orlando Bloom quando sua ex-esposa, a modelo Miranda Kerr, deu à luz ao primeiro filho do ator. Isso porque, quando ele tinha apenas quatro anos, aquele que Bloom acreditava ser seu pai, o ativista e escritor Harry Bloom, faleceu devido a um derrame. 

Mas como assim “acreditava ser seu pai”? Acontece que, após a morte de Harry Bloom, a mãe de Orlando contou para ele que seu verdadeiro pai era, na verdade, Colin Stone, um amigo da família e parceiro de sua mãe que ajudou a criá-lo.

Sendo assim, Orlando queria dedicar seu tempo para cuidar do filho. “Por causa da minha história de infância e o relacionamento com o meu pai, era muito importante para mim que eu fosse muito presente para o meu filho”, contou Bloom ao THR. 

Além disso, o grande sucesso que Bloom obteve com O Senhor dos Anéis de Piratas do Caribe não se repetiu em outros projetos do ator. Ele teve certa dificuldade em fazer uma transição na indústria para papéis mais diversificados e fora do círculo de blockbusters, o que pode ter ajudado a esfriar sua carreira desde então. 

Orlando Bloom e Condola Rashād na peça Romeu e Julieta, da Broadway.

Mas mesmo não aparecendo em grandes produções como aquelas que impulsionaram sua carreira, Bloom não parou de atuar. Nesse meio tempo, ele aproveitou para se dedicar ao teatro, um grande exemplo sendo a peça Romeu e Julieta, de 2014. 

Orlando também se ocupou com outras atividades ao longo dos anos como seu trabalho como embaixador da UNICEF. Desde 2009, o ator se dedica a projetos humanitários ao órgão das Nações Unidas, algo que também pode ter colocado sua carreira nas grandes telas do cinema em segundo plano.

Como Orlando Bloom está hoje em dia?

 

Orlando Bloom com o ator Ismael Cruz Córdova, o Arondir da série Os Anéis de Poder.

Atualmente, Orlando Bloom tem 45 anos e segue firme e forte com sua vida profissional. Desde que encerrou suas atividades com as franquias O Senhor dos Anéis (O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, de 2014) e Piratas do Caribe (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, de 2017), Orlando vem retornando para frente das câmeras aos poucos.

Um de seus trabalhos mais recentes foi na série Carnival Row, do Amazon Prime Video, em 2019. A produção é ambientada na era vitoriana e explora o universo da fantasia com criaturas mitológicas, que lutam para coexistir com os seres humanos. Na trama, Bloom interpreta um detetive que tenta desvendar um perigoso mistério. 

Outros destaques recentes de sua carreira são os filmes Agulha no Palheiro Temporal (2021) e Posto de Combate (2019). No futuro, veremos o artista nos filmes Red Right Hand, Gran Turismo e Wizards! (títulos sem tradução oficial para o português até o momento).

Orlando Bloom está noivo da cantora Katy Perry.

Já na vida pessoal, Orlando Bloom está noivo da cantora Katy Perry desde 2019. O relacionamento dos dois começou em 2016 e, juntos, eles têm uma filha de dois anos. 

Aproveite também: