A origem do Macaco Louco de As Meninas Superpoderosas é ainda mais bizarra do que muita gente se lembra
A origem do Macaco Louco de As Meninas Superpoderosas é ainda mais bizarra do que muita gente se lembra
Professor Utonium não é tão bom quanto parece
Com tantos vilões icônicos no universo de As Meninas Superpoderosas, Macaco Louco se destaca não apenas pelo visual, mas também por dividir uma história de origem com Florzinha, Docinho e Lindinha. A diferença é que se as garotas se tornaram as heroínas de Townsville, Macaco Louco foi desprezado pela cidade e por seu “pai”.
Como foi revelado no filme prequel de As Meninas Superpoderosas, lançado em 2002, quem causou o incidente de Professor Utonium com o Elemento X — que deu origem ao trio — foi o assistente de laboratório, Jojo.
Porém, o acidente também resultou na transformação de Jojo em Mojo Jojo, conhecido nacionalmente como o Macaco Louco. A inteligência do símio foi aprimorada e a inveja e o desprezo sofrido pelo macaco o colocaram na posição de vilão.
Mas, a revelação dessa história de Mojo não se limitou ao filme e a série das Meninas Superpoderosas. Nos quadrinhos publicados pela IDW, o vilão criou um plano intrincado em que utilizaria sua história de origem para manipular o professor e suas irmãs.
Nele, o macaco se infiltrou na casa de Utonium fingindo ter retornado a identidade de Jojo. Seu objetivo era ter acesso a todo o Elemento X guardado pelo professor e, assim, poder destruir o mundo.
Alguns podem lembrar de um enredo similar a esse na série original, porém, nos quadrinhos, a história ganha nuances ainda mais sombrias.
Para se conectar com o trio, o personagem utiliza o fato de compartilhar uma mesma história de origem com as garotas. Já quando falamos da relação entre Utonium e Mojo Jojo, existe uma culpa latente pelo o que aconteceu com o antigo parceiro de laboratório do professor.
Jojo era mais do que um assistente, era o animal de estimação do cientista. Para alcançar seu objetivo, o vilão capitaliza dessas memórias e culpabiliza o professor pelo incidente, mas também pela forma como foi tratado após o nascimento de suas irmãs.
Em uma animação tão colorida como a de As Meninas Superpoderosas, é curioso pensar em como os personagens desse universo são bem mais complexos do que aparentam. Mesmo com Utonium sendo visto como um pai amoroso pelas garotas, sua função na história está mais próxima de um “cientista louco”, que não parece ter plena noção da consequência de seus atos.
Aproveite e continue lendo: