Quem foi Oppenheimer? Tudo sobre o novo filme de Christopher Nolan
Quem foi Oppenheimer? Tudo sobre o novo filme de Christopher Nolan
Obra sobre o pai da bomba atômica reúne elenco de peso liderado por Cillian Murphy e Robert Downey Jr.
Após 20 anos em parceria com a Warner Bros., o diretor Christopher Nolan agora está de casa nova na Universal Pictures, e promete outro blockbuster de altíssimo nível e ainda mais explosivo – literalmente, até.
Oppenheimer, próximo projeto de Nolan, será estrelado por Cillian Murphy (Peaky Blinders) e acompanhará a história de uma figura importante da ciência: Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica. Conheça abaixo mais sobre a personalidade histórica da vida real, e tudo sobre o novo filme de Christopher Nolan!
- Quem foi Oppenheimer na vida real?
- Como surgiu o filme de Oppenheimer?
- Quem está no elenco de Oppenheimer?
- Qual será a trama de Oppenheimer?
- Quando estreia Oppenheimer?
Quem foi Oppenheimer na vida real?
Na vida real, J. Robert Oppenheimer foi um brilhante professor de física, que se consagrou uma das figuras importantes nos campos da física teórica, quântica e nuclear. Seu trabalho é referência quando se trata de astronomia, tendo ajudado a prever o fenômeno dos buracos negros, e também em tudo relacionado à energia nuclear.
Muito disso se dá pelo fato de que Oppenheimer, após ter conquistado certa reputação, foi contratado pelo governo dos Estados Unidos para comandar o que ficou conhecido como o Projeto Manhattan, uma unidade de pesquisa em Los Alamos, no Novo México. Foi nesse projeto que o cientista se dedicou a entender toda a complexidade da energia nuclear, visto que o objetivo final era a construção de bombas nucleares para o exército norte-americano.
A história de Oppenheimer costuma ser resgatada com frequência por conta do arrependimento do próprio físico ao testemunhar o poder destrutivo de sua criação. Interessado no hinduísmo, o cientista desenvolveu a primeira arma nuclear com peso no coração.
Um dos momentos mais emblemáticos disso se dá quando Oppenheimer testemunhou o primeiro teste da bomba nuclear, afirmando que a explosão lhe trouxe à mente palavras do Bhagavad Gita, texto sagrado hindu, que diziam: “Agora eu me tornei a Morte, a destruidora de mundos”. A citação se tornou uma das mais poderosas frases sobre o impacto da destruição nuclear.
Nos anos seguintes, Oppenheimer lutou ativamente contra a proliferação de armas nucleares, e também se envolveu em uma série de escândalos. No auge do Macartismo, ficou claro que o físico tinha diversas conexões com o comunismo, tendo ligações com membros dos partidos e até um longo histórico de doações financeiras para causas socialistas.
Como surgiu o filme de Oppenheimer?
Oppenheimer adapta uma biografia específica do físico – no caso, o livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer (ou Prometheus Americano: O Triunfo e Tragédia de J. Robert Oppenheimer, em tradução livre). A obra escrita pela dupla Kai Bird e Martin J. Sherwin foi lançada em 2006, e é vencedora de um prêmio Pulitzer.
O livro é considerado a obra definitiva sobre Oppenheimer. Com mais de 700 páginas, mergulha tanto na vida pessoal do físico, seu trabalho no Projeto Manhattan, e também seu papel na Guerra Fria.
O filme de Christopher Nolan deve tocar em todos os pontos importantes da vida de Oppenheimer, incluindo seus casos pessoais, suas crenças místicas e sua queda durante a Guerra Fria. O longa, porém, passou por alguns problemas até se tornar realidade.
Nolan é um cineasta que construiu prestígio na Warner Bros. ao longo de duas décadas, tendo entregue no estúdio obras de peso, como a Trilogia Batman, A Origem (2010) e muito mais. Em 2020, com a chegada da pandemia, a relação entre o diretor e o estúdio se amargou quando a Warner optou por lançar todos os seus filmes direto no recém-lançado streaming HBO Max.
O diretor considerou a medida um ataque aos cineastas da casa, e ficou especialmente frustrado pela falta de discussões internas com os realizadores antes de algo desse porte ter sido aprovado. Ele dificilmente foi o único, já que Patty Jenkins (Mulher-Maravilha) também falou extensamente sobre sua insatisfação com a Warner. No caso de Nolan, isso simbolizou uma quebra grave de confiança. Em 2021, ele não mediu palavras:
“Alguns dos maiores cineastas e dos maiores astros da indústria foram dormir achando que estavam trabalhando para o maior estúdio de cinema, mas acordaram para descobrir que estão trabalhando para o pior serviço de streaming.”
Nas etapas iniciais do desenvolvimento de Oppenheimer, o cineasta pulou fora e levou o seu projeto com ele. Nolan buscou quais estúdios de Hollywood estavam prontos para atenderem suas demandas, que envolviam um orçamento astronômico de US$200 milhões (sendo metade para o filme e a outra metade para a divulgação), 20% de toda a bilheteria inicial, e também uma exigência de que o estúdio escolhido não lançasse nenhum outro filme nas três semanas anteriores e nem nas seguintes ao seu projeto.
Em uma batalha acirrada entre MGM e a Sony, foi a Universal que se consagrou e honrou as demandas de Nolan, portanto foram escolhidos para distribuir Oppenheimer nos cinemas.
Quem está no elenco de Oppenheimer?
Com um projeto grandioso, é preciso de nomes de peso. Quem vive o físico titular na obra é Cillian Murphy. O ator é conhecido por Peaky Blinders, mas é colaborador frequente de Christopher Nolan, tendo dado as caras em Batman Begins (2005), A Origem (2010), Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) e Dunkirk (2017).
Um dos principais “vilões” de Oppenheimer na vida real foi Lewis Strauss, um militar que se tornou figura central da Guerra Fria por ordenar maior presença nuclear nos EUA, incluindo o desenvolvimento da bomba de hidrogênio – ainda mais poderosa que a bomba nuclear. Strauss será vivido por Robert Downey Jr., o eterno Homem de Ferro do Universo Cinematográfico da Marvel em seu segundo papel após Vingadores: Ultimato (e primeiro depois do fracasso de Dollitle).
O longa conta ainda com nomes como Matt Damon, Kenneth Branagh (Assassinato no Expresso do Oriente), Gary Oldman, Gustaf Skarsgård (Vikings), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), Rami Malek (Mr. Robot), David Dastmalchian (O Esquadrão Suicida), Emma Dumont (The Gifted), Josh Peck (Drake & Josh), Florence Pugh (Viúva Negra, Midsommar), Jack Quaid (The Boys) e Matthew Modine (Stranger Things).
Qual será a trama de Oppenheimer?
Ainda não há detalhes de qual período da vida de Robert Oppenheimer será abordado, mas é possível especular em cima do pouco que foi confirmado até agora.
Muitos dos papéis ainda não foram revelados, mas até agora é certo que Dylan Arnold (Halloween) viverá Frank Oppenheimer, irmão do físico. A presença dele, de sua esposa Jackie Oppenheimer (vivida por Emma Dumont), e também de Kitty Oppenheimer (vivida por Emily Blunt), uma das esposas do físico, podem indicar uma trama focada no período da Guerra Fria.
Todos os três nomes citados estavam envolvidos no partido comunista de alguma forma, conexões que se tornaram complicadas para Robert Oppenheimer durante a época do Macartismo. É bem possível que o filme siga o período após a criação da bomba nuclear, com um Oppenheimer desolado pela destruição que causou e batendo cabeças com o governo para tentar impedir a proliferação nuclear. Isso, inclusive, criaria uma dinâmica de oposição entre ele e o personagem de Robert Downey Jr.
Vale pontuar que nada disso foi oficialmente confirmado, e são apenas especulações com base nos fatos históricos.
Quando estreia Oppenheimer?
O novo filme de Christopher Nolan tem estreia marcada para 20 de julho de 2023. Após a briga do cineasta, é seguro dizer que esse lançamento acontecerá apenas nos cinemas, e é mais um filme pensado inteiramente para ser visto em IMAX.
O que você espera de Oppenheimer? Deixe nos comentários abaixo!
Aproveite e confira também: