One Piece: Cena descartada aborda identidade de gênero de Yamato

Capa da Publicação

One Piece: Cena descartada aborda identidade de gênero de Yamato

Por Gabriel Mattos

One Piece acaba de concluir o elogiado Arco de Wano com um novo tripulante para os Chapéus de Palha, o orgulhoso guerreiro Yamato. O carismático personagem se tornou um dos mais queridos dos fãs, porém uma questão que sempre levanta debates é sua identidade de gênero. Foram divulgados rascunhos de cenas descartadas por Eiichiro Oda que só colocam mais lenha na fogueira.

Os rascunhos foram divulgados na Shonen Jump, mesma revista japonesa que publica One Piece, como parte do especial Road to Laugh Tale, um compilado de materiais de bastidores que será divulgado durante o hiato do mangá. O esboço mostra que a identidade de Yamato nem sempre foi masculina nos planos do autor, o que poderia justificar o porquê de alguns materiais oficiais se contradizerem (via Twitter).

Yamato seria uma mulher cis, segundo rascunhos de Oda.

Inicialmente, o design do personagem teria traços mais delicados, tipicamente femininos. Em uma cena, Yamato contaria ao Momonosuke que era contra ser identificado como homem, insistindo em ser uma mulher. Entretanto, em algum momento posterior, o autor pensou em uma nova direção para a identidade de gênero do personagem e esta cena acabou sendo descartada.

Yamato esconderia o rosto para não ser chamado de mulher, em outra cena.

Esta mudança de perspectiva pode ser vista em outro rascunho de Oda em que Yamato não quer mais ser visto como mulher, escondendo seu rosto em um saco. Neste momento, seu visual ainda era mais feminino e a ideia também foi abandonada. Na obra final, ele acaba utilizando uma máscara em certo momento.

Na trama, Yamato é um homem trans obcecado em ser como Oden. Ele é crucial na batalha de Luffy contra seu pai, Kaido. Na versão original em japonês, o samurai prefere ser tratado com pronomes masculinos e todos ao seu redor não tem problema em tratá-lo assim, até mesmo seu pai.

Oda pôs um ponto final na dúvida a cerca do gênero de Yamato no capítulo 1052, mostrando o guerreiro junto aos demais homens em uma cena de banho dividida por gênero. Yamato estava entre os meninos enquanto Kiku, uma mulher trans, estava entre as meninas.

Cena oficial já havia confirmado o gênero de Yamato e Kiku.

O que você achou dos novos rascunhos? Não deixe de comentar!

Leia também: