Obi-Wan Kenobi: Moses Ingram foi avisada pela Lucasfilm que poderia sofrer ataques racistas
Obi-Wan Kenobi: Moses Ingram foi avisada pela Lucasfilm que poderia sofrer ataques racistas
Aviso não é aleatório para o universo de Star Wars
A série protagonizada por Obi-Wan Kenobi está chegando, mas Ewan McGregor não é o único que promete ganhar destaque na nova produção. Trazendo novos e antigos personagens de séries adjacentes, Star Wars: Obi-Wan Kenobi contará com Moses Ingram como Reva, uma das principais vilãs. Porém, em entrevista para a Independent, Moses comentou que sua escalação veio junto de um aviso da Lucasfilm sobre possíveis ataques racistas contra sua personagem.
De acordo com a atriz indicada ao Emmy pelo seu papel como Jolene em O Gambito da Rainha, a possibilidade de enfrentar ataques virtuais sempre esteve presente. Não apenas na cabeça de Moses, mas também da produção que a alertou para se preparar para qualquer tipo de boicote ou recepção negativa.
“Foi algo que a Lucasfilm trouxe logo no início, dizendo: ‘Isso é algo que, infelizmente, pode acontecer. Mas nós iremos ajudá-la, você pode nos contar quando algo do tipo ocorrer,” explicou Moses.
A postura da produção não é sem motivo. John Boyega e Kelly Marie Tran, que interpretaram Finn e Rose Tico respectivamente, sofreram nas mãos dos fãs da franquia durante as gravações da trilogia mais recente nos cinemas. No caso de Boyega, seu personagem passou de um destaque no material promocional do primeiro filme para apenas um elemento para dar suporte à trama. Já a personagem de Kelly sofreu duros cortes durante A Ascensão Skywalker, passando de uma personagem promissora para uma figuração com falas.
Em entrevista para a GQ Magazine, Boyega comentou sobre essa falta de representatividade em Star Wars e como existia um “medo” da Disney em legitimar seus personagens racializados como protagonistas de suas histórias.
“O que eu diria para a Disney é para não anunciar um personagem negro como importante e depois colocá-lo de lado”, disse o ator.
Porém, a nova série do universo Star Wars parece estar disposta a ir contra essa maré. De acordo com Ingram, esse será o elenco mais diversificado desta “galáxia” até o momento. Além de Moses teremos Kumail Nanjiani em um papel ainda desconhecido, Sung Kang e Indira Varma no elenco.
“Para mim, já está mais do que na hora. Se você tem andróides e aliens que falam, mas nenhuma pessoa não-branca, isso não faz sentido. É 2022, sabe? E estamos apenas no início dessa mudança. Mas, eu acho que começar agora é melhor do que nunca ter feito nada”, disse Moses Ingram.
Ainda não se sabe muito sobre a importância da vilã Reva para a série, porém, em entrevista para a Legião dos Heróis, a atriz comentou que os seis episódios da série trarão uma “jornada selvagem”.
Obi-Wan Kenobi estreia no dia 27 de maio no Disney+.
Aproveite e continue lendo: