O Senhor dos Anéis: Como Gandalf ressuscitou após a luta mortal contra Balrog?
O Senhor dos Anéis: Como Gandalf ressuscitou após a luta mortal contra Balrog?
Entenda como o personagem conseguiu sobreviver!
A trilogia épica de O Senhor dos Anéis é repleta de momentos marcantes, seja entre os fãs ou na própria história da cultura pop. Muitos deles envolvem o personagem Gandalf, que nos filmes é vivido pelo ator Ian McKellen, como o momento em que ele ressuscita após a batalha contra o Balrog.
Caso você não seja um fã assíduo da história criada por J. R. R. Toklien, pode ser que ainda reste alguma dúvida a respeito de como o Mago retornou do mundo dos mortos ainda mais poderoso do que antes. Então, como ele fez isso?
A luta mortal contra o Balrog acontece nos eventos finais de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. O momento não deixa dúvida a respeito da morte certa de Gandalf, já que ele cai do penhasco, permitindo que a equipe de Frodo consiga escapar do perigo.
O Mago só retorna, para o espanto de todos, em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, quando ficamos sabendo que, na verdade, ele batalhou com o Balrog até conseguir vencê-lo. Em sua volta triunfal, ele aparece como Gandalf, o Branco, sua versão ainda mais poderosa. Mas como ele foi capaz de derrotar a ameaça? Para responder à questão, precisamos olhar para a mitologia criada por Tolkien.
Desde o princípio, Gandalf foi um grande protetor da Terra Média contra as forças do mal. Foi exatamente isso que ele fez durante os eventos de A Sociedade do Anel e continuou fazendo ao longo de toda a sua existência. Mas, apesar de seus poderes, nem sempre as coisas foram fáceis, como a luta com o Balrog.
O Mago derrota a criatura, mas a batalha foi tão intensa que, eventualmente, ele também acaba morrendo. Mas, enquanto para outras pessoas da Terra Média, a morte funciona como uma espécie de libertação do espírito para o próximo passo da existência, com Gandalf não foi bem assim.
Após falecer, o personagem foi praticamente arrancado para fora do tempo e do espaço por Eru, o criador supremo do universo. A ação foi feita justamente pelo sacrífico de Gandalf, que recebeu ainda mais poder e sabedoria para retornar ao mundo dos vivos (via CBR).
Eventualmente, a vida volta para o corpo do Mago e ele retorna para Lothlórien, onde é curado pela magia dos Elfos. Além disso, uma das justificativas para que Eru o salvasse foi para que Gandalf assumisse o lugar do traidor Saruman, o Branco.
Você conhecia a história de como Gandalf ressuscitou após a batalha com o Balrog? Não deixe de comentar!
Aproveite também para conhecer mais sobre a nova série do universo, Os Anéis de Poder: