O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Equipe da série reage a reclamações quanto à diversidade do elenco

Capa da Publicação

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Equipe da série reage a reclamações quanto à diversidade do elenco

Por Melissa de Viveiros

O Senhor dos Anéis é um dos maiores clássicos da literatura fantástica, tendo inspirado diversas outras obras. Apesar disso, os livros e sua adaptação para os cinemas já foram criticados inúmeras vezes por sua falta de diversidade, muitas vezes se limitando a incluir personagens não-brancos como antagonistas a serem derrotados, como é o caso da trilogia de Peter Jackson. Agora, a série da Amazon Prime Video optou por seguir um caminho diferente — e, apesar das críticas, a equipe por trás da produção defendeu a decisão.

Ismael Cruz Córdova será a primeira pessoa não-branca a interpretar um elfo em adaptações audiovisuais das obras de Tolkien.

Em entrevista exclusiva à Vanity Fair, diversos novos detalhes sobre a série foram divulgados. Entre eles, foram destacados o elfo Arondir, personagem interpretado por Ismael Cruz Córdova, a princesa dos anões, Disa, que será vivida por Sophia Nomvete, bem como a adição de outros artistas não-brancos, como Sir Lenny Henry. Para a produtora executiva Lindsey Weber, a escolha foi apenas natural, como ela explicou em sua fala:

“Só pareceu natural para nós que uma adaptação do trabalho de Tolkien iria refletir como o mundo realmente é,” Ela disse. “Tolkien é para todos. Suas histórias são sobre raças fictícias fazendo seu melhor quando deixam o isolamento de suas culturas e se unem.”

Além da produtora, a estudiosa da obra de Tolkien Mariana Rios Maldonado comentou o assunto. Após revelar os pôsteres dos personagens, a série da Amazon havia sido atacada por causa de seu elenco diverso, ao que Maldonado respondeu:

“Obviamente vão existir resistência e reclamações,” Ela disse. “Mas a questão é de quem? Quem são essas pessoas que se sentem tão ameaçadas ou enojadas pela ideia de um elfo ser negro ou latino ou asiático?”

Como fica claro pelas falas das duas, a obra parece demonstrar um cuidado com as mensagens da obra de Tolkien. Da mesma forma, um produtor deixou claro que o projeto pretende manter o tom dos livros, ao mesmo tempo em que constroi sua própria identidade, o que os levou a se distanciar do tom de Game of Thrones, com a qual muitos vem comparando a série.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia dia 2 de setembro deste ano, e ganhará seu primeiro trailer neste domingo (13), durante o Super Bowl.

Fique com: