O que é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?
O que é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?
Conheça uma das entidades mais poderosas da Marvel
Atenção: Alerta de Spoilers!
Com momentos intensos, Thor: Amor e Trovão se debruça em diversos aspectos canônicos da Marvel. Entre Jane Foster como a Thor e Gorr, o Carniceiro dos Deuses, o novo filme de Taika Waititi traz uma curiosa e importante entidade dos quadrinhos da editora: a Eternidade.
- Quem é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?
- Quem é a Eternidade no Universo Cinematográfico da Marvel?
Enquanto nos cinemas esse ser cósmico se tornou o meio para os objetivos do vilão, nos quadrinhos a entidade não possui a mesma função. Mas, a extensão do seu poder ainda é capaz de surpreender qualquer um dos deuses dos nove reinos.
Quem é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?
Criada por Stan Lee e Steven Ditko, a primeira menção a Eternidade aconteceu em Strange Tales #134, em julho de 1965, mas ela apenas deu as caras em novembro daquele mesmo ano, em Strange Tales #138.
Sendo um elemento chave para esta aventura de Stephen Strange, durante o Arco da Eternidade, o Doutor Estranho parte em busca dessa entidade que personifica todo o universo. A série com dezessete capítulos ficou conhecida como uma das melhores do mago supremo, além de incorporar todo o visual psicodélico o qual o personagem ficou conhecido.
Porém, Eternidade está longe de ser a única grande entidade que encarna uma força cósmica. Junto de Infinidade, sua irmã gêmea, e o Tribunal Vivo, Eternidade é responsável por manter o universo livre de ameaças. Logo, é comum que esteja presente durante eventos cataclísmicos como diante de uma invasão de Dormammu ou Thanos.
Ao longo dos anos, já compartilhou histórias com o Quarteto Fantástico, Adam Warlock, os Vingadores, Pantera Negra e Homem-Formiga. Muito mais do que uma personificação, Eternidade é um conceito que, eventualmente, toma uma forma humana. Em Doctor Strange Vol. 2 #13, por exemplo, a entidade diz ter caminhado entre os humanos utilizando o nome de Adam Quadmon.
Quem é a Eternidade no Universo Cinematográfico da Marvel?
Já nos cinemas, a Eternidade promete ser um pouco diferente. Ao invés de manter a ordem do universo o qual é responsável, a entidade do Universo Cinematográfico da Marvel é como um “gênio dos desejos”. Tanto como um lugar quanto uma entidade, ela se mantém escondida, esperando que alguém chegue até ela e peça algo em troca.
Durante todo o filme, vemos o vilão Gorr tentar encontrar um jeito de alcançar essa entidade e pedir o fim dos deuses. Após ser persuadido por Jane e Thor, o carniceiro entende que o que procura é “Amor” e deseja o retorno de sua falecida filha.
Mesmo sendo quase onipotente, Eternidade não consegue realizar completamente o desejo de Gorr. Pelo contrário, a entidade se transforma na garota, carregando as memórias da filha de Gorr, mas também os poderes da Eternidade.
Antes do quarto filme do deus asgardiano, essa entidade foi referenciada duas vezes. Durante o primeiro Guardiões da Galáxia, em um mural ao fundo do lugar onde Peter Quill rouba a orbe com a Joia do Infinito, é possível ver quatro entidades entalhadas. Estas sendo as quatro principais do universo Marvel: Morte, Entropia, Eternidade e Infinidade.
Já em Guardiões da Galáxia Vol.2, Ego, pai de Peter, mostra ao Senhor das Estrelas toda a extensão do universo. Nesse seguimento, os olhos se Peter refletem o cosmos e ele diz: “Eternidade”.
O novo filme do MCU não apenas colocou a figura no centro da trama, como também trouxe uma estética fiel a dos quadrinhos. Além disso, não é difícil imaginar que Love possa ter uma importância no futuro dos heróis da Marvel contra Kang, o Conquistador.
Aproveite e continue lendo: