Novo livro de J. K. Rowling é apontado como uma resposta à sua reputação na internet, mas autora nega
Novo livro de J. K. Rowling é apontado como uma resposta à sua reputação na internet, mas autora nega
Autora afirma que escreveu seu novo romance antes de se envolver em polêmicas
J.K. Rowling ganhou uma reputação conturbada após uma série de declarações transfóbicas em seu site e redes sociais de 2020 até aqui. Agora, em um paralelo bastante estranho, ela escreveu um livro de detetive em que o caso central mostra uma personalidade de internet que é assassinada após ser acusada de transfobia.
O livro em questão é The Ink Black Heart, novo romance da saga Cormoran Strike – os livros policiais que Rowling escreve sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A trama, segundo a Rolling Stone, segue o assassinato de Edi Ledwell, criadora de uma animação de sucesso de Youtube que se vê envolvida em polêmicas quando um de seus desenhos passa a ser visto como racista, capacitista e transfóbico.
A criadora então sofre todo tipo de ameaça de morte e estupro, além de ter seu endereço e fotos de sua casa vazados na internet. Eventualmente, Edi Ledwell é encontrada morta após ser esfaqueada em um cemitério, em uma trama que discute justiça social e coloca a criadora como alvo de uma campanha de ódio direcionado.
Por conta de tudo que J.K. Rowling se envolveu, é possível tirar um paralelo direto entre a trama e a situação da autora, mas ela mesma nega que tenha escrito sobre o que viveu. Em entrevista no talk show de Graham Norton, Rowling afirma que escreveu antes das polêmicas (via NME):
“Preciso esclarecer que o livro não é sobre algumas das coisas que aconteceram comigo no último ano. Escrevi o livro antes desses acontecimentos online. Ainda falei para o meu marido ‘Acho que todos vão achar que o livro é uma resposta ao que aconteceu comigo’, mas genuinamente não é isso. O primeiro rascunho do livro já estava finalizado quando as coisas começaram a acontecer.”
Seja como for, The Ink Black Heart foi publicado no exterior em 30 de agosto, mas ainda não tem previsão de chegada para o Brasil.
Aproveite e confira: