Netflix testa cobrar taxa para permitir o compartilhamento de contas
Netflix testa cobrar taxa para permitir o compartilhamento de contas
Gigante do streaming não quer que seus usuários compartilhem a conta.
Ainda que nos termos de uso da Netflix exista uma norma que afirma que o usuário não poderia compartilhar sua conta com pessoas que não morassem em sua residência, isso não impediu que milhares de pessoas dividissem as senhas da plataforma. Agora, no entanto, a gigante do streaming está testando um novo recurso para evitar esta prática, sinalizando um novo aumento na mensalidade dos usuários.
Segundo a Variety, no ano passado a Netflix havia iniciado um teste mais sutil visando estimular o fim do compartilhamento. Alguns usuários recebiam uma mensagem que dizia: “Se você não mora com o dono desta conta, você precisará da sua própria conta para continuar assistindo”. Em seguida, era necessária a confirmação de sua autenticidade através de um email ou de um código via mensagem de texto, ou a criação de uma conta nova.
Agora, no entanto, um teste mais incisivo está sendo feito no Chile, Peru e Costa Rica, algo que pode ser expandido para outros países. De acordo com Chengyi Long, diretor de inovação de produtos na Netflix, agora o compartilhamento de senhas com pessoas que não moram na mesma casa pode ser feito “mais facilmente e com mais segurança, mas também cobrando um pouco a mais.”
Em uma publicação oficial sobre o teste, Long disse:
“Nós sempre facilitamos para que pessoas que moram juntos compartilhem sua conta da Netflix, com a opção de criar perfis separados ou streaming simultâneo em nossos planos padrão e premium […] Ainda que isso seja muito popular, eles também criaram alguma confusão sobre quando e como as contas da Netflix poderiam ser compartilhadas. Como resultado, contas estão sendo compartilhadas entre residências — impactando a nossa habilidade de investir em novas séries e filmes incríveis para nossos usuários.”
Agora, com a opção de “adicionar um membro extra”, usuários de todos os planos poderão adicionar até duas pessoas que não dividem a mesma residência — contando com seu próprio perfil, login e senha personalizada — algo que custará menos do que uma nova assinatura. Segundo a Variety, o aumento é de 2,99 dólares na Costa Rica, aproximadamente 15 reais em conversão na cotação atual.
Nas próximas semanas, os usuários que utilizam uma conta compartilhada darão de cara com uma mensagem avisando sobre a atualização, indicando que é possível incluir a nova função na assinatura. Em seguida, será exigido que ele confirme seu login através de um código enviado para o celular ou email do dono da conta.
Outra função sendo testada pela Netflix é a possibilidade de transferir perfis para outras contas, o que facilitaria a migração de usuários sem que eles perdessem suas recomendações e informações do que já foi assistido.
Até o momento não dá para saber se a plataforma vai continuar com o teste, nem se isso realmente vai afetar usuários de todo o mundo. Como Long destaca em sua publicação: “Estamos trabalhando para entender a utilidade desta duas opções para os usuários nestes três países antes de fazer alguma mudança ao redor do mundo.
Aproveite e confira também: