NASA desvia asteroide no primeiro teste de “defesa planetária”, assista ao vídeo
NASA desvia asteroide no primeiro teste de “defesa planetária”, assista ao vídeo
Pode respirar aliviado! A trama de “Impacto Profundo” foi evitada!
Desde pequenos, já somos traumatizados por filmes-catástrofe que retratam o fim do mundo – especialmente através de meteoros e asteroides, como é o caso de Impacto Profundo e Armageddon. Porém, podemos ficar um pouco mais aliviados, já que a NASA realizou o primeiro teste de defesa planetária com um equipamento chamado DART.
Na última segunda-feira (26), a NASA revelou ao mundo um vídeo do projeto DART – que significa Double Asteroid Redirection Test (ou, em tradução livre, “Teste Duplo de Redirecionamento de Asteroide“. Podemos ver, no vídeo, o momento em que o equipamento da agência espacial se choca contra o asteroide Dimorphos, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra.
Confira o vídeo a seguir:
https://twitter.com/NASA/status/1574546758822084608?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1574546758822084608%7Ctwgr%5Edc04f798cf0e4e144b31c0433c21c191a5d296d8%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcomicbook.com%2Firl%2Fnews%2Fnasa-crashes-satellite-asteroid-planetary-defense%2F
Dimorphos é o que se chama de moonlet, ou “lua menor”, já que seu tamanho é relativamente pequeno. O asteroide possui apenas 161 metros de diâmetro e orbita um asteroide muito maior, chamado Didymos. Felizmente, nem um dos dois asteroides está em rota de colisão com a Terra e a missão da DART serve mais como um teste.
Bill Nelson, um dos administradores da NASA, comentou sobre a missão da DART em um comunicado divulgado à imprensa, onde disse que a colaboração internacional e união de países é essencial para encontrar formas de lidar com ameaças ao planeta:
“Em essência, DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas é também uma missão de união com um benefício real para toda a humanidade. Conforme a NASA estuda o cosmos e nosso planeta-natal, estamos trabalhando para defender esse lar, e a colaboração internacional transformou a ficção científica em fato científico, demonstrando uma maneira de defender a Terra.”
Ao total, o DART viajou por dez meses no espaço até encontrar seu alvo. Ao longo dos próximos meses, a NASA fará suas próprias análises para saber se o DART teve algum impacto na mudança de trajetória do asteroide – e se o caso for positivo, essa se tornará uma das principais linhas de defesa do planeta.
Abaixo, veja também: