NASA desvia asteroide no primeiro teste de “defesa planetária”, assista ao vídeo

Capa da Publicação

NASA desvia asteroide no primeiro teste de “defesa planetária”, assista ao vídeo

Por Gus Fiaux

Desde pequenos, já somos traumatizados por filmes-catástrofe que retratam o fim do mundo – especialmente através de meteoros e asteroides, como é o caso de Impacto Profundo Armageddon. Porém, podemos ficar um pouco mais aliviados, já que a NASA realizou o primeiro teste de defesa planetária com um equipamento chamado DART.

Na última segunda-feira (26), a NASA revelou ao mundo um vídeo do projeto DART – que significa Double Asteroid Redirection Test (ou, em tradução livre, “Teste Duplo de Redirecionamento de Asteroide“. Podemos ver, no vídeo, o momento em que o equipamento da agência espacial se choca contra o asteroide Dimorphos, localizado a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra.

Confira o vídeo a seguir:

https://twitter.com/NASA/status/1574546758822084608?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1574546758822084608%7Ctwgr%5Edc04f798cf0e4e144b31c0433c21c191a5d296d8%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcomicbook.com%2Firl%2Fnews%2Fnasa-crashes-satellite-asteroid-planetary-defense%2F

Dimorphos é o que se chama de moonlet, ou “lua menor”, já que seu tamanho é relativamente pequeno. O asteroide possui apenas 161 metros de diâmetro e orbita um asteroide muito maior, chamado Didymos. Felizmente, nem um dos dois asteroides está em rota de colisão com a Terra e a missão da DART serve mais como um teste.

Momento registrado poucos minutos antes do choque da DART com o asteroide Dimorphos.

Bill Nelson, um dos administradores da NASA, comentou sobre a missão da DART em um comunicado divulgado à imprensa, onde disse que a colaboração internacional e união de países é essencial para encontrar formas de lidar com ameaças ao planeta:

“Em essência, DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas é também uma missão de união com um benefício real para toda a humanidade. Conforme a NASA estuda o cosmos e nosso planeta-natal, estamos trabalhando para defender esse lar, e a colaboração internacional transformou a ficção científica em fato científico, demonstrando uma maneira de defender a Terra.”

Ao total, o DART viajou por dez meses no espaço até encontrar seu alvo. Ao longo dos próximos meses, a NASA fará suas próprias análises para saber se o DART teve algum impacto na mudança de trajetória do asteroide – e se o caso for positivo, essa se tornará uma das principais linhas de defesa do planeta.

Abaixo, veja também: