Naruto: Tudo sobre as 4 Guerras Ninjas da obra
Naruto: Tudo sobre as 4 Guerras Ninjas da obra
Conheça os incidentes que levaram às quatro grandes guerras da franquia!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Naruto Shippuden teve como foco em seu arco final a Quarta Grande Guerra Ninja, a luta que movimentou povos de todas as nações em prol de um inimigo comum é a mais conhecida entre os fãs da série. Mas sobre o que foi as outras três guerras?
O artigo a seguir explicará os conflitos anteriores ao combate final da franquia, além de apresentar os fatores que culminaram nessa batalha. Então, ajuste a sua bandana e siga com a gente por essa breve aula de História Ninja!
- Há relação entre as guerras ninjas e as guerras no mundo real?
- Primeira Guerra Ninja
- Segunda Guerra Ninja
- Terceira Guerra Ninja
- Quarta Guerra Ninja
Há relação entre as guerras ninjas e as guerras no mundo real?
As duas primeiras grandes guerras ninjas possuem uma relação muito nítida com as guerras mundiais ocorridas no mundo real. A primeira, por exemplo, teve como uma das causas principais conflitos por território e alianças militares e terminou com todos os envolvidos sofrendo grandes perdas pelo conflito.
A segunda pode ser vista como consequência da primeira, uma vez que, em partes, ocorreu por conta da falta de recursos em que determinados países se encontraram depois. As duas guerras ninjas iniciais tiveram motivações parecidas com as das guerras reais e a terceira guerra ninja também bebeu da segunda guerra mundial para compor seu enredo, como você poderá ver a seguir.
Primeira Guerra Ninja
No início, antes do mundo ninja ser dividido em vilas, os povoados viviam em guerra constante. Até que Hashirama Senju clamou por paz e a separação de territórios foi feita. Hashirama foi nomeado o primeiro hokage da Vila da Folha e também sugeriu que as bijuus fossem distribuídas entre os territórios e, assim, o poder de cada um deles ficasse balanceado.
O problema é que isso não foi suficiente para acabar com os conflitos por território. Após Madara Uchiha confrontar Onoki, terceiro Tsuchikage, a confiança entre as aldeias caiu ainda mais e a primeira guerra ninja de alta escala estourou. Na época, Tobirama Senju era o hokage e, no fim, acabou tendo de se sacrificar para servir de isca em uma emboscada.
Assim como a primeira guerra mundial real, a primeira guerra ninja terminou com um acordo entre as partes envolvidas, mas todos acabaram perdendo muito no confronto, ficando o questionamento se algum vencedor havia saído daquilo tudo.
Segunda Guerra Ninja
Devido ao grande estrago deixado pela guerra anterior, muitas aldeias acabaram ficando em miséria. Isso gerou revolta e, posteriormente, o levante de tropas ninjas em mais uma grande guerra envolvendo várias nações. A maior parte dos confrontos aconteceu no território da Aldeia da Chuva devido a sua localização, fazendo fronteira com as outras aldeias envolvidas na batalha.
Foi durante a segunda guerra que Tsunade Senju, posteriormente nomeada quinta hokage de Konohagakure, perdeu seu irmão mais novo e seu amado, adquirindo um forte trauma de sangue, se afastando de suas obrigações como ninja por um longo tempo. Isso logo após ela, Jiraiya e Orochimaru enfrentarem o então líder da Vila da Chuva que os nomeou como os “Três Lendários Sannins”.
Jiraya, por sua vez, também tomou um caminho diferente, decidindo tutelar três jovens da aldeia da chuva: Konan, Yahiko e Nagato, figuras que seriam de suma importância nos eventos que levariam a quarta guerra mundial ninja futuramente.
Terceira Guerra Ninja
O fato mais marcante ocorrido durante a terceira grande guerra ninja sem sombra de dúvidas foi o recrutamento de crianças para a linha de frente no combate. A escassez de pessoal acabou fazendo com que ninjas cada vez mais jovens fossem mandados para missões de guerra, o que lembra a situação das guerras do mundo real.
O evento que começou com pequenos confrontos entre nações, mas logo evoluiu para uma guerra de escala mundial, foi o motivo principal para que Itachi Uchiha resolvesse levar uma vida pacífica longe de batalhas. Ele viu de perto como as coisas podem ser cruéis em uma guerra e, quando retornou, preferiu estudar mais sobre Konoha e nutrir ideais pacifistas.
Também foi nessa guerra que Obito Uchiha sofreu uma trágica derrota, entregando seu sharingan para seu melhor amigo, Kakashi Hatake que ficou conhecido como “O Ninja que Copia” após conseguir concluir a missão delegada ao seu time.
Embora as cinco grandes nações estivessem participando ativamente da guerra, os confrontos principais se davam entre a Vila da Folha e a Vila da Pedra. Um tratado de paz foi oferecido por Konoha ao Tsuchikage, mas ele se recusou a assiná-lo. No entanto, após Minato Namikaze derrotar mais de mil soldados sozinho, o líder da aldeia da Pedra mudou de ideia rapidamente.
Quarta Guerra Ninja
Assim como a Organização das Nações Unidas foi criada após o fim da Segunda Guerra Mundial na vida real, no universo de Naruto foi criada a Aliança Shinobi para garantir a paz entre as nações após o fim da terceira guerra. Essa aliança só foi posta em prática de modo efetivo quando o último arco de Naruto Shippuden começou e Obito Uchiha declarou iniciada a Quarta Guerra Mundial Ninja.
Obito estava agindo sob ordens de Madara Uchiha que desejava reunir todas as nove bijuus para que, assim, o Tsuki no Mi entrar em ação e todos acabassem presos em um genjutsu poderoso que aprisionaria a todos em uma espécie de “sonho infinito”. A guerra durou apenas dois dias e duas noites, mas ocupou o total de 263 episódios, indo do episódio 216 ao 479 de Naruto Shippuden.
Várias batalhas aconteceram durante a quarta guerra mundial ninja, tendo ela sido finalizada com uma luta entre Naruto e Sasuke e marcando tanto o fim da rivalidade entre as nações de uma vez por todas, por meio da aliança entre elas em prol da derrocada de um inimigo em comum, como também a conclusão da fase Shippuden do anime.
Mas e você? Se lembrava de todos esses detalhes sobre as guerras do anime? Divida seu conhecimento com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: