Naruto: A origem do Punho Bêbado de Rock Lee na vida real
Naruto: A origem do Punho Bêbado de Rock Lee na vida real
Vai entrar numa briga? Não esqueça de beber um pouco
Atenção: Alerta de Spoilers!
Se assistir a crianças participarem de lutas mortais já poderia ser algo questionável, ver Rock Lee, do anime Naruto, ficar bêbado e executar a técnica “Punho Bêbado” foi, no mínimo, curioso. Porém, a modalidade que parecia apenas ser ficcional esconde uma origem histórica, com direito ter sido adaptada para diversos outros materiais.
Rock Lee e o Punho Bêbado
Apresentada na luta entre Rock Lee e Kimimaro, no Episódio 123, “O Demônio Bonitão da Aldeia da Folha!”, a técnica se torna protagonista na batalha, uma vez que serve como distração para permitir que Naruto vá atrás de Sasuke.
Não demora muito e Lee pede para seu oponente que lhe deixe beber o seu “remédio”, já que ele ainda está se recuperando da luta contra Gaara ocorrida durante o Exame Chunin. Porém, o que parecia ser seu remédio é, na verdade, uma garrafa de saquê.
Entorpecido pelo efeito do álcool, Lee começa a enfrentar Kimimaro utilizando o estilo de luta “Punho Bêbado”. A explicação de Guy é que essa habilidade não pode ser aprendida, ensinada ou aperfeiçoada através de treinamento.
Isso por que a base dela é a imprevisibilidade dos movimentos do usuário. E, como Lee já é um grande usuário de taijutsu, é como se a bebida fosse capaz de colocar seu corpo em um modo instintivo. Explicação similar ao que ocorre com Zenitsu, de Demon Slayer, quando dorme.
O Punho Bêbado na história
Mas, essa técnica também pode ser encontrada em livros de história. “Boxe Bêbado”, “Punho Bêbado” ou “Zuì Quán” são alguns dos nomes dados a todos os estilos chineses de artes marciais em que a pessoa tenta imitar os movimento de um indivíduo bêbado.
Se especula que a origem da técnica tenha surgido entre comunidades religiosas budistas e taoístas. Alguns historiadores afirmam que deve se originado na Dinastia Song, entre 960 e 1279 depois de Cristo.
A primeira referência escrita ao boxe do bêbado é atribuída ao livro Water Margin, de Shi Nai’an, que segue a trágica história de um grupo de rebeldes contra o governo. Um dos personagens principais, Wu Song, acaba se envolvendo em uma briga e utiliza a influência do álcool como condutor de suas lutas.
Porém, a técnica de Wu Song apenas funcionou na ficção, até que no século XVII, foram encontradas referências a práticas similares em dois manuais: The Hand Combat Classic e Xuanji’s Acunpucture Points.
O Punho Bêbado em outras mídias
Essa prática milenar chegou a cultura pop por outro meio, além do livro Water Margin: com Jack Chan, em 1978, no filme O Mestre Invencível. No início de sua carreira, o ator interpreta Wong Fei-hung, que está em uma jornada em busca de aprender um estilo secreto e vingar a morte de seu pai.
Já nos anos 90, Emanuel Augustus se tornaria conhecido por aplicar essa prática dentro dos ringues de boxe. Veja um vídeo do lutador abaixo:
E ela não se manteve apenas aí. Em Yu Yu Hakusho, de Yoshihiro Togashi, Yusuke Urameshi enfrenta Chu e seu temido estilo de luta Sui Ken. Durante a luta, revela não ser apenas um bêbado inconveniente, mas um lutador ágil que utiliza a bebida para distrair seus oponentes.
Em outros animes, o álcool está mais atrelado a personalidade do personagem. Em Fairy Tail, por exemplo, Cana é sempre vista como “a bêbada” da equipe, mas sempre se torna fundamental para os embates. Outros que se destacam na lista são Tsunade e Zoro, de One Piece.
Aproveite e continue lendo: