Naruto: Qual a diferença entre Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu?
Naruto: Qual a diferença entre Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu?
Você sabe qual a diferença entre as 3 principais técnicas ninjas de Naruto?
Em toda a franquia de Naruto nós podemos ver diferentes técnicas de manipulação de chakra que geram ataques poderosos e visualmente cheios de efeito, ou técnicas de combate corpo-a-corpo que são extremamente eficazes. Essas técnicas se dividem em 3 principais: Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu. Você sabe a diferença entre as 3? A gente te explica!
Antes de entender a diferença entre as 3 técnicas, vamos para a explicação do que é um jutsu e como ele funciona no universo de Naruto:
- É considerado jutsu qualquer técnica ninja que um ser humano não aprenderia sozinho de forma fácil, pois dependem da manipulação de chakra – que pode ser realizada através de métodos diferentes – e a mais comum é através dos selos de mão que vemos ao longo de toda obra. O jutsu pode ter 6 níveis de dificuldade no total, indo da letra E até a letra S (E, D, C, B, A, S), que corresponde a ordem dos mais simples aos mais complexos, respectivamente. Ainda existem os jutsus especiais, os que são secretos e passados entre os Clãs ou os que são herdados pelo sangue, as famosas Kekkei Genkais.
Agora que vocês sabem o básico sobre os jutsus, vamos para as técnicas!
O que é Taijutsu?
O Taijutsu se baseia em capacidades e habilidades físicas na hora do combate, o que envolve artes marciais ou o aprimoramento das habilidades naturais de um ninja. Quanto falamos de Taijutsu, estamos nos referindo a uma técnica de combate que se baseia principalmente na energia corporal e condicionamento físico, nem sempre há a necessidade de manipular o chakra nesse estilo, principalmente em sua forma mais simples, que é o combate corpo-a-corpo.
Porém, como o chakra “dita as regras” nesse universo, é óbvio que unir ambos aumenta consideravelmente não só o nível de poder do ninja, mas também sua eficácia em combate. Um exemplo que consegue unir os dois é a Quinta Hokage, Tsunade. Ela é capaz de desferir socos com uma super força graças a sua capacidade de fundir as duas técnicas antes de realizar seus golpes.
Outro ponto interessante no Taijutsu é que ele permite até mesmo aqueles que não são bons em ninjutsu e genjutsu continuem sendo ninjas exemplares, como o caso do Rock Lee e seu sensei, o Maito Gai. Ambos são capazes de utilizar a poderosa e perigosa técnica dos 8 Portões de Chakra.
O que é Ninjutsu?
Qualquer técnica que envolva manipulação de chakra é enquadrada como Ninjutsu, e geralmente envolve uso de selos manuais. Esses selos manuais funcionam como um molde para dar formas específicas ao chakra e facilitar tanto a circulação quanto a criação de ataques com ele. Essas também são técnicas que exigem um grau de concentração um pouco maior para que a execução seja feita de forma correta.
A evolução desta técnica varia de ninja para ninja. Quanto mais ele praticar e quanto mais experiência ele adquirir, mais rápido ele vai conseguir realizar seus ataques e movimentos de mão. Em alguns casos, o próprio uso do selo é deixado de lado, como é o caso do Rasengan do Naruto.
Alguns ninjutsus podem ser classificados como ninjutsus elementais, quando usam um elemento específico (ou a mistura de alguns). Os principais são: Doton (Estilo Terra), Fuuton (Estilo Vento), Katon (Estilo Fogo), Suiton (Estilo Água) e Raiton (Estilo Raio).
O que é Genjutsu?
Esse é considerado por muitos o tipo mais complexo de habilidades, pois depende da manipulação de chakra do adversário para conseguir afetar seu sistema nervoso sem que ele perceba. Quando bem sucedido, ele inibe os 5 sentidos do oponente e cria ilusões de todos os tipos, dependendo da criatividade do usuário. Quando bem executado, um Genjutsu pode prender até mesmo ninjas experientes, como aconteceu com Kakashi no episódio em que Itachi o coloca em um.
Essa técnica exige que seu usuário tenha um ótimo controle de chakra, caso contrário ela não será convincente. Mas essa é uma técnica que pode ser desfeita, se o oponente detectar que está preso em um Genjutsu e tiver capacidades, ele pode se “liberar” do truque. Esse “cancelamento” do ataque funciona da seguinte forma: por ser uma técnica que funciona utilizando o chakra do oponente, interromper a circulação de chakra resolve. Então tudo o que a vítima precisa é cortar a circulação de chakra.
Se mesmo assim isso não for o suficiente, o enredo mostrou outras formas de escapar: sentir uma dor intensa ou uma terceira pessoa que direcione seu próprio chakra para a vítima. Os Genjutsus mais populares são os do Clã Uchiha, canalizados através do Sharingan e Mangekyou Sharingan, como é o caso do Tsukuyomi.
O Genjutsu mais famoso da franquia é o Tsukuyomi Infinito, criado através do Rinne Sharingan. Mas a utilização de Genjutsu não se limita apenas aos Uchiha, e outra grande usuária deste tipo de habilidade que aparece na série é Kurenai.
Você conhecia a diferença entre os 3 estilos e técnicas? Qual é seu preferido? Qual você acha o mais forte? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: