My Hero Academia: Como Toya Todoroki se tornou Dabi?

Capa da Publicação

My Hero Academia: Como Toya Todoroki se tornou Dabi?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

A relação entre os membros da família Todoroki é um dos pilares da franquia de My Hero Academia, que vem sendo explorada desde as primeiras temporadas, inicialmente com o ódio de Shoto por seu pai, o herói Nº 2: o Endeavor. Mais adiante na história surgiu um personagem vilanesco chamado Dabi, que logo levantou teorias sobre uma possível ligação com os Todoroki. O mangá recentemente confirmou que Dabi é um dos filhos de Endeavor, mas como ele se tornou um vilão tão cruel?

Tudo começou quando Endeavor, ainda jovem, se tornou o Herói Profissional Nº2 do Japão, ficando atrás apenas de All Might. Ele sabia que apesar de seus esforços, nunca superaria o herói número 1 com a sua individualidade, então direcionou seu foco para outro ponto: ter um filho com uma combinação de individualidades perfeita para superar seu oponente, já que ele não conseguiria.

Endeavor, antigo Herói Nº2 e atual Herói Nº1

É assim que Endeavor arruma um casamento arranjado com Rei, uma garota cuja individualidade é o oposto da sua: enquanto Endeavor produz chamas em altas temperaturas, Rei é capaz de produzir gelo e a resistir em baixas temperaturas. Para ele, essa seria a combinação perfeita cujo uma individualidade anularia o defeito da outra e, com o treinamento adequado, a criança logo se tornaria o novo Nº 1 do país. (via CBR)

Seu primeiro filho nascido com esse objetivo foi Toya Todoroki, um garotinho que possuía apenas a individualidade das chamas, assim como seu pai, mas com alguns pontos diferentes. Suas chamas eram azuis e muito mais destrutivas que as de seu pai, o que o empolgou bastante a princípio. Os dois treinaram juntos, Endeavor sempre reforçando para o menino o quanto ele precisava superar All Might e o quanto todo aquele treinamento pesado era irrelevante perto do objetivo maior.

O problema veio quando o Herói Nº2 percebe que seu filho está começando a se ferir com suas próprias chamas. Diferente de seu pai, Toya produzia chamas muito mais poderosas, mas seu corpo era geneticamente similar ao da sua mãe, ou seja, suportava melhor temperaturas frias e, quando exposto ao fogo, se feria gravemente. Os treinos estavam resultando em queimaduras de alto grau e Endeavor toma a decisão de interromper os treinos.

Toya Todoroki

Mas Toya era apenas uma criança, ele queria a aprovação de seu pai! Ele já tinha colocado em sua cabeça que deveria ser mais forte que o Herói Nº1, então começou a treinar escondido e a esconder suas cicatrizes e machucados. Em contrapartida, Endeavor começou a ter um filho depois do outro na busca incansável de ser o progenitor de uma individualidade “perfeita”, até que Shoto Todoroki nasceu.

Com as habilidades de seu pai e sua mãe – fogo e gelo – Shoto acabou recebendo total atenção do Herói, mesmo que para treinamentos desumanos quando ele ainda era apenas uma criança e só queria brincar. Enquanto isso, Toya não conseguia a atenção de seu pai e, cada vez que ele descobria que seu filho mais velho estava treinando escondido o repreendia. Assim, o ódio de Toya por Endeavor começou a ser semeado dentro da criança, até aquele fatídico dia…

Toya conseguiu aprimorar sua individualidade e feliz, convidou seu pai para assistir seu treino no alto do monte Sekoto Peak. Ele aguardou esperançoso por seu pai naquele dia, que não foi, como sinal de reprovação. Toya, extremamente magoado, com raiva e sentimentos a flor da pele saiu do controle e acabou permitindo que as chamas o consumissem, assim como todo o resto do monte. A única coisa que sobrou foram alguns restos mortais do garoto.

Dabi

A partir daí, todos acreditaram que ele havia morrido. De certa forma é verdade, o garotinho Toya morreu naquela noite, dando lugar ao impiedoso Dabi. Infelizmente, o ódio por seu pai o consumiu como as chamas que ele tinha a capacidade de fazer e a relação abusiva que Endeavor tinha com seus filhos afetou não só a Toya, mas a toda sua família, desde sua esposa à seu filho mais novo, Shoto. Dabi já aparece na história declarando abertamente seu ódio pelo “Herói Nº2” e a Shoto Todoroki.

Recentemente acompanhamos o processo de redenção de Endeavor por tudo o que fez com seus familiares, mas o que você acha disso? Está aceitando a redenção ou, assim como Dabi, não compra a ideia do arrependimento. Sabia os motivos para Dabi odiar tanto o seu pai? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: