Morbius: História, origens, poderes e tudo mais sobre o vampiro da Marvel

Capa da Publicação

Morbius: História, origens, poderes e tudo mais sobre o vampiro da Marvel

Por Junno Sena

Como o vampirão da Marvel, Morbius é um daqueles personagens que todo mundo conhece, mas ninguém sabe ao certo o que ele faz. Às vezes um grande inimigo de Blade, outras um vilão do Homem-Aranha, a verdade é que Dr. Michael Morbius já enfrentou todo tipo de herói. Isso quando não está tentando fazer experimentos com eles. 

Criado por Roy Thomas e Gil Kane, a ideia da criação de Morbius foi simples. “Estávamos falando sobre o Drácula, mas Stan queria um vilão fantasiado. Além disso, ele não especificou o que deveríamos fazer”, explicou Thomas em 2009. Foi então que juntaram o lado vampiresco de Drácula junto do cientificismo utilizado por Lee para a criação do Homem-Aranha. 

Capa de The Amazing Spider-Man #101

“Esses foram os ingredientes escolhidos para criarem” o Morbius. E nesse caso, o acidente que liberou o “elemento X” foi todo por parte do cientista louco.

Quem é Dr. Michael Morbius?

Isso por que, tudo o que o bioquímico Dr. Michael Morbius procurava era a cura de uma doença sanguínea rara. O ganhador do Prêmio Nobel fez diversos tratamentos experimentais que envolviam morcegos hematófagos e terapia de eletrochoque. 

Sua primeira aparição se deu em The Amazing Spider-Man #101, em outubro de 1971. Nela, temos um flashback mostrando o passado do personagem. A forma como seus experimentos o colocaram sob um pseudo-vampirismo, o fazendo fugir da Grécia, seu país natal, para Nova York.

É então que Homem-Aranha e Lagarto descobrem sobre esse curioso espécime na cidade e decidem pegar o sangue do pseudo-vampiro, imaginando que ele possa ser a cura para as mutações sofridas pelos dois. Na época, Peter sofria com seus seis braços. O primeiro encontro apenas garantiu que Curt Connors, o Lagarto, fosse mordido.

Qual é a doença de Morbius?

Desde suas primeiras aparições nos quadrinhos, sabe-se que Michael Morbius tem uma doença sanguínea rara. O nome específico de tal condição não é revelado, mas a doença destrói as células de seu sangue, deixando-o fraco e mais suscetível a ter lesões ou ferimentos.

O pseudo-vampirismo da Marvel

O plano deu certo ao final, curando os dois. Mas, o maior sucesso foi a apresentação de Morbius ao universo Marvel. Um dos pontos de destaque do personagem é a sua aparência, similar a de um morcego. E, assim como os animais com que fazia experimentos, Morbius precisa consumir sangue para sobreviver e tem uma aversão à luz do sol.

Arte de capa de uma de suas histórias solo

Diferente dos vampiros presentes em Blade, por exemplo, Morbius é um “vampiro vivo”. Por essas características, esse pseudo-vampirismo é quase visto como um vírus no universo Marvel. Uma prova disso é que ele é capaz de transformar outros humanos em “vampiros vivos”, mas é possível criar um antídoto do sangue de Morbius, capaz de curá-los.

Quais são os poderes de Morbius?

Porém, algumas vantagens surgiram com o ocorrido. Morbius tem força, velocidade e reflexos aprimorados. Seus sentidos, como olfato e visão, também, o tornando um exímio caçador. Ele tem um fator de cura acelerado e, no ataque, confia em suas garras e presas.

Entre algumas adições à mitologia do personagem está a capacidade de conseguir hipnotizar indivíduos após olhar dentro de seus olhos por um longo período.

Morbius se tornou um vilão recorrente do Homem-Aranha

A maior curiosidade é o fato dele ser imune à maioria das vulnerabilidades de um vampiro sobrenatural. Artefatos religiosos, como crucifixos, não possuem efeito nele. Estacas de madeira ou balas de prata não irão afetá-lo como se espera. Além disso, Morbius tem uma sensibilidade à luz do sol, mas isso não o transforma, instantaneamente, em uma pilha de cinzas.

E por ser o meio termo entre científico e místico, Morbius é um personagem coringa para a Marvel, sendo capaz de enfrentar mutantes como ele, mas também séries místicas. Em Vampire Tales, por exemplo, ele salvou Amanda Saint de um culto satânico. Mas, é sua condição médica que sempre o coloca como alvo de experimentos. 

Adaptações

Morbius em Homem-Aranha: Série Animada

E, na maioria das vezes, por ele mesmo. Em Homem-Aranha: Série Animada, Morbius aparece no episódio 19, intitulado em seu nome. Nele, a partir de um acidente causado pelo sangue de Peter Parker e um morcego, Dr. Michael Morbius se torna o temido vampiro. Com um enredo a la Buffy: A Caça Vampiros, Morbius sucumbe ao desejo de consumir sangue. 

Aqui, suas mãos criaram ventosas capazes de sugar o plasma de suas vítimas. Mais tarde, ele entra para uma equipe de Caçadores de Vampiros ao lado de Felícia e Blade. Porém, essa não foi a única aparição do vampirão em outras mídias. Morbius deu as caras em diversos games, além de ter sido referenciado em Venom: Tempo de Carnificina.

Morbius no cinema

Jared Leto como Morbius

Agora, depois de seis adiamentos, Morbius finalmente chega ao cinema com sua própria história. Estrelado por Jared Leto, o longa promete seguir a história original do personagem. Porém, ao invés de mantê-lo preso em sua forma vampiresca, veremos o vampirão em uma constante luta entre bem e mal.

Aproveite e continue lendo: