Marvel queria Homem-Aranha de Tobey Maguire em outro filme muito antes de Sem Volta para Casa
Marvel queria Homem-Aranha de Tobey Maguire em outro filme muito antes de Sem Volta para Casa
Herói quase foi parte da criação do MCU, mas decisão foi barrada pela Sony
Um dos momentos mais marcantes de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é o retorno do Peter Parker de Tobey Maguire, que deu as caras nas telonas pela primeira vez em mais de 14 anos. Acontece que a Marvel Studios queria trazê-lo de volta já em 2008!
Na época, a empresa começava a desenvolver o que viria a ser o Universo Cinematográfico da Marvel. Homem de Ferro acabava de ser lançado, e o próximo na lista era O Incrível Hulk, que também saiu em 2008. Durante uma entrevista naquele ano, o diretor francês Louis Leterrier afirmou que planejou uma participação especial para Tobey Maguire.
Inicialmente, o Peter Parker dos filmes de Sam Raimi se cruzaria com Bruce Banner – na época vivido por Edward Norton (Clube da Luta) – no campus da Universidade Columbia, em Nova York.
Segundo Leterrier, Tobey Maguire queria muito dar as caras no filme, e o cineasta até cogitou mudar o nome da universidade para Empire University, para evitar conflitos com a Sony Pictures, mas o estúdio barrou mesmo assim: “A Sony, que é dona dos direitos, não quis. Era algo pequeno mas mesmo assim fomos impedidos”, lamentou o francês à MTV News em 2008.
Vale lembrar que, na época, um Homem-Aranha 4 estava em desenvolvimento, e marcaria a conclusão dos filmes de Sam Raimi. Eventualmente, após desentendimentos nos bastidores do terceiro filme, o cineasta pulou fora, e essa versão do Teioso deu lugar para um reboot estrelado por Andrew Garfield. Mais tarde, Tom Holland assumiu o traje para viver o herói no MCU.
Caso a decisão tivesse sido aprovada, haveria implicações com a presença de Tobey Maguire no filme. Décadas antes da normalização da ideia de um Multiverso, a participação representaria que o Peter Parker dos filmes de Sam Raimi era o Homem-Aranha do MCU, o que poderia confundir a cabeça do público. Além disso, isso poderia representar alguma amarra criativa para Homem-Aranha 4, já que a Marvel e a Sony não tinham a melhor das relações em 2008.
A forma que Louis Leterrier explicou sua cena mostrou que o cineasta queria se divertir com os personagens, mas na época a Marvel Studios ainda não tinha a mesma moral que hoje. Nessa fase, a empresa ainda se juntava com estúdios como a Paramount Pictures e a Universal Studios para produzir suas obras. O francês então deu uma declaração praticamente profética, dizendo logo em 2008:
“A Marvel é muito boa em fazer seus próprios filmes. Eventualmente, os estúdios vão começar a deixar eles mesmos tocarem a produção de todos eles. Daqui a uns anos você verá Peter Parker conhecendo Bruce Banner.”
Curiosamente, esse encontro ainda não aconteceu nas telonas. Sim, há um Peter Parker e um Bruce Banner no MCU, mas os dois sempre estiveram em lados diferentes da galáxia. Quando o Teioso foi introduzido, o Hulk estava em Sakaar para os eventos de Thor: Ragnarok (2017).
Já na jornada de Vingadores: Guerra Infinita (2019), um estava no espaço (sendo dizimado por Thanos) enquanto o outro lutava na Terra. A única abertura para os dois terem se conhecido foi no funeral de Tony Stark, nos momentos finais de Vingadores: Ultimato (2019). Assim, é certo que Peter Parker conhecerá Bruce Banner eventualmente, mas o público ainda não viu isso acontecendo.
Já quanto ao Peter Parker de Tobey Maguire, demorou 13 anos para a Marvel Studios conseguir convencer a Sony Pictures a colocá-lo em outro filme – e o resultado levou o público à loucura, pedindo por mais dessa versão clássica do herói.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já está disponível para aluguel nas plataformas digitais. Se você quiser revisitar O Incrível Hulk para imaginar como seria com Peter Parker, o filme de 2008 pode ser encontrado nos catálogos da Netflix, Star+ e Globoplay.
Aproveite e confira: