Martin Mystery: Qual a conexão do desenho com Três Espiãs Demais?

Capa da Publicação

Martin Mystery: Qual a conexão do desenho com Três Espiãs Demais?

Por Junno Sena

Três Espiãs Demais foi uma das séries do momento dos anos 2000. Produzida pelo estúdio francês Marathon Production, a produção reuniu ação, aventura, personagens carismáticos e uma animação de qualidade. O que poucos sabem é que, na mesma época, o estúdio lançou Martin Mystery, outro desenho com estética similar e que compartilhava do mesmo universo de Sam, Clover e Alex.

Lançado em 2003, apenas um ano após a chegada de Três Espiãs Demais, Martin Mystery era baseado nos quadrinhos de mesmo nome dos anos 80. Suas histórias seguiam as aventuras de Martin e sua irmã de criação, Diana Lombard. Assim como as espiãs, os dois trabalhavam para uma organização secreta chamada O Centro, que protegia as pessoas da Terra de ameaças alienígenas e sobrenaturais.

Além de Billy, um alienígena verde e Java, um homem das cavernas de 200 mil anos, Martin e Diana esbarravam com diversas pessoas em seus caso, incluindo as agentes da WHOOP! já bem conhecidas pelo público.

A série teve três temporadas e um episódio crossover com Três Espiãs Demais. Diferente da série “concorrente”, Martin Mystery não era tão popular pelo mundo. Um exemplo disso é como as três chegaram ao Brasil no ano seguinte ao seu lançamento, enquanto a série do adolescente paranormal demorou certa de três anos para ser lançada na Rede Globo.

Cena do episódio crossover, “Mistério Total”

Com o intuito de repetir o sucesso anterior, a Marathon criou esse encontro durante a quinta temporada de Três Espiãs Demais, no episódio 14, chamado de Mistério Total. Nele, cientistas fazem uma curiosa descoberta na Antártica: uma criatura similar a um Yeti preservada em um bloco de gelo.

Jerry informa Sam, Clover e Alex que um estranho monstro tem aterrorizado um resort. Quando as agentes da WOOHP! chegam ao local para investigar, elas descobrem que outro grupo está no caso e ele é liderado pelo adolescente paranormal Martin Mystery. Os dois grupos não se encontraram desde então e, em 2006, ainda com apenas três temporadas, o desenho foi engavetado.

Por outro lado, os quadrinhos de Martin e seu grupo continuaram sendo publicados até 2018, com volumes chegando ao Brasil até os dias de hoje pela editora Mythos.

Aproveite e continue lendo: