Por que Mara Wilson, a Matilda do filme clássico, sumiu de Hollywood?
Por que Mara Wilson, a Matilda do filme clássico, sumiu de Hollywood?
Entenda o que aconteceu com a atriz de Matilda e o motivo de seu sumiço de Hollywood!
O filme Matilda (1996) é considerado por muitos como um grande clássico do cinema. Inspirado na obra homônima do escritor Roald Dahl, a história acompanha uma menina brilhante que é maltratada pelos pais até que ela descobre que tem poderes mágicos. E foi a atriz Mara Wilson que imortalizou essa garotinha especial no imaginário do público.
Na época, a atriz mirim alcançou um enorme sucesso, mas acabou desaparecendo de Hollywood aos poucos, um fenômeno que atores como Macaulay Culkin também enfrentaram, por exemplo. Agora, com a estreia de Matilda: O Musical, na Netflix, você deve estar se perguntando o que será que aconteceu com Mara Wilson para que ela sumisse da indústria de uma hora para a outra. Bom, hoje nós vamos te explicar exatamente isso.
Quem é Mara Wilson?
Nascida em Los Angeles, Califórnia (EUA), Mara Wilson veio ao mundo em 24 de julho de 1987. A trajetória como atriz começou por influência de seu irmão mais velho quando ele começou a fazer comerciais de televisão. Embora os pais de Mara não quisessem que ela entrasse no ramo da atuação, a persistência da garota foi tanta que, eventualmente, eles lhe concederam esse desejo.
Os primeiros papéis da pequena Mara Wilson foram em comerciais televisivos até que ela estreou no cinema com o filme Uma Babá Quase Perfeita (1993). A partir disso, a atriz mirim começou a chamar atenção dos críticos e viu sua carreira começar a ganhar mais força na indústria quando participou do longa Milagre na Rua 34 (1994).
Até que, aos nove anos de idade, Mara foi escalada para protagonizar Matilda, filme dirigido por Danny DeVito. A adaptação foi um sucesso e consolidou ainda mais o favoritismo de Wilson no cinema.
Entretanto, o sucesso da atriz não durou muito. Depois de Matilda, ela chegou a participar de outros longas, mas nenhum deles conseguiu superar o clássico de 1996. O que aconteceu, então?
Por que Mara Wilson sumiu de Hollywood?
A resposta é mais simples do que parece. Após alcançar o auge da fama sendo apenas uma criança, Mara Wilson decidiu que precisava deixar a atuação de lado para focar em seus estudos e aproveitar a fase da adolescência sem se preocupar com os holofotes de Hollywood. Tudo isso aconteceu em 2000, ano em que Mara resolveu se aposentar da frente das câmeras (via Express UK).
Em entrevista ao Parade, em 2013, Mara falou um pouco sobre sua experiência como atriz mirim. Além de relembrar que passava por um momento difícil na época devido à morte de sua mãe, Wilson contou que, apesar da fama, ela estava muito infeliz.
Mara disse:
“Eu achava tudo meio cansativo. Na maior parte do tempo, só queria ser uma criança normal, especialmente depois que a minha mãe morreu. Acho que se pudesse fazer tudo de novo – por mais que eu tenha adorado conhecer as pessoas que conheci nos filmes depois de Matilda – eu gostaria de ter parado depois de Matilda. Queria ter apenas focado na minha própria vida por um tempo. Talvez ter procurado algum tipo de aconselhamento para ter uma perspectiva de vida, porque eu era muito famosa e, quando eu estava no auge, eu era muito infeliz por causa das coisas que estavam acontecendo na minha vida.”
Mas, embora não tenha sido um período agradável em sua vida, Mara Wilson não abandonou sua carreira como atriz completamente. Ela retornou ao ramo depois de 12 anos e, apesar de ter feito um ou outro trabalho pequeno em frente às câmeras, os projetos mais notáveis de Mara envolveram animações em que ela emprestou sua voz para personagens, como as séries animadas Bojack Horseman e Operação Big Hero: A Série.
Como Mara Wilson está hoje em dia?
Atualmente, Mara Wilson tem 35 anos de idade e dedica grande parte de seu tempo à escrita. Esse era seu maior objetivo quando entrou na prestigiada Universidade de Nova York depois que abandonou a carreira como atriz.
Entre suas obras mais famosas estão seu livro de memórias Where Am I Now? True Stories of Girlhood and Accidental Fame (Onde estou agora? Histórias verdadeiras sobre infância e fama acidental, em tradução livre) e a peça Sheeple, que foi escrita em 2013.
Além disso, Mara Wilson também costuma colaborar com veículos como o The New York Times e é bastante engajada em temáticas sobre saúde mental e pautas LGBTQIA+, comunidade na qual faz parte (via Express UK).
A respeito de sua vida após a fama, Mara não tem do que reclamar. Em um famoso artigo escrito por ela para a Cracked, intitulado 7 Reasons Child Stars Go Crazy (An Insider’s Perspective) – 7 motivos pelos quais estrelas infantis enlouquecem (perspectiva de uma informante), em tradução livre – ela conta que não quer ser uma celebridade:
“As pessoas que me conhecem como uma adulta, geralmente, ficam surpresas que estou viva, ou que nunca fui presa ou fui para uma clínica de reabilitação. Às vezes, elas ficam desapontadas porque não sou descolada: sou uma mulher normal que vive em um apartamento com dois quartos em um dos bairros menos legais de Nova York. Escrevo coisas e conto histórias, mas não sou uma celebridade e nem gostaria de ser uma […].”
Matilda: O Musical, o novo filme da Netflix
Mara Wilson andou para que a jovem Alisha Weir pudesse correr em Matilda: O Musical. Como o próprio nome já diz, o filme é uma adaptação do musical homônimo da Broadway, vencedor de prêmios como o Tony, que usou como inspiração a clássica história do escritor Roald Dahl.
Estrelado por Alisha Weir, que vive a personagem titular na trama, o longa acompanha Matilda, uma garota extraordinária e com uma imaginação encantadora, que tenta vencer a opressão dos pais e da diretora da escola para conseguir mudar sua vida.
Você pode conferir o trailer de Matilda: O Musical abaixo:
Matilda: O Musical é dirigido por Matthew Warchus e tem os atores Emma Thompson, Stephen Graham e Lashana Lynch no elenco. O filme tem estreia marcada para o dia 25 de dezembro de 2022, uma data propícia para deixar o seu coração ainda mais quentinho durante o Natal enquanto assiste à produção.
Aproveite também: