O que é e como funciona a data da morte em Manifest?

Capa da Publicação

O que é e como funciona a data da morte em Manifest?

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

A primeira parte da quarta temporada de Manifest mal saiu e já está entre as mais populares da Netflix. Porém, quem se interessou pelo título agora pode estar ainda meio perdido com alguns dos conceitos apresentados em temporadas anteriores. A data da morte, por exemplo, é uma das coisas mais complexas e impressionantes trazidas até o momento e, abaixo, você poderá ficar por dentro do que sabemos sobre seu funcionamento. Vamos conferir?

Ao longo dos episódios da série, acompanhamos um grupo de passageiros que estavam em um vôo que desapareceu em pleno ar, retornando como se nada tivesse acontecido cinco anos depois. Para eles, pouco tempo havia se passado desde a turbulência precedente ao sumiço da aeronave e seu pouso, mantendo as mesmas características físicas e psicológicas que tinham cinco anos antes.

Porém, quando a trama vai avançando, os protagonistas descobrem por meio de pesquisas que eles haviam sim morrido naquela viagem e estavam recebendo uma chance para serem julgados por seus atos e terem ou não suas vidas de volta permanentemente. O tempo que dura esse julgamento é equivalente ao período exato em que a pessoa permaneceu desaparecida e, ao fim dessa contagem, o indivíduo que não alcançou a redenção morre exatamente como ele deveria ter partido no início.

Personagens da série Manifest no vôo 828.

Os passageiros que sobreviveram ao vôo 828 estão com os dias contados.

A certeza dessa condição apareceu pela primeira vez na série já durante a primeira temporada, quando o marginal James Griffin (Marc Menchaca), foi revivido três dias após cair em um rio. Ele teve sua chance de se redimir e não a aproveitou, então, ao fim de três dias, ele começou a se afogar em terra firme, vomitando água até não conseguir se manter mais de pé. Esse período em que o julgamento ocorrerá e a vida da pessoa será decidida é chamado na série de “data da morte”.

Momento da morte de James Griffin.

James Griffin não se redimiu e tentou se aproveitar dos chamados, o que fez com que ele “morresse de novo”.

Em contrapartida dessa situação de Griffin, temos a de Zeke Landon (Matt Long). O rapaz havia levado uma vida torta, entregando-se ao álcool e às drogas após a morte de sua irmã. Ele faleceu em uma caverna durante uma tempestade de neve, mas recebeu a chance de retornar um ano após e cumpriu sua redenção direitinho, ajudando pessoas e a si mesmo exatamente como as vozes dos “chamados” o mandavam fazer. Com isso, ao chegar sua data da morte, Zeke conseguiu ter sua vida de volta, arriscando-se para salvar Cal Stone (Ty Doran), que havia sido sequestrado por um psicopata e seus dois irmãos.

O personagem Zeke Landon.

Já Zeke Landon consegue se redimir e superar a data da morte.

Porém, as coisas não são tão simples quanto parecem e não basta apenas uma pessoa se redimir para que todo um grupo se salve. Acontecimentos da terceira temporada revelaram que, se você recebeu sua segunda chance em conjunto, a redenção também precisa ser alcançada em conjunto ou a data da morte não será vencida e todos irão para o saco com o rebelde.

Dessa forma, os personagens principais da série precisam não somente garantir que os chamados que recebem sejam atendidos, mas também que todos os demais que estavam com eles no vôo 828 também os cumpram ou, quando os cinco anos que receberam terminar, não sobrará um único membro do bando para contar a história.

A quarta temporada traz novos detalhes sobre o fenômeno do 828, já estando disponível na Netflix desde 04 de novembro. A segunda parte só deve chegar ao streaming em 2023.

Mas, e você já conseguiu assistir a esses novos episódios? O que tem achado do rumo que a trama anda tomando? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: