Mal-entendido em set de filme levou Brad Pitt a interferir em briga de Shia LaBeouf e Scott Eastwood
Mal-entendido em set de filme levou Brad Pitt a interferir em briga de Shia LaBeouf e Scott Eastwood
Ator reclamou do clima de estresse criado por David Ayer no filme Corações de Ferro
Pouco antes de seu nome ficar marcado por Esquadrão Suicida, David Ayer havia emplacado um sucesso com Corações de Ferro (2014), filme com um elenco de peso que retrata um grupo de pilotos de tanque norte-americanos, lutando na reta final da Segunda Guerra Mundial. O longa foi bastante elogiado por sua autenticidade, mas parece que o cineasta colocou os ânimos da equipe em jogo para alcançar tal fidelidade.
Scott Eastwood, que interpreta o sargento Miles no longa, relembrou os momentos ruins que viveu no set do longa de 2014 em entrevista recente ao Insider. É fato conhecido que Ayer fez seu elenco passar por um intenso treinamento de meses com a Marinha dos Estados Unidos, além de incentivar os atores a ficarem no limite de sua paciência, se xingarem e até mesmo dormirem juntos no tanque em que a trama gira ao redor.
Segundo Eastwood, isso motivou brigas reais. O ator relembrou uma cena em que, por conta do clima geral de estresse no set, Shia LaBeouf ameaçou sair no soco com ele, ao ponto que Brad Pitt precisou intervir e separá-los.
Na cena em questão, o personagem de Eastwood está mascando tabaco, e deixando cair dentro do tanque dos protagonistas. Acontece que tanto LaBeouf quanto Pitt acharam que o momento foi um improviso (apesar de tudo estar descrito no roteiro), e se irritaram com o suposto descaso do colega com a máquina que os personagens percebiam como lar. Agora em 2022, Eastwood repudiou a técnica imersiva de David Ayer, afirmando que essa busca por autenticidade cria mais problemas do que boas atuações:
“Acredito que o processo da atuação nunca deve ofuscar a forma que as pessoas são tratadas no set. A atuação deve melhorar a produção, e não colocar as pessoas em situações de péssimos lugares de trabalho, grosseria ou que deixe as pessoas desconfortáveis. […] É preciso colocar tudo em perspectiva. Cinema é tudo de mentirinha, é para ser divertido, mas ocasionalmente é sério e precisa de trabalho emocional, portanto é preciso de espaço para alcançar isso, mas tudo precisa ter limites.”
O caso em questão não é exatamente inédito, apenas a informação de que Shia LaBeouf ameaçou bater em Scott Eastwood. A discussão em si foi revelada pelo próprio Brad Pitt durante uma entrevista com GQ britânica ainda em 2014, quando recontou tudo com tom de brincadeira:
“Estávamos descendo a estrada. Eu e Shia estamos nas metralhadoras, e Scott está na traseira, mascando tabaco. Isso começa a me irritar e eu fico bravo pois esse tanque é nosso lar, e ele está desrespeitando nossa casa, sabe? Então, com as câmeras ligadas, eu falo na cena ‘Você vai limpar toda essa m*rda’. Shia chega junto, e é preciso entender que já passamos por muito nesse tanque, incluindo o treinamento. Shia pensou o mesmo que eu – que Scott estava desrespeitando nossa casa. Assim, Shia reagiu igual a mim, e todos nós começamos a bater boca.
O engraçado é que, no fim do dia, voltamos para casa e fomos ler o roteiro. Lá estava escrito que o personagem de Scotty estava ‘mascando tabaco e cuspindo tudo na traseira do tanque’. Ele só estava fazendo o que o roteiro pedia! No fim das contas, eu e Shia fomos otários.”
Corações de Ferro está disponível para aluguel digital no Google Play e Apple TV. Atualmente, David Ayer trabalha na continuação de Bright, seu filme para a Netflix, e tenta emplacar uma versão do diretor de Esquadrão Suicida na HBO Max, sem sucesso até o momento.
Aproveite e confira: