Por que apenas Kagome e Inuyasha podem passar pelo poço no anime?

Capa da Publicação

Por que apenas Kagome e Inuyasha podem passar pelo poço no anime?

Por Junno Sena

Enredos nem sempre fazem sentido. E, no mundo dos animes, existem alguns que apenas existem por existir. O avanço da narrativa tenta explicar algumas características da mitologia, mas, geralmente, fica no mistério. Esse é o caso do poço capaz de levar Kagome para o Período Sengoku, possibilitando o encontro dela com InuYasha.

Para chegar perto de compreender por que apenas os dois são capazes de fazer as viagens temporais, é preciso explicar a razão dos poderes de sacerdotisa de Kagome e a ligação de InuYasha com a família da garota.

Kagome e Kikyo

Kagome é a reencarnação da sacerdotisa Kikyo

E quem conecta esses dois é Kikyo. Talvez o terceiro nome mais dito no anime, após Kagome e InuYasha, Kikyo foi o primeiro amor do meio-yokai e, após a sua trágica morte, sua alma reencarnou, 500 anos depois, na forma de Kagome.

Como a sacerdotisa e encarregada de vigiar a Joia de Quatro Almas, Kikyo tinha uma ligação especial com o artefato, além de nutrir sentimentos por InuYasha. Esse é o motivo principal para o vínculo criado entre Kagome e o garoto-cachorro, mas também o porquê da estudante conseguir sentir a presença dos fragmentos da Joia.

Não há nenhuma razão aparente do porquê Kagome é a única humana a conseguir atravessar o poço e chegar no período Sengoku, mas se teoriza que sua habilidade foi adquirida por conta de, em sua vida passada, ter sido a guardiã da Joia. No caso de InuYasha, há teorias que o vínculo entre ele e a garota, tanto Kagome quanto Kikyo, serve como ponte para que consiga viajar para a era moderna.

Mas e Towa?

Towa em Yashahime: Princess Half-Demon

Além dos dois, apenas Towa, filha de Sesshomaru e Rin, foi capaz de viajar no tempo. É a partir desse acontecimento que se iniciam os eventos de Yashahime: Princess Half-Demon. Não há uma explicação certa para isso, uma vez que a única ligação de Towa com Inuyasha e Kagome é o fato de serem tios da garota.

Fora esses eventos, a voz de Sota, irmão mais novo de Kagome, já conseguiu atravessar o poço e chamar a atenção de InuYasha. Outras viagens temporais se trataram de objetos atravessando o tempo, como os ossos da Mulher Centopéia.

Já a personagem Yura também foi capaz de enviar um pedaço do seu cabelo, mas o motivo se deu por conta do pedaço de Joia que estava com ela, concluindo então que, algumas entidades específicas e objetos, podem ser transportados.

Por isso, a resposta parece residir na Joia de Quatro Almas, mas muito mais do que apenas tê-la em mãos quando atravessar o povo, parece ser preciso a boa vontade do artefato para conseguir viajar no tempo.

Aproveite e leia também: