Jessica Alba, de Quarteto Fantástico, critica filmes da Marvel por ainda serem “muito brancos”
Jessica Alba, de Quarteto Fantástico, critica filmes da Marvel por ainda serem “muito brancos”
Atriz dos antigos filmes do Quarteto Fantástico diz que representatividade ainda precisa melhorar nas telas
Por mais que a Marvel Studios tente diversificar os elencos de suas produções, Jessica Alba acredita que ainda há muito a melhorar. A atriz que viveu Sue Storm nos filmes do Quarteto Fantástico nos anos 2000, antes do Universo Cinematográfico da Marvel, afirmou que as obras do estúdio ainda são muito focadas nos atores brancos.
Em entrevista à revista britânica Glamour, Alba comentou o estado atual das obras de super-heróis, dizendo que os grandes estúdios entenderam que podem lucrar com mais representatividade, mas que atores de diferentes raças e etnias ainda não minorias até dentro das maiores obras do cinema no momento (via Comic Book):
“Agora que os executivos perceberam quanto dinheiro conseguem tirar, isso se tornou uma iniciativa de negócios. É algo importante, então não importa. Como as pessoas chegam até lá não importa. Finalmente os executivos percebem que há um enorme grupo de pessoas que, francamente, haviam sido excluídas da discussão porque sequer eram vistos.”
Alba continua dizendo que, apesar da iniciativa por uma melhor, ainda falta um longo caminho pela frente:
“Mesmo olhando os filmes da Marvel, que são os maiores nomes em fantasia e entretenimento, ainda é tudo muito caucasiano. Eu fui um dos poucos nomes de outra etnia no passado, tudo antes da Marvel ser vendida para a Disney, mas as coisas continuam mais ou menos as mesmas.”
A atriz também diz que o fato de representatividade na Marvel ser um esforço comercial é irrelevante, desde que tenha mais diversidade em tela:
“Mais importante do motivo pelo qual mais gente começa a aparecer na tela, é o fato de que há jovens crescendo, nossos futuros líderes, e é importante que eles vejam o mundo na tela e nas histórias, nos sonhos que criamos como entretenimento. Isso reflete o mundo que elas estão.”
Jessica Alba viveu Sue Storm no filme de 2005 do Quarteto Fantástico, e reprisou o papel em 2007. A personagem nas HQs é tradicionalmente estadunidense e caucasiana, mas isso não impediu a atriz – que é de ascendência mexicana e indígena – de assumir o papel.
Talvez tenha sido em uma época diferente, já que no reboot de 2015 do Quarteto Fantástico, uma das decisões mais criticadas pelos fãs tenha sido a escolha de Michael B. Jordan como Johnny Storm, o Tocha Humana.
Os dois filmes do Quarteto Fantástico estrelados por Jessica Alba podem ser encontrados no catálogo do Disney+.
Aproveite e confira também: