Jennifer Lawrence afirma que mulheres não protagonizavam filmes de ação antes de Jogos Vorazes
Jennifer Lawrence afirma que mulheres não protagonizavam filmes de ação antes de Jogos Vorazes
Atriz fez afirmação polêmica em entrevista
Jogos Vorazes é uma trilogia de filmes derivada de uma série de livros popular da autora Suzanne Collins. Neles, Jennifer Lawrence deu vida à protagonista Katniss Everdeen, que se ofereceu como tributo e precisou sobreviver a um jogo onde apenas uma pessoa sairia viva. O filme realmente foi um marco para o cinema, mas a atriz fez uma afirmação polêmica sobre sua importância ao dizer ter sido a primeira protagonista feminina de um filme de ação.
Segundo Jennifer, os filmes de ação estavam em falta com protagonistas femininas antes de sua escalação para o longa de Jogos Vorazes. Ela foi escolhida para dar vida a Katniss Everdeen logo depois de sua incrível atuação – e indicação ao Oscar – em Winter’s Bone (2010). Jogos Vorazes foi um sucesso, fazendo do primeiro filme apenas o início para uma sequência de mais dois filmes em que Lawrence protagonizou.
Mas foi durante uma entrevista para Variety em que Jennifer e Viola Davis conversaram de forma sincera que a atriz chocou ao afirmar que não haviam protagonistas femininas em filmes de ação antes disso. Essa observação veio quando ambas conversavam sobre o trabalho recente de Viola – A Mulher Rei – e Lawrence disse “ninguém jamais colocou uma mulher no papel principal de um filme de ação” antes de Jogos Vorazes.
Confira a seguir:
“Adeus! Quero voltar para você como “A Mulher Rei”. Lembro-me de quando estava fazendo “Jogos Vorazes”, ninguém jamais havia colocado uma mulher no papel principal de um filme de ação porque não funcionaria – porque nos disseram que meninas e meninos podem se identificar com um protagonista masculino, mas os meninos não podem se identificar com uma protagonista feminina. E me deixa tão feliz toda vez que vejo um filme que acaba com todas essas crenças e prova que é apenas uma mentira manter certas pessoas fora dos filmes, para manter certas pessoas nas mesmas posições em que sempre estiveram.”
Como você pode notar, ela elaborou melhor sua fala e acrescentou a questão de gênero ao debate, associando isso a certos tipos de papéis sempre serem mantidos com determinadas pessoas, ressaltando a importância de acabar com esse estereótipo.
Ainda assim, vale destacar que a afirmação de Lawrence não está exatamente correta. Apesar de Jogos Vorazes ter sido um marco e aberto ainda mais portas para protagonistas femininas, produções de ação anteriores à franquia, como Alien, Anjos da Noite, Tomb Raider e Kill Bill são alguns exemplos de filmes de ação que contam com protagonistas mulheres.
Mas e você, o que acha da fala da atriz? Tem algum filme de ação com protagonista feminina que você se lembra e contradiz o que foi dito por ela? Divide com a gente nos comentários!
Confira também: