James Cameron filmou as sequências de Avatar juntas pois não queria cometer o mesmo erro de Stranger Things
James Cameron filmou as sequências de Avatar juntas pois não queria cometer o mesmo erro de Stranger Things
Precaver, precaver, se não quer pagar para ver…
Um dos projetos mais ambiciosos de todos os tempos, Avatar: O Caminho da Água será apenas o pontapé para quatro sequências do filme original de 2009, cada um apresentando novos elementos da cultura, da fauna e até dos povos que vivem em Pandora. Porém, para se preparar para mais três continuações, James Cameron teve que tomar uma decisão ousada e inusitada.
Como nós sabemos, teremos ainda mais três filmes de Avatar, com estreia prevista para 2024, 2026 e 2028. Apesar dos filmes continuarem a trama, tudo indica que se passará pouco tempo entre cada longa, sobretudo o segundo, o terceiro e o quarto. Por conta disso, Cameron decidiu filmar o terceiro junto com O Caminho da Água, além do primeiro ato de Avatar 4.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, ele justificou sua decisão de um ponto de vista de verossimilhança, já que vários dos atores mais jovens teriam crescido demais caso ele tivesse decidido filmar tudo com um espaçamento – e até aproveitou para criticar Stranger Things por esse mesmo motivo:
“Caso contrário, você acaba – e eu amo Stranger Things – mas você acaba ficando com algo como Stranger Things, onde eles devem estar no Ensino Médio mas todos parecem ter 27 nos. Sabe, eu adoro aquela série. Tá tudo bem, nós suspendemos a descrença. Nós gostamos dos personagens, mas vocês sabem…”
Em O Caminho da Água, temos a apresentação de Tuk e Spider, dois filhos de Jake Sully e Neytiri, que foram interpretados respectivamente por Trinity Jo-Li Bliss e Jack Champion, que tinham 7 e 12 anos durante as filmagens do longa, e atualmente estão com 13 e 18, respectivamente.
A decisão levou a um cronograma extenso de filmagens, o que explica por que o longa estava sendo gravado desde 2017. Agora, sabemos que o terceiro filme já está em processo de pós-produção e o quarto já tem boa parte filmada, mas deve retornar à produção em breve. De acordo com o produtor John Landau, os filmes devem explorar ainda mais os ecossistemas e biomas de Pandora:
“Cada filme vai apresentar ao público novos clãs, novas culturas de Pandora. Assim que introduzimos um personagem, eles se tornam parte da evolução contínua. Apenas adicionamos eles a isso. Então você pode esperar para ver os Metkayina que conheceu nesse [segundo] filme nas continuações subsequentes. Há outros clãs que apresentaremos no terceiro filme que você verá no quarto e assim por diante.”
Avatar: O Caminho da Água já se provou um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 400 milhões em seu primeiro final de semana e se tornando a terceira maior abertura de um filme nos cinemas após a pandemia. Com isso, as sequências já estão garantidas e é provável que esse universo se expanda ainda mais do que nós imaginamos.
Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, confira também: