Para James Cameron, Avatar 2 vai mais além no empoderamento feminino que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel
Para James Cameron, Avatar 2 vai mais além no empoderamento feminino que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel
O diretor tentou explorar uma questão pouco trabalhada em filmes de super-heróis.
Recém-lançado nos cinemas brasileiros, Avatar: O Caminho da Água nos leva de volta ao mundo alienígena de Pandora, enquanto conhecemos mais da vida e da cultura do povo Na’vi. O longa tem sido bem elogiado mundo afora e promete ser uma das maiores bilheterias do ano, mas para seu diretor, James Cameron, um dos méritos é a forma como consegue lidar com o empoderamento feminino.
Recentemente, o diretor concedeu uma entrevista à Variety, onde falou um pouco sobre a participação feminina no longa. De acordo com ele, houve uma tentativa consciente de lidar com temas relacionados à feminilidade, mas com uma abordagem diferente. Ele então achou que seria muito especial ver uma guerreira no meio do campo de batalha, grávida de seis meses:
“Todos estão sempre falando sobre empoderamento feminino. Mas o que é uma grande parte da vida de uma mulher que nós, como homens, nunca experimentamos? E eu pensei: ‘bem, se realmente vamos entrar na toca do coelho do empoderamento feminino, vamos ter uma guerreira que está no meio da batalha, grávida de seis meses’.”
A personagem à qual ele se refere é Ronal, interpretada por Kate Winslet. Ela desenvolve uma relação especial com Neytiri, a personagem de Zoe Saldana. E sua gravidez reflete tematicamente no filme, que em essência fala sobre família e sobre o que sacrificamos para defender aqueles que amamos.
O cineasta então continuou, falando sobre como a sociedade contemporânea menospreza mulheres grávidas e as trata como incapazes, quando na verdade elas possuem muito mais potencial atlético do que se acredita. Por fim, Cameron ainda explicou porque acha esse tipo de representação mais importante que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel:
“Não acontece muito na nossa sociedade – provavelmente não acontece há centenas de anos. Mas eu te garanto, há muito tempo atrás, mulheres tinham que lutar por sua própria sobrevivência e proteger suas crianças, e não importa se elas estavam grávidas. E mulheres grávidas são mais capazes de serem atléticas do que nós, como cultura, reconhecemos. Eu pensei: ‘Vamos tirar os limites reais’. Para mim, é o último bastião que você não vê. A Mulher-Maravilha e a Capitã Marvel – todas essas mulheres incríveis surgem, mas elas não são mães e não estão grávidas quando lutam contra o mal.”
Avatar: O Caminho da Água é dirigido por James Cameron e traz, em seu elenco, Sam Worthington, Zoe Salana, Kate Winslet, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Jemaine Clement, Cliff Curtis e Matt Gerald. O roteiro foi escrito por Cameron ao lado de Rick Jaffa e Amanda Silver.
Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, veja também: