Jack Gleeson: O que aconteceu com o ator que viveu Joffrey em Game of Thrones?
Jack Gleeson: O que aconteceu com o ator que viveu Joffrey em Game of Thrones?
O ator que fez o vilão Joffrey em Game of Thrones sumiu dos holofotes. O que aconteceu?
O final até pode ter deixado um gosto amargo na boca de muita gente, mas é impossível negar o impacto gigantesco que Game of Thrones teve na cultura pop. O melhor exemplo disso é o fato de que praticamente todo o seu elenco foi alavancado para papéis de destaque – ou pelo menos quase todo mundo.
Um dos casos mais curiosos da série é Jack Gleeson. Por alguns anos, no ápice da popularidade da série da HBO, o ator irlandês ocupou os holofotes ao viver o odiado Rei Joffrey, governante perverso e infantil cuja crueldade agravou algumas das maiores intrigas do programa. O personagem era igualmente detestável e memorável, mas seu intérprete rapidamente deixou a vida de ator para trás. Por que?
A curta carreira de Jack Gleeson
Nascido em 1992 na cidade de Cork, na Irlanda, Jack Gleeson começou a atuar meio que por acaso, já que suas duas irmãs mais velhas frequentavam aulas de atuação aos domingos de manhã, em um centro cultural perto de sua casa. Na época apenas um garoto, ele apenas se inscreveu por ser um passatempo divertido (e gratuito) para fazer com sua família. Entender o início de sua carreira é importante para compreender o final, então preste atenção nisso.
O curso de atuação deu resultados rápidos. Logo em 2002, aos 10 anos de idade, Gleeson conseguiu uma ponta em Reino de Fogo, estrelado por Matthew McConaughey e Christian Bale. Anos depois, ele conseguiu outra pequena participação em Batman Begins (2005), como um garotinho que interage rapidamente com o Homem-Morcego.
Assim como muitos de seus colegas de elenco, seu primeiro papel de peso só viria quando a HBO recrutou atores desconhecidos de todo o Reino Unido para adaptar As Crônicas de Gelo e Fogo, épico de fantasia de George R.R. Martin. Jack Gleeson foi um dos primeiros contratados, e todo o seu processo de escalação deixam algo muito claro: ainda que ele seja bastante talentoso, atuação nunca foi o que ele quis seguir.
Em entrevista à Vulture em 2016, ele relembra como foi a experiência de fazer testes para viver Joffrey. Gleeson revela que nunca tinha ouvido falar dos livros antes, e que só conseguiu ler o primeiro romance antes de perder a paciência e buscar na internet quando seu personagem morreria.
O processo de testes foi diretamente com os criadores David Benioff e D.B. Weiss, mas o ator tinha outras preocupações na época:
“Foram testes rápidos, coisa de duas cenas. Dan e Dave estavam nos testes e me deram algumas direções. Eles pareciam ter gostado da minha performance, então fiquei levemente otimista, mas esse é o tipo de coisa para o qual é melhor não subir suas expectativas. Me chamaram para o papel bem durante a época da prova que é equivalente ao ENEM na Irlanda, então tinha certeza que teria que abrir mão do posto, mas eles mudaram as datas das filmagens, o que me deixou muito, muito feliz.
Lembro de Dan e Dave rindo alto durante o meu teste. Achei que estavam rindo do quão péssimo eu era, mas acho que só acharam engraçado o quão maldosa e cruel era minha versão do personagem, em um nível quase brega.”
No fim das contas, Jack Gleeson conseguiu tanto o seu papel em Game of Thrones quanto uma vaga em uma universidade, para estudar filosofia e teologia. Curiosamente, os estudos se provaram mais interessantes que o fenômeno mundial da HBO.
Por que Jack Gleeson parou de atuar?
Atuação nunca foi um dos grandes interesses de Jack Gleeson, independente de seu talento. Lembra das aulas no centro cultural? O próprio admite que se tivesse cursado qualquer outra coisa – como karatê ou algo assim -, seu caminho teria sido completamente diferente.
Assim que Joffrey morreu durante a quarta temporada de Game of Thrones, ele simplesmente largou a atuação para se dedicar aos estudos, afirmando que não lidava bem com a fama e que, na verdade, acabou achando o processo audiovisual meio tedioso, já que tudo era feito só no computador. Diferente de nomes como Jason Momoa (Khal Drogo), Jack Gleeson também não ficou morrendo de saudades, como contou à Vulture:
“Quatro temporadas é o suficiente. Precisa acabar eventualmente, e meu pai sempre me ensinou a voltar das festas com aquele gostinho de querer mais. Você nunca pode ser o último a partir, quando todo mundo já está com sono e de mau humor. É preciso sair um pouco tarde mas antes de amargar, quando ainda há energia. Sinto que deixei Game of Thrones na hora certa.”
A saída de Gleeson aconteceu em 2014, e ele ficou sem atuar na televisão ou cinema até 2020, quando fez uma participação na série Out of Her Mind. Essa retomada recente mostra que talvez o ator estivesse esperando a poeira baixar para voltar a atuar em projetos menores, como estrelar a comédia romântica Rebecca’s Boyfriend (2021).
Durante todo esse hiato, Jack Gleeson não só se dedicou aos estudos, como também manteve seu lado artístico afiado com peças de teatro para todas as idades. Mesmo longe dos holofotes, esse ofício parece ter lhe agradado muito mais, como disse durante um painel na New York Comic Con 2016:
“Finalmente me sinto investido no lado criativo das coisas. Gosto de escrever, criar, imaginar personagens bizarros, músicas e situações. Amei atuar em Game of Thrones, mas tinha a sensação de ser apenas uma pequena engrenagem de uma máquina gigantesca. Eu prestava um serviço, onde aparecia e soltava minhas falas, mas é algo com tanto valor quanto os serviços prestados pelo departamento de objetos de cena. Ambos oferecem serviços, enquanto uma companhia de teatro oferece uma experiência mais holística.”
Todas as temporadas de Game of Thrones estão disponíveis no catálogo da HBO Max. O serviço de streaming também desenvolve algumas séries derivadas – mas não espere ver Jack Gleeson em nenhuma delas.
Aproveite e confira: